segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Festival estudantil de teatro segue até o próximo domingo em Tatuí

Do G1 Itapetininga e Região

Segue até o próximo domingo 14 o '25º Festival Estudantil de Teatro' no Conservatório de Tatuí. O festival estadual teve início na sábado 6 com a apresentação de diversas peças teatrais. Os ingressos serão trocados por um quilo de alimento não perecível (leite, feijão e óleo) e as peças todas às 20h30.

Hoje, segunda-feira 8 será apresentada a peça ‘Agreste’, espetáculo da Cia. Teatral Pentáculos, realizada por alunos da Faculdade de Comunicação, Artes e Design – Ceunsp, de Itu. A peça é um drama escrito pelo dramaturgo brasileiro Newton Moreno. ‘Agreste’ conta a história de amor e pobreza de um casal nordestino, desde sua timidez até sua total entrega. Uma história de preconceito e intolerância.

Já nesta quarta-feira 9 alunos da Universidade de Sorocaba encenaram a peça ‘Alegorias Pantagruélicas’. O espetáculo narra toda a aventura de Pantagruel – da voz de Rabelais – desde seu nascimento até o encontro com a Sibila. Os acontecimentos desse universo quinhentista são trazidos para o que é mais próximo de nossos hábitos brasileiros. Imagens, textos e sons nos remetem aos costumes medievais.

Segue ainda com a peça ‘Os Sonhos de Náglia’, no dia 10 de outubro. A história mostra a personagem Náglia que, em meio a sonhos e pesadelos, convive com os padrões exigidos pelos grupos sociais aos quais ela pertence. Ao não se enquadrar nos formatos comportamentais, acaba sendo excluída e humilhada apenas por ser diferente. O baile dos seus sonhos acaba não sendo do jeito que planejava e aos poucos até o garoto por quem era apaixonada acaba se tornando grotesco e malvado.

No dia 11, o grupo Tal&Pá, da E.E. Maria Augusta de Ávila apresenta a peça ‘Arena Conta Danton’. O espetáculo é adaptação da mesma peça produzida pela Cia Livre de Teatro, que mostra os últimos dias da vida do revolucionário Georges-Jacques Danton e o processo político que o levou à guilhotina. Fala das incertezas e do vazio que se segue à morte dos ideais revolucionários, quando a luta termina e a realidade é bem menos poética que os sonhos originais. 

A Escola Estadual ‘Dr. Afonso Vergueiro’, de Salto de Pirapora, apresenta a peça ‘Agora era Tarde...’ no dia 12 de outubro. ‘Agora era tarde...’ é uma adaptação de três contos de Lygia Fagundes Telles, do livro ‘Antes do Baile Verde’.

Em 13 de outubro será a vez da apresentação da peça ‘Orfeu e Eurídice’. O espetáculo contará a história de Orfeu, que, não aceitando a morte da amada Eurídice, parte em busca dela no reino dos mortos até encontrar Hades, ‘Deus dos mortos’.

No encerramento do Fetesp, no dia 14 de outubro, além da cerimônia de entrega dos troféus, haverá o espetáculo ‘A Dama Indigna’, com Cida Moreira. Ela é atriz, pianista e cantora, sendo que a música é sua expressão primordial em todo seu trabalho artístico, seja no teatro ou no cinema.

Mostra Paralela
Além da mostra com os espetáculos principais do Fetesp, haverá uma grande movimentação em relação à mostra paralela, que segundo o coordenador do evento, Carlos Ribeiro, está firmando-se como um importante painel da atividade artística realizada na cidade de Tatuí e na região. “A mostra paralela vai ocorrer em diversos horários, na praça da Matriz e no espaço do setor de Artes Cênicas do Conservatório, reunindo teatro, teatro-dança, teatro de rua, performance, contação de história, dança e música”. Toda a programação da mostra paralela é encontrada no site do Conservatório de Tatuí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário