segunda-feira, 29 de maio de 2017

Criada comissão preparatória para formação do “Parlamento Regional”

O presidente da Câmara de Sorocaba, vereador Rodrigo Manga (DEM), afirma que o objetivo é percorrer os Legislativos de toda a região para viabilizar a entidade regional 

A criação de uma espécie de “Parlamento Regional” que congregue as Câmaras Municipais da Região Metropolitana de Sorocaba voltou a ser discutida por presidentes, vereadores e representantes de diversas Câmaras Municipais da região em reunião com o presidente da Câmara de Sorocaba, vereador Rodrigo Manga (DEM), na manhã desta segunda-feira, 29, na sala de reuniões da Casa. “Além de discutir custos e aspectos legais da associação de vereadores da região, também criamos uma comissão preparatória que irá percorrer as 27 Câmaras Municipais da região com o objetivo de buscar a adesão dos Legislativos à proposta”, explica Manga. 

Além de Rodrigo Manga, participaram da reunião os seguintes presidentes de Legislativos da região: José Galvão (DEM), da Câmara de Itu; Luiz Antônio Gardenal (PMDB), da Câmara de Jumirim; Luiz Carlos Batista (PP), da Câmara de Salto; Nelson Batista Teles de Miranda (PRB), de Capela do Alto; além dos vereadores Edemilson Pereira dos Santos (DEM), de Salto; Regina Leite Tolentino (PMDB), de Capela do Alto; e Maria Aparecida Morandin (PPS), de Jumirim. 

Rodrigo Manga abriu a reunião observando que, na reunião anterior, ficou decidido que seriam discutidos os custos de criação da associação regional, os aspectos legais envolvendo sua instituição e a formação de uma comissão preparatória para encaminhar os trabalhos. A comissão escolhida durante a reunião será formada pelos vereadores Rodrigo Manga (Sorocaba), José Galvão (Itu), Edemilson Santos (Salto), além do ex-vereador Helio Godoy (PRB), presente à reunião, e do jornalista Lucas Leoni, assessor de imprensa do presidente da Câmara de Itu. 

O presidente da Câmara de Itu, José Galvão, apresentou um parecer da Conam (Consultoria em Administração Municipal), feito a seu pedido, que considera legal a instituição de uma entidade representativa dos vereadores e Câmaras da Região Metropolitana de Sorocaba. No referido parecer, a Conam observa que “existem em todo o Brasil dezenas de associações que congregam órgãos e servidores públicos, bem como contribuições a elas feita via orçamentária”. 

José Galvão contou que esteve presente, em 7 de abril último, da criação do Parlamento Metropolitano da Região de Campinas e observou que essa é uma tendência dos Legislativos da região. 

O “Parlamento Metropolitano” terá como objetivo discutir os problemas comuns dos 27 municípios que compõem a região, buscando soluções comuns para esses problemas, por de estudos técnicos, projetos e outras ações legislativas, inclusive cursos de formação para vereadores e assessores, que poderiam ser desenvolvidos por meio das Escolas do Legislativos, como a de Sorocaba e a de Itu, que já estão formadas, entre outras. 

A princípio, o nome sugerido para a nova entidade é Uvermets (Associação dos Vereadores da Região Metropolitana de Sorocaba). A minuta do estatuto da entidade também prevê que sua diretoria deverá ser formada pelos seguintes membros: presidente, vice-presidente, 1º e 2º tesoureiros, secretário geral, três secretários sub-regionais, diretor de assuntos jurídicos, diretor de comunicação, diretor de eventos e conselho fiscal formado por três membros e três titulares. Como reitera Rodrigo Manga, todas essas propostas ainda serão discutidas com todas as Câmaras Municipais. 

Histórico da proposta – A proposta de criação do parlamento regional surgiu durante o I Encontro de Câmaras Municipais da Região Metropolitana de Sorocaba, realizado em 24 de abril, na Câmara de Sorocaba, sob a presidência de Rodrigo Manga. Após a reunião, a Conam (Consultoria em Administração Municipal) foi consultada e exarou parecer jurídico favorável à criação da associação de municípios. 

Posteriormente, a ideia foi oficialmente apresentada aos vereadores que receberam uma cópia da proposta elaborada para consulta jurídica de cada Casa Legislativa. Também foi definida a primeira ação prática do grupo que será levar ao governador Geraldo Alckmin o pedido de construção de um hospital regional para tratamento de dependentes químicos, a exemplo do existente em Botucatu. O combate à dependência química foi o tema da primeira edição do encontro de Câmaras. Foi sugerida ainda a inclusão na pauta de reivindicações da questão dos medicamentos de alto custo. 

Região Metropolitana – Criada pela Lei Complementar Estadual nº 1.241, de 8 de maio de 2014, e composta por 27 municípios, a Região Metropolitana de Sorocaba conta com mais de 2 milhões de habitantes, dos quais 652.481 residem em Sorocaba, de acordo com a última projeção do IBGE. Além de Sorocaba, sua cidade-sede, a Região Metropolitana de Sorocaba é composta pelos seguintes municípios divididos por sub-regiões: Sub-Região 1: Tatuí, Alambari, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Jumirim, Sarapuí, Tietê e Itapetininga, município que foi incorporado à região após a sua institucionalização; Sub-região 2: Alumínio, Araçariguama, Ibiúna, Itu, Mairinque, Porto Feliz, Salto e São Roque; e Sub-região 3: Araçoiaba da Serra, Iperó, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, Sorocaba, Tapiraí e Votorantim.

GUITARCOOP NO FESTIVAL DE KOBLENZ

Começa hoje o Festival de Koblenz com a presença de renomados violonistas da GuitarCoop. 

Crédito da Foto: EDU SARDINHA

A 25ª Edição do FESTIVAL INTERNACIONAL DE VIOLÃO DE KOBLENZ, na Alemanha, acontecerá entre os dias 29 de maio e 05 de junho de 2017.

No Festival participarão os mais renomados violonistas do cenário mundial e representando a plataforma Digital GuitarCoop estarão os violonistas MARCELO KAYATH, EDSON LOPES, ZORAN DUKIC, SCOTT TENNANT E PAUL GALBRAITH .

O violonista Marcelo Kayath apresentará um workshop sobre Heitor Villa Lobos e a Música Brasileira e os artistas da GuitarCoop participam do júri do Festival.

Mais de 13 toneladas de materiais recicláveis foram retiradas em ação do Abrace Tatuí

Ações com voluntários se concentraram no Jardim Santa Rita de Cássia.

No sábado, 27 de maio, a Campanha Abrace Tatuí, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade (FUSSTAT), com apoio da Prefeitura, realizou uma operação de limpeza de terrenos baldios no Jardim Santa Rita de Cássia, com seis caminhões cedidos por quatro empresas parceiras e mais a colaboração de 25 pessoas.

Foram removidas mais de 13 toneladas de material reciclável, entre móveis, televisores, sofás e materiais que estavam espalhados pelas calçadas, terrenos e canteiros do bairro. No mutirão de limpeza também foram retirados entulhos de material de construção. Depois da coleta os materiais recicláveis foram direcionados à Cooperativa de Reciclagem da cidade e o entulho de material de construção foi direcionado para o Ecoponto Municipal.

A ação foi feita de forma voluntária, sem custo algum para os cofres públicos, graças à parceria de tatuianos e das empresas Transportadora Patona, Caetano Materiais para Construção, Grandino Pré Moldados e Grantel Materiais para Construção.

Quem quiser participar do projeto Abrace Tatuí poderá obter mais informações pelo telefone: (15) 99604-0061.

domingo, 28 de maio de 2017

Conservatório de Tatuí abre inscrições para o 5º Seminário de Regência

Atividades que incluem quatro concertos acontecerão de 15 a 18 de agosto



Estão abertas as inscrições para o 5º Seminário de Regência do Conservatório de Tatuí. O evento, com quatro concertos abertos ao público e entrada gratuita, acontecerá entre os dias 15 e 18 de agosto. As atividades serão ministradas pelos maestros Matthew George (Universidade de Saint Thomas, em Minneapolis, Estados Unidos) e Dario Sotelo, coordenador do Seminário.

Promovido com regularidade, o Seminário de Regência do Conservatório de Tatuí está entre os principais eventos do gênero no Brasil. “É um evento de caráter nacional, em que o grande objetivo é oferecer para regentes, músicos e administradores de conjuntos, a oportunidade de ter contato direto com o que é a atividade de regência”, descreve Sotelo, que é o maestro da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, conjunto residente do Seminário. Os participantes terão a oportunidade de reger a Banda nos quatro concertos.

As inscrições são feitas pelo site do Conservatório de Tatuí (www.conservatoriodetatui.org.br/seminarioderegencia). São aceitos inscritos de duas modalidades: ativos (aqueles que regerão nos concertos) e participantes (que acompanharão todas as atividades). Os ativos devem se inscrever até as 18h do dia 15 de julho. Para os participantes, o prazo vai até 10 de agosto.

Depois de ler o regulamento no site, é preciso preencher o formulário eletrônico. Além das informações básicas, os interessados em reger nos concertos (ativos) deverão disponibilizar o link de um vídeo que comprove a atuação como regente e preencher um breve currículo. Para confirmar a inscrição, é preciso pagar taxa no valor de R$ 30 (com isenção para alunos e professores do Conservatório). Os 40 primeiros candidatos, com mais de 18 anos, que tiverem o pagamento confirmado pela rede bancária terão direito a alojamento gratuito (lista a ser divulgada no dia 4 de agosto).

Com base no vídeo e no currículo, serão selecionados 26 regentes cuja atuação será “ativa”. A lista dos selecionados será divulgada no dia 7 de agosto, já com a ordem designada. Os programas dos concertos estão disponíveis junto ao regulamento.

Apoio Cultural – Para a temporada do ano de 2017, o Conservatório de Tatuí conta com apoio cultural da Coop – Cooperativa de Consumo e Grupo CCR SPVias.

SERVIÇO
5º Seminário de Regência do Conservatório de Tatuí
Matthew George, maestro convidado
Dario Sotelo, coordenação
Datas: de 15 a 18 de agosto
Local: Conservatório de Tatuí (rua São Bento, 415, Tatuí)
Inscrições: R$ 30
Informações: (15) 3205-8464

Tatuí tenta prevenir febre maculosa após dois casos e uma morte em 2016

Cidade vizinha de Boituva, também considerada área de risco, orienta população sobre doença transmitida por carrapato estrela.

Por G1 Itapetininga e Região 28/05/2017


Tatuí tenta prevenir febre maculosa após dois casos e uma morte em 2016

Após Boituva ser classificada como área de risco de transmissão de febre maculosa pela Secretaria de Saúde do Estado, Tatuí também tenta se prevenir contra a doença. O município, que fica somente há 25 km de Boituva, é igualmente considerado área de transmissão e três casos de febre maculosa já foram confirmados em laboratório, de acordo com Superintendência de Controle de Endemias de São Paulo.

Um caso aconteceu em 2012, no Rio Tatuí, e dois foram registrados no ano passado, no Ribeirão Manduca. Uma pessoa morreu e outra ainda está em fase de recuperação. Nos dois rios existem capivaras, que é o animal hospedeiro do carrapato estrela, transmissor da febre maculosa.

Após os casos, o Departamento de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo fez exames nos animais e confirmou a circulação da bactéria causadora da doença entre carrapatos e capivaras da região.

João Abílio Cândido foi infectado com a febre maculosa em setembro e, até hoje, sente dores causadas pela enfermidade. Ele foi infectado após limpar o mato de um terreno abandonado, que fica do lado de sua casa.

"É muito pequenininho [o carrapato]. Eu tirei das minhas costas, mas nem imaginava o que era e nem lembro também de ter ouvido antes sobre febre maculosa", lembra o motorista.

Ele começou a passar mal dois dias depois e foi para o hospital com o fígado inchado e os rins quase parando. Após três meses de recuperação, ele ainda sente dores pelo corpo. “Eu estou esperando a hora que vai parar essa dor, porque já faz oito meses. No começo, eu nem conseguia andar, subir escadas. Até hoje dói a munheca, o pé. Não sei até quando vai durar", lamenta Cândido.

A casa da família fica perto do Ribeirão do Manduca, em Tatuí, uma área considerada de risco. Perto da margem, há placas para alertarem a população dos perigos.

Vivan, filha de João, costumava a ver capivaras pela janela de casa. "Nunca passou pela nossa cabeça que pudéssemos passar por essa situação. Tanto que uma vez mostrei uma capivara para minha filha da janela da sala. Nunca imaginamos que ela poderia ser o hospedeiro dessa bactéria", afirma.

Carrapatos estrela transmitem doença de capivaras infectadas a humanos (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Geralmente a febre maculosa é mais comum entre os meses de junho e outubro, que é quando os carrapatos ficam mais ativos. Três pessoas morreram neste ano por causa da doença no estado de São Paulo.

Em Tatuí, de janeiro até agora, nenhum caso da febre maculosa foi registrado. Por isso a cidade trabalha na prevenção e orientação aos moradores.

"Quando a pessoa for caminhar em região que há mato, usar sempre roupa clara e comprida, com bota, porque caso exista carrapato ali, ele se aloja na roupa e não na pele da pessoa, ela não é picada. Assim que chegar em casa, vai tirar o inseto com muito cuidado pra não deixar nenhum pedacinho dele", orienta Maria Aparecida Marques de Oliveira, diretora de Vigilância em Saúde.

A febre maculosa é transmitida pelo carrapato estrela, depois que ele pica um animal já infectado pela doença, normalmente uma capivara e, em seguida, entra em contato com o ser humano. Essa espécie de carrapato não é a mesma encontrada nos animais domésticos, como cães e gatos.

"É totalmente diferente, carrapato estrela é um e esse dos bichinhos é outro, que sobe na parede, fica alojado no chão", esclarece Maria Aparecida.

A doença tem cura desde que o tratamento seja feito nos primeiros dois ou três dias do surgimento dos sintomas. Atraso no diagnóstico pode provocar complicações graves, como comprometimento do sistema nervoso central, rins e pulmões, podendo levar a morte. Ainda não existe vacina contra a febre maculosa.

MP apura contratos irregulares em seis cidades da RMS. Tatuí está fora.

27/05/17 | César Santana - cesar.santana@jcruzeiro.com.br 

Ministério Público investiga contratação irregular de escritório de advocacia para obter descontos no pagamento de contribuições do INSS - ERICK PINHEIRO - ARQUIVO JCS (06/12/2016)

CRUZEIRO DO SUL - As prefeituras de seis cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) são acusadas ou investigadas pelo Ministério Público do Estado (MP-SP) pela contratação irregular de um escritório de advocacia a fim de obter descontos no pagamento de contribuições ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O caso envolve mais de 30 municípios paulistas, dos quais praticamente metade já tiveram prefeitos ou ex-prefeitos denunciados pelo MP pela contratação do escritório Castellucci Figueiredo e Advogados Associados. Segundo o jornal O Globo, o Ministério Público aponta ainda que o serviço prestado pelo escritório configura fraude, já que os municípios estariam sendo cobrados em cifras milionárias pelo INSS por valores não pagos. Na RMS, são apontadas como alvo de investigação as cidades de Ibiúna e Piedade. Já em Cesário Lange, Itu, Iperó e Porto Feliz o MP já formalizou denúncia e os processos correm na Justiça. 

A prática consiste, conforme a reportagem, numa espécie de assessoria para que os municípios paguem a menor das taxas (1% de até 3% possíveis) ao INSS sobre o salário de seus servidores. O valor arrecadado é destinado a um fundo que cobre os vencimentos do funcionalismo em casos de acidente de trabalho. Além da contratação do serviço, os municípios destinavam 20% do valor "economizado" ao escritório, que teria arrecadado mais de R$ 50 milhões entre 2009 e 2014. As quantias que deixaram de ser arrecadadas pela Receita através das planilhas elaboradas pelo escritório agora são cobradas pelo INSS. 

Em Cesário Lange, Iperó e Porto Feliz, o MP apontou como irregular a contratação da Castellucci Figueiredo sem licitação, em alguns casos com o pagamento de valores adiantados e aditamentos posteriores referentes aos "benefícios" obtidos pelos municípios com o pagamento da menor taxa ao INSS. Os processos na esfera civil tramitam em primeira instância sem um desfecho, exceto em Porto Feliz, onde a Justiça julgou improcedente a ação do MP que acusava o ex-prefeito da cidade, Claudio Maffei (PMDB) e o escritório de advocacia, de propriedade de Alécio Castellucci Figueiredo. 

Na sentença, o juiz Jorge Panserini considerou que a contratação se encaixaria em uma das situações em que a licitação não é exigida para o convênio pelo poder público, no caso, a especialização do serviço, conforme alegação da defesa. Ele disse que o contrato não foi questionado também pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), considerando-o válido. O MP recorreu da decisão e o caso segue tramitando em segunda instância. 

Em Cesário Lange também houve sentença quanto à ação do MP, esta desfavorável ao escritório de advocacia e ao ex-prefeito da cidade, Ramiro de Campos (PSDB). O juiz Rubens Peterson Neto, da comarca de Tatuí -- responsável pela cidade vizinha -- não acatou a alegação do ex-prefeito de que o Município tinha apenas um procurador e nenhum servidor especializado em matéria tributária. O processo, porém, ainda tem pendências e não houve conclusão na primeira instância, o que deve acontecer em breve. 

Em Iperó, além do processo civil, uma ação penal condenou o ex-prefeito Marco Antonio Vieira de Campos (PSDB), sua vice à época, Samyra Pimenta Pereira Franklin e Alécio Castellucci Figueiredo à reclusão em regime semiaberto em setembro do ano passado. A juíza Liliana Regina de Araújo Heidorn Abdala, da comarca de Boituva, não acatou as defesas dos réus, que sustentavam a legalidade da contratação sem licitação e a inexistência de intenção em causar dano ao erário. Um mês após a sentença, Samyra Pimenta faleceu. Já o ex-prefeito e o advogado recorreram da condenação ao Tribunal de Justiça do Estado (TJ-SP), onde o processo tramita atualmente. 

Em Itu, a ação movida pelo MP cita os ex-prefeitos Herculano Passos (PSD) e Antonio Tuíze (PV). A reportagem não teve acesso ao teor da denúncia e o processo ainda não teve decisões. 

Em Ibiúna e Piedade, a contratação do escritório de advocacia em gestões passadas ainda é alvo de inquérito civil no Ministério Público. Alécio Castellucci Figueiredo não foi localizado para comentar o caso. Nos processos, via de regra, o escritório sustentou sua defesa no princípio da autonomia municipal, alegando que as contratações sem concorrência pública ocorreram dentro da legalidade e que os valores recebidos eram referentes a honorários. 

Cobranças  Algumas das prefeituras da região investigadas -- todas elas atualmente comandadas por prefeitos diferentes da época das supostas irregularidades -- confirmam receber cobranças da Receita Federal. Em Iperó, onde o MP aponta que a Castellucci Figueiredo recebeu mais de R$ 800 mil da Prefeitura, a multa cobrada chega a R$ 6,1 milhões. A Prefeitura de Itu diz não ter conhecimento em relação ao caso envolvendo as gestões anteriores, mas confirma que há uma cobrança em curso pelo INSS no valor de R$ 33,5 milhões. A ação referente ao município foi ajuizada no fórum da cidade no valor de R$ 13,6 milhões. Em Porto Feliz o MP aponta que o escritório recebeu R$ 221 mil e em Cesário Lange mais R$ 333 mil. 

A Receita Federal informou que, por motivo de sigilo fiscal, não pode se manifestar sobre a situação de seus contribuintes, sejam eles pessoa física ou jurídica. De acordo com o delegado adjunto do órgão em Sorocaba, Ari José Brandão Júnior, o Regime Geral da Previdência Social (RGPS), instituído pela lei federal nº 8.212 prevê as regras da contribuição e, entre elas, o recolhimento que varia entre 1% e 3% do salário do servidor ao INSS de acordo com o risco de acidente de trabalho na empresa. 

Brandão Júnior explica ainda que o serviço prestado por escritórios de advocacia no sentido de alterar rubricas para exercer a menor das cobranças, sob o argumento de que alguns dos valores não deveriam ser tributados, assim como a inclusão de servidores sempre na menor alíquota, ocorre sem aval judicial ou administrativo, caracterizando fraude. Nesses casos, os escritórios em questão orientam as empresas a efetuar a compensação de valores apontados como cobrados de forma indevida através do abatimento do imposto. A irregularidade pode gerar a cobrança posterior do tributo com correções além de multa de 150% do débito.

Jovem cai de moto e é atropelado na Rodovia Castello Branco

Rapaz de 23 anos morreu após ser atropelado em Tatuí. Motorista não prestou socorro e fugiu do local.

Por G1 Itapetininga e Região 28/05/2017 11h28

Um homem morreu atropelado após cair da moto que pilotava na madrugada deste domingo (28), em Tatuí, na Rodovia Castello Branco.

Segundo a Polícia Rodoviária, o jovem de 23 anos seguia pelo sentido interior da Rodovia Castello Branco quando, de acordo com testemunhas, caiu da moto e foi atropelado por um carro. O motorista não parou para prestar socorro.

O jovem chegou a ser socorrido e levado ao pronto-socorro da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Ainda não se sabe o motivo da vítima ter caído da moto, a polícia tem várias hipóteses e todas serão investigadas. O motorista que atropelou o motociclista segue foragido.

Criança de 11 anos é apreendida por tráfico de drogas em Tatuí

Criança estava acompanhada de dois adolescentes e um jovem de 18 anos. Porções de cocaína e R$ 200 foram encontrados com grupo.

Por G1 Itapetininga e Região 28/05/2017 12h43

Um grupo de jovens, entre eles uma criança de 11 anos, foi apreendido por tráfico de drogas na noite deste sábado (27), em Tatuí. Segundo informações da Polícia Civil, dois adolescentes de 16 e 17 anos, um jovem de 18 anos e a criança foram abordados em frente a um bar na Vila Angélica.

Com o grupo, foram encontradas porções de cocaína e R$ 200. Os jovens foram encaminhados à delegacia e, de acordo a polícia, a criança de 11 anos foi liberada com a presença da mãe.

Os dois adolescentes e o jovem de 18 anos permaneceram detidos à disposição da Justiça. Os três já tinham passagens na polícia por furto e tráfico.

sábado, 27 de maio de 2017

CÂMARA REJEITA CONTAS MUNICIPAIS DO EXERCÍCIO DE 2014



Na quarta-feira, dia 24 de maio, em sessão extraordinária não remunerada presidida pelo vereador Luís Donizetti Vaz Júnior, a Câmara de Tatuí aprovou Projeto de Decreto Legislativo que dispõe sobre a rejeição das contas do Executivo Municipal, referentes ao exercício financeiro de 2014, constantes no Processo nº TC-00370/026/14 do Tribunal de Contas do Estado (TCE). 

A votação ocorreu de forma nominal e terminou com doze votos favoráveis à rejeição, quatro votos contrários e uma abstenção. Votaram pela rejeição os parlamentares Alexandre de Jesus Bossolan, Alexandre Grandino Teles, Antonio Marcos de Abreu, Daniel Almeida Rezende, Jairo Martins, João Éder Alves Miguel, José Carlos Ventura, Luís Donizetti Vaz Júnior, Miguel Lopes Cardoso Júnior, Rodnei Rocha, Severino Guilherme da Silva e Valdeci Antonio de Proença. Votaram contra a rejeição os parlamentares Joaquim Amado Quevedo, Nilto José Alves, Rodolfo Hessel Fanganiello e Ronaldo José da Mota. O vereador Eduardo Dade Sallum se absteve de votar. 

Antes de aprovar a propositura, a edilidade rejeitou, também com dois terços dos votos dos vereadores, o parecer favorável da Comissão de Economia, Finanças e Orçamento da Câmara, exarado com base no parecer prévio do TCE, que havia concluído pela aprovação das contas. Foram doze votos contra o parecer, quatro a favor e uma abstenção, na forma como se seguiu na votação de decreto legislativo. 

Diversos vereadores se revezaram na tribuna, apresentando argumentos contrários ou favoráveis à matéria. O ex-prefeito José Manoel Corrêa Coelho (Manu) compareceu à sessão e também utilizou a tribuna para defender a aprovação das contas de seu segundo ano de mandato (2013/2016), mas não conseguiu sensibilizar a maioria da edilidade.

MERENDA ESCOLAR PREOCUPA VEREADORES TATUIANOS

Vereadores de Tatuí estão preocupados com a qualidade e quantidade da merenda servida nas escolas da cidade. O assunto foi bastante comentado na sessão da terça-feira, dia 23 de maio, quando vários parlamentares revelaram ter recebido reclamações sobre o serviço. E as críticas são direcionadas especialmente à empresa responsável pelo fornecimento e distribuição dos alimentos. 

O vereador Severino Guilherme da Silva (Tiozinho do Santa Rita – PSD), que já havia abordado este assunto na reunião anterior, apresentou requerimento, endereçado à prefeita Maria José Vieira de Camargo, onde pergunta qual é o tempo de contrato da empresa com a municipalidade e qual é o cardápio semanal oferecido aos estudantes, com as respectivas cópias. 

O vereador Alexandre de Jesus Bossolan (Bossolan da Rádio – PSDB) também apresentou requerimento, onde pede à chefe do Poder Executivo para encaminhar cópias das notas fiscais referentes ao pagamento da empresa fornecedora da merenda, os valores totais e a discriminação mensal dos gastos desde janeiro de 2013 até a presente data. 

O vereador Joaquim Amado Quevedo (Veio Quevedo – PMDB) lembrou que até a década de 90, Tatuí possuía uma das melhores merendas escolares do Estado e quem tomava conta do setor era a própria Prefeitura. 

O vereador Bossolan também recordou desta época, quando a merenda era servida inclusive aos sábados nas unidades escolares. 

Já o vereador Antonio Marcos de Abreu (Marquinho de Abreu – PR), líder da prefeita no Poder Legislativo, disse que a chefe do Executivo e a secretária municipal de Educação estão atentas e preocupadas com este problema. Marquinho afirmou que haverá revisão no cardápio, composto ainda na gestão anterior, e se forem confirmadas supostas irregularidades apontadas pela edilidade durante os debates na Câmara, não se descarta o rompimento do contrato com a empresa distribuidora.

Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí participa do projeto “Música na Praça”

Conjunto do maestro José Antonio Pereira se apresenta na Praça da Matriz no dia 3 de junho



A Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí é a próxima atração do projeto “Música na Praça”. O conjunto regido pelo maestro José Antonio Pereira estará no coreto da Praça da Matriz de Tatuí no próximo sábado, dia 3 de junho, a partir das 11h.

Em 2017, os conjuntos do Conservatório de Tatuí voltaram a se apresentar na Praça da Matriz graças à colaboração firmada entre o diretor executivo da escola, Henrique Autran Dourado, e a prefeita Maria José Vieira de Camargo. Neste ano, a retomada do “Música na Praça” já viabilizou apresentações da Big Band e do Grupo e Percussão do Conservatório de Tatuí na praça.

O maestro Pereira preparou um repertório com seis peças, começando por “By the rivers of Babylon”, de Ed Huckeby. Os temas musicais John Williams para televisão, como em Star Wars, Jurassic Park e E.T., serão apresentados na obra “Great Movies Adventures” (arranjo Michael Sweeney). De Nino Rota, a Banda Sinfônica Jovem tocará o tema do filme “O Poderoso Chefão” e, de James Curnow, a música “Symphonic Prelude and Dance”.

Na parte final da apresentação, o conjunto executará obras que fazem referência a dois importantes artistas já falecidos. Primeiro, “A tribute to Amy Winehouse”, com arranjos de Paul Kleine Schaars. Depois, “Seleção Tim Maia”, arranjos de Sargento A. França.

O maestro destaca a importância da Praça da Matriz, em especial o coreto, para a tradição musical de Tatuí. “Este espaço existe desde 1910. Antigamente o coreto era de madeira e havia um costume, de os homens passarem por um lado e, as mulheres, do outro. Era o principal lugar da cidade, que chegou a ter quatro bandas se apresentando no coreto num mesmo dia”, comenta Pereira. Ele menciona ainda a presença de dois ícones musicais de Tatuí na praça. São as estátuas do violoncelista João Del Fiol (uma das lideranças responsáveis pela criação do Conservatório de Tatuí) e do violinista Bimbo Azevedo (professor de João e que foi homenageado pelo Conservatório em um concerto especial no dia 11 de agosto de 2014).

Banda Sinfônica Jovem
A Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí é formada por cerca de 60 alunos dos cursos de sopros e percussão, com idade média de 17 anos. Está em funcionamento desde a década de 1960. O objetivo é integrar jovens instrumentistas, unindo o repertório erudito ao popular. Ela torna-se fundamental para a formação escolar e profissional de seus integrantes, visando além do reforço e aplicação, a manutenção e aprimoramento do conhecimento teórico em todos os outros cursos da grade curricular.

Desde 1983 está sob orientação do maestro José Antonio Pereira e vem apresentando-se em diferentes municípios de São Paulo. Seu diferencial é o repertório – o que atrai grande público. No ano de 2010 realizou diferentes concertos especiais, dentre os quais a homenagem a jovens compositores e o “Rock in Concert”, com uma seleção especial do gênero arranjada especialmente para esta formação. Nos anos de 1978 e 1985 foi premiada pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) como o melhor conjunto instrumental do Estado de São Paulo.



José Antonio Pereira
É mestre em música pelo Instituto de Artes da Unesp (Universidade Estadual Paulista), cujo trabalho acadêmico foi premiado pela Academia Brasileira de Música. Foi aprovado em concurso para professor de práticas instrumentais na Unesp. Foi coordenador musical do projeto da Faculdade de Música, na Asseta de Tatuí, aprovado pelo Ministério da Educação. Fez cursos de pós-graduação em metodologia de ensino e psicopedagogia, tendo sido professor de métodos e técnicas de pesquisa em cursos de pós-graduação.

É maestro do Conservatório de Tatuí desde 1975 e da Orquestra de Botucatu desde 1986. Entre seus inúmeros prêmios e apresentações que se destacam estão o Prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e a apresentação para o rei da Suécia em 1985. É artista eclético, atuando nas mais diferentes áreas da música e literatura. Atualmente é regente da Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí e professor de música de câmara e prática de conjunto da mesma instituição.

Apoio Cultural – No ano de 2017, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí
Projeto “Música na Praça”
José Antonio Pereira, regência
Data: 3 de junho, sábado
Horário: 11h
Local: Praça da Matriz de Tatuí
Entrada franca
Informações: (15) 3205-8464

Psicossocial promove, em junho, a sua primeira Feira de Artesanato e Hortaliças

O objetivo é a inserção social, a diminuição de internações e o fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

O Centro de Atenção Psicossocial de Tatuí (CAPS) promove, a partir das 7h30 do dia 12 de junho, a sua 1ª Feira de Artesanato e Hortaliças, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Doutor Laurindo.

Na feira estarão à venda peças artesanais feitas pelos assistidos do CAPS durante as oficinas de artesanato com a terapeuta ocupacional Renata Leme de Araújo Rustichelli e com a assistente social Cristiane Zillo Bosi Radicchi. Também será possível adquirir hortaliças fresquinhas produzidas na horta do CAPS, com a ajuda da auxiliar de enfermagem Maria Natalina Aguiar Fogaça e do psicólogo Eric Vinícius Dias Rodrigues Silva.

De acordo com a coordenadora e enfermeira do CAPS, Cláudia Augusta Moura, a intenção é fazer a feira todo mês, cada vez em um bairro diferente. “Se o interessado não conseguir ir no dia programado da feira, pode adquirir nossos produtos na sede do CAPS, que fica na Avenida Virgínio Montezzo Filho, 201, no bairro Nova Tatuí, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30”, explica.

CAPS - O Centro de Atenção Psicossocial de Tatuí (CAPS) iniciou suas atividades em abril de 2015 e foi criado para atender os transtornos mentais graves e dependentes do álcool e das drogas. O objetivo é a inserção social, a diminuição de internações e o fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Conta com uma equipe formada por médico psiquiatra, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiro, técnicos de enfermagem, monitores oficineiros e farmacêutico. Além das consultas, o projeto é composto por diversas atividades, como oficinas terapêuticas e culturais, encontros coletivos de conversa e orientações individuais ou em grupo.

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Caminhão puxa fiação e moradores ficam sem energia por quatro horas na Vila Menezes

Poste ficou encostado em um carro que estava estacionado na rua. Ninguém ficou ferido.

Por G1 Itapetininga e Região - 26/05/2017 19h10

Passagem do caminhão pela rua deixou moradores sem energia em Tatuí (Foto: Arquivo Pessoal/ Antonio Carlos Colaço)

Um caminhão puxou e destruiu a fiação elétrica da Rua Marechal Deodoro da Fonseca, na Vila Menezes, em Tatuí, quando passava pelo local na tarde desta sexta-feira (26). O acidente deixou a população da redondeza ficou sem energia por cerca de quatro horas, entre às 15h e 19h, afirma o Corpo de Bombeiros.

A passagem do caminhão ainda deixou um poste inclinado e encostado em um carro estacionado na rua. O veículo estava vazio e ninguém ficou ferido com o acidente, completam os bombeiros. Além da corporação, a companhia de energia elétrica trabalhou no local para que o fornecimento de energia voltasse.

Poste encostou em carro que estava estacionado na rua (Foto: Arquivo Pessoal/ Antonio Carlos Colaço)

Dia de Brincar será comemorado neste sábado, na Praça da Matriz

O evento será para crianças de todas as idades e tem o objetivo de resgatar as brincadeiras antigas e tão esquecidas.

A Secretaria Municipal da Educação, por meio de sua Equipe Pedagógica, realizará no dia 27 de maio, sábado, das 9h às 13h, na Praça da Matriz, um evento em comemoração ao Dia Mundial do Brincar, comemorado em 28 de maio.

O evento será para crianças de todas as idades e tem o objetivo de resgatar as brincadeiras antigas e tão esquecidas. “Convidamos todos os pais a levarem seus filhos na Praça da Matriz para ter um dia diferente e brincarem juntos, a terem uma interação familiar muito importante e prazerosa”, ressalta uma das professoras organizadoras do evento Maria de Lourdes Camargo Proença.

De acordo com ela, neste dia as crianças poderão confeccionar brinquedos de sucatas, brincar de bola ao cesto, bambolê, boca do palhaço, pintura a dedo, chute ao gol, dama e xadrez, elástico, amarelinha, jogo de boliche, pular corda, participar de brincadeiras dirigidas e de oficinas de massa de modelar e de contação de histórias, fazer pintura facial e massagens relaxantes e ainda participar de um salão de beleza infantil.

A secretária municipal da Educação, professora Marisa Aparecida Mendes Fiusa Kodaira, explica que o objetivo do Dia do Brincar é contribuir para o aumento da sensibilização e da consciência sobre a importância do brincar e o respeito que devemos ter por esta ação, compartilhando o impacto das consequências de termos cada vez menos tempo para esta ação na infância.

“Estamos falando do brincar que é uma atividade essencial com fim em si mesma, do brincar que é instrumento de expressão e desenvolvimento da criança, que é resgate cultural das brincadeiras de rua e vivências lúdicas, do brincar que é fonte de aprendizado, transmissão de saberes e de educação para todos, que é expressão cultural e que promove encontros entre membros de gerações diferentes. Estamos falando do brincar que é criador de vínculos sociais e de comunicação, que é fonte de lazer e de prazer”, enaltece Marisa.

Quatro escolas municipais serão beneficiadas pelo programa Futuro Cientista, da UFSCAR

Convênio garante a Tatuí 80 alunos, neste primeiro momento.


A prefeita Maria José Vieira de Camargo assinou na quarta-feira (24), um convênio com a Ufscar (Universidade Federal de São Carlos), campus Sorocaba, para implantar o Programa Futuro Cientista, projeto vitorioso que é recomendado pelo Ministério da Educação e CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Quatro escolas municipais serão beneficiadas (80 alunos), neste primeiro momento.

Seguindo o documento assinado, a missão principal é de "adotar" jovens talentos de escolas públicas, “proporcionando acompanhamento e uma oportunidade única de ingressar na Universidade e tornar-se um cientista ou empreendedor”.

Na assinatura do convênio, estavam presentes o vereador João Éder Alves Miguel, secretária Marisa Fiúza Kodaira (Educação) e os professores da Ufscar Sorocaba e diretores do Programa Futuro Cientista, Fábio de Lima Leite e Isabele Oliveira.

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí comemora 25 anos e a continuidade de sua missão

Grupo criado para unir alunos e professores fez a primeira apresentação em junho de 1992



Em abril de 1992 aconteceu o primeiro ensaio. Em junho já acontecia a primeira apresentação do conjunto musical que, a partir dos resultados alcançados desde então, tornou-se único no Brasil. Em seu 25º aniversário, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí comemora principalmente a continuidade de sua missão original: unir em um trabalho de ritmo profissional alunos e professores do Conservatório de Tatuí.

Inicialmente chamada de “Banda Sinfônica Semi Profissional do CDMCC” e regida pelo então diretor da escola, Antonio Carlos Neves Campos, o conjunto estreou nos palcos no dia 14 de junho de 1992, em um concerto no Teatro Procópio Ferreira. A apresentação era em prol da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí e itens como pratos, talheres, xícaras e aventais podiam ser trocados por ingressos. Conforme o programa daquele concerto, a primeira música apresentada formalmente pela Banda Sinfônica é “Deep River Rhapsody”, de Harold Walters.

Dos 49 instrumentistas que integraram a banda no concerto de estreia, muitos eram alunos. Até então, o convite para tocar ao lado dos professores era algo inédito no Conservatório de Tatuí. “Nessa formação pedagógico-artística, com remuneração, a Banda Sinfônica foi a primeira do Conservatório. A partir dela, a escola foi fazendo o mesmo com outros grupos”, relata o trompetista e professor João José Xavier da Silva, integrante da primeira formação da banda.

Acolher os estudantes e não só manter o padrão de excelência, mas buscar a evolução, tem sido o norte da Banda Sinfônica nestes 25 anos. Dario Sotelo, responsável pelo conjunto desde 1993, afirma que ele vem evoluindo de maneira fantástica muito em virtude do repertório executado: “No início era desenvolvido um programa popular, a exemplo das outras bandas brasileiras. A ideia de expor o conjunto ao repertório internacional foi construindo essa evolução técnico-musical”, explica.

Marcelo Afonso toca requinta na Banda Sinfônica desde a fundação e guarda boa memória dessa época de transição no conjunto. Ele lembra que a primeira obra escolhida por Dario Sotelo era uma sinfonia de Morton Gould. “A gente não tinha muita noção do que era um repertório sinfônico, porque antes das mudanças, no passado, a banda tinha um cunho mais popular. O Dario veio com um trabalho mais sinfônico, porque ele estava em Londres, em contato com orquestras e bandas de lá”, comenta o requintista. Pouco depois o novo regente executou a “Terceira Sinfonia”, de Alfred Reed. “Foi uma coisa doida. É uma sinfonia difícil, mas de uma exuberância fantástica. A banda já começou a ter outra cara”, acrescenta Afonso.

A exigência que até hoje aparenta ser dificuldade é tratada desde 1992 como oportunidade para os alunos. Segundo João José, ela ajuda muito no desenvolvimento dos instrumentistas. “Temos passagens extremamente fortes, explosivas, para logo em seguida fazermos passagens líricas. Para tanto, o músico tem que ter um domínio de técnica instrumental muito grande”.

Madeiras, metais e percussão caracterizam a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Metais, madeiras e percussão: diversidade musical
O foco sinfônico introduzido por Sotelo não significa que o conjunto tenha abandonado a música popular. São justamente as possibilidades sonoras mencionadas pelo trompetista João José que permitem à Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí transitar com muita liberdade e desenvoltura entre os dois gêneros.

Tecnicamente, a Banda Sinfônica é um conjunto de sopros e percussão. A característica principal é a presença dos naipes de madeiras, na qual se destacam a flauta, o oboé, o clarinete, o fagote e o saxofone; e do naipe de metais, com trompete, trombone, trompa, tuba, eufônio, entre outros. Aos instrumentos de sopro somam se os aparelhos de percussão, um universo variado que se cresce ou diminui conforme a obra executada.

Sotelo ressalta que, como um conjunto completo, a Banda Sinfônica pode permear todos os estilos musicais, tanto o sinfônico quanto o popular. “A grande diferença de se fazer isso com um conjunto sinfônico e uma formação menor é exatamente a diversidade de sons que nós encontramos”.

Desta forma, dos mais de dez concertos anuais da Banda Sinfônica, dois costumam ser exclusivos do repertório popular. No dia 20 de abril de 2017, o conjunto executou um programa com obras do compositor argentino Astor Piazzolla, obtendo excelente aprovação do público que lotou o Teatro Procópio Ferreira. “Ainda neste ano teremos um concerto só com música latina”, antecipa o regente.

Dario Sotelo: “Espero que a Banda Sinfônica esteja sempre ligada à formação. Somos parte do Conservatório de Tatuí”
Vinte e cinco anos construindo o protagonismo
Muitos são os aspectos que colocam a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí em posição de destaque nacional. Uma das principais faces do protagonismo é a encomenda de obras de compositores brasileiros – também preservando o equilíbrio entre os gêneros musicais. De acordo com Dario Sotelo, em 25 anos houve mais de 120 encomendas, o que coloca o conjunto da escola como um dos principais incentivadores da produção de obras originais para bandas no país.

Dentre as encomendas, destaque para a “Sinfonia Nº 1”, de Edmundo Villani-Côrtes e a “Sinfonia Nº 1 (Sinfonia Anõia)” de Sergio Vasconcelos Correa – premiada pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) como “melhor obra sinfônica” de 1999. “São duas obras icônicas. Mas há ainda Edson Beltrami, Hudson Nogueira, Ricardo Silva e tantos outros que escreveram obras originais para a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí”, comenta o maestro.

Muitas das músicas encomendadas de compositores brasileiros foram documentadas, através da gravação de oito CDs e um DVD. “Isso também é importantíssimo. Existe no Brasil uma grande tradição das bandas militares, mas poucas gravaram música como nós fizemos”, ressalta Sotelo. Os nomes dos três primeiros discos lançados não deixam dúvidas: “Compositores Brasileiros”, em 1995; “Pró Banda – Compositores Brasileiros” em 1997; e “Arranjadores Brasileiros”, em 2000. A estes trabalhos seguiram-se os CDs “Retratos” (2002); “Pró Banda” (2003); “Do Coração e da Alma – Obras de Hudson Nogueira” (2004); “15 Anos” (2006); e “20 Anos” (2012). Em 2007 houve a gravação do DVD “15 Anos”, com um documentário sobre o grupo e obras de Astor Piazzolla, Tom Jobim e Zequinha de Abreu.

Fora do Brasil a Banda Sinfônica também é reconhecida, tendo executado cerca de cem estreias brasileiras de repertório internacional. A mais recente é “Korn Symphony”, do inglês Peter Meechan, cuja estreia latino-americana aconteceu no dia 8 de abril, em Tatuí. A próxima será “Menu”, do espanhol Carlos Pellicer, que a Banda Sinfônica executará no dia 1º de julho. “Alguns poucos conjuntos, de diferentes partes do mundo, apresentarão essa obra pela primeira vez e nós estamos entre eles”, explica Sotelo.

Ainda no cenário internacional, o conjunto tatuiano tem notoriedade por ter se apresentado com alguns dos mais importantes regentes do mundo. É o caso de Frank Battisti, que trabalhou com Henrique Autran Dourado nos Estados Unidos. Considerado o grande regente dos conjuntos de sopros, ele esteve em Tatuí como convidado de honra da Banda Sinfônica do Conservatório em 2011. Já em 2016, o conjunto recebeu Felix Hauswirth, tido como principal regente da Europa Central. “Assim haveria 20 ou 30 nomes de maestro consagrados que poderiam ser citados”, orgulha-se o titular da banda.
Professores e alunos do Conservatório de Tatuí atuam lado a lado na Banda Sinfônica
Uma banda com a vocação de ensinar
Na época da criação da Banda Sinfônica, o integrante mais jovem era Gerson Brandino, com apenas 13 anos. Dois anos antes ele havia ingressado como aluno do Conservatório e, diante da oportunidade de integrar o novo conjunto, encontrou uma forma prática de aprendizado. “Eu era o mais novo e tinha um pouco de medo de tocar. Ficava sentado lá na ponta, olhando para os professores das primeiras estantes e tentando tocar junto com eles”.

O trompista Rafael Proença é outro integrante do conjunto desde a primeira formação. Ele reforça o papel da Banda Sinfônica, desde o surgimento dela, como referência para os estudantes, inclusive para os que ficavam na plateia. “Naquela época era difícil para os estudantes de Tatuí irem para a capital e assistir apresentações de grupos musicais”. Para o trompetista que ingressou com 13 anos, a oportunidade de estar no palco sustentou uma carreira profissional. “Na época eu era aprendiz e hoje eu sou líder de naipe”, comenta o trompetista, que se tornou professor do instrumento no Conservatório. “Eu acredito que esse sistema de trabalho seja o melhor para o aluno que está iniciando a carreira como músico profissional”, aponta Proença.

Único clarone (clarineta baixo) da atual formação da Banda Sinfônica, Edevandro Bernabé tocava clarinete quando da criação do conjunto. “Logo no início eu comprei um clarone e o regente se interessou. Eu achei que fosse só para um repertório, mas estou tocando clarone até hoje”. Da história de 25 anos, ele destaca o resultado proporcionado pela presença de alunos avançados e a orientação dos professores instrumentistas. “É muito bom ver esse encaixe que a banda proporciona”.

“No início foi uma fase de experiências. Era a primeira vez que a gente estava iniciando um grupo grande. Nós começados do zero mesmo. Hoje a palavra é gratidão, por tudo que eu aprendi na banda como músico e como pessoa”, relata o percussionista Agnaldo Francisco da Silva.

Assim como Brandino, Proença, Bernabé e Silva, Rafael Palaes (o popular Rambinho) integra o conjunto desde o início. Ele também começou como aluno e permanece até hoje na condição de músico profissional e professor. Palaes afirma que um trabalho como o da Banda Sinfônica é muito difícil de ser encontrado em outro lugar do Brasil. “Hoje o nosso repertório é bem difícil e exige muito dos alunos e mesmo de nós profissionais. É realmente uma experiência profissional”, comenta. “Muitos alunos saíram daqui prontos para sentar em qualquer grupo”, acrescente Marcelo Afonso.

Marcelo Afonso, Rafael Proença, João José, Gerson Brandino, Agnaldo Silva, Rafael Palaes e Edevandro Bernabé
A continuidade do modelo de trabalho que marcou os primeiros 25 anos é o que o regente Dario Sotelo almeja para o futuro. “Além disso, espero que a Banda Sinfônica esteja sempre ligada à formação. Somos parte do Conservatório de Tatuí”, ressalta o maestro. O terceiro ponto que ele defende são os projetos ligados às escolas públicas. Neste sentido, também há resultados há comemorar nos primeiros 25 anos.

As ações didáticas com o objetivo de aproximar a música clássica de crianças e adolescentes têm resultado em projetos de grande importância, tais como “Guia Para Banda”, “Villa-Lobos encontra Guarnieri”, “A Vinda da Família Real ao Brasil”, “Momo Precoce”, “Sonho de Criança”, “Stravinsky e seu ballet Petrushka”, “As Estórias de Tião”, entre outros. “São projetos em que há um trabalho prévio em sala de aula e posteriormente os alunos vêm ao Teatro Procópio Ferreira para assistir a um de nossos concertos”, explica Sotelo. Uma nova ação do gênero acontecerá em setembro.

Em outra linha didática, a Banda Sinfônica constou foi o conjunto residente de diversos eventos nacionais e internacionais no Conservatório de Tatuí. Entre os mais importantes, as Conferências Latino-americanas em 2002 e 2004, com as principais bandas do Brasil. Em 2014, dentro das atividades dos 60 anos da escola, realizou o Concurso Nacional de Composição para Banda, reunindo a estreia de 21 obras brasileiras. “Temos ainda o Seminário de Regência, que é um serviço técnico que a Banda Sinfônica oferece ao Brasil inteiro. Em 2016 houve 160 inscritos”, acrescenta Sotelo.

“Quer dizer: a dimensão daquilo que se ensina na Banda Sinfônica está em muitos estratos. Desde a atuação do aluno dentro do conjunto, no aprendizado dele ao lado dos profissionais e ainda na formação de plateia. A partir do momento que nós selecionamos repertório e o apresentamos, forma-se todo um ambiente musical em que a música de banda sinfônica será cada vez mais apreciada”, finaliza Dario Sotelo.

Apoio Cultural – Para a temporada do ano de 2017, o Conservatório de Tatuí conta com apoio cultural da Coop – Cooperativa de Consumo e Grupo CCR SPVias.

Carlos Alexandre Martins faz recital de conclusão de curso de viola barroca

Apresentação acontece no dia 30 de maio, às 19h, no Salão Villa-Lobos


O aluno de viola barroca Carlos Alexandre Martins faz recital de conclusão de curso no dia 30 de maio, terça-feira. A apresentação com entrada gratuita acontecerá às 19h, no Salão Villa-Lobos. O curso integra a Área de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí, coordenada por Débora Ribeiro.

O concluinte é aluno do professor Juliano Buosi. No recital ele apresentará quatro músicas, sendo a primeira de Giovanni Bassano: “Ricercata Terza 1585”. A segunda peça é “Suíte N°3 para viola solo em dó maior – BWV 1009”, de Johann Sebastian Bach. “Vestiva i colli, sobre o tema de Palestrina”, de Rognoni, é a terceira obra e, a quarta, novamente com Bach, é “Suíte N°2 para viola solo em ré menor – BWV 1008”.

Carlos Alexandre Martins formou-se no Conservatório de Tatuí no curso de viola, sendo orientado pelo professor Carlos Blassioli, e atuou na Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí entre 2013 e 2015. Em 2013 começou a fazer aulas de violino e viola barrocos com Juliano Buosi e participar do Ensemble de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí, orientado pelo professor João Guilherme Figueiredo.

Participou dos concursos de cordas do Conservatório nos anos de 2013 e 2014, obtendo primeira colocação em ambos. Em 2015 passou a ter aulas com o professor Renato Bandel no projeto “Jovens Músicos”, em Piracicaba. Esteve no Festival Música nas Montanhas, em Poços de Caldas (MG), nos anos de 2013, 2014 e 2017, participando de masterclasses ministradas por Renato Bandel, Marcelo Jaffé e Betina Stegmann. No ano de 2014 participou do V Feimep, realizado em Piracicaba, tendo aulas com Alexandre Razera e Rudolfo Haken.

Participou do Encontro de Música Antiga da Emesp, de 2014 a 2017, tendo masterclasses com Luis Otávio Santos, Sigiswald Kuijken e Ryo Terakado, e atuando na orquestra do encontro ao lado dos professores do Núcleo de Música da instituição. Participou, em 2016, da oficina de música em Curitiba, tendo masterclasses com Manfredo Kraemer e Rodolfo Richter.

Atualmente participa da Orquestra Barroca da Emesp, grupo formado em 2016 e orientado por Luis Otávio Santos; da Oficina de Música Antiga da Escola Municipal de São Paulo, onde tem aulas de música de câmara e prática de conjunto com Juliano Buosi; e estuda Regência de Banda, no Conservatório de Tatuí, tendo aulas com Dario Sotelo.

Apoio Cultural – No ano de 2017, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
Recital de conclusão de curso de viola barroca
Carlos Alexandre Martins, formando
Carlos Blassioli, professor responsável
Débora Ribeiro, coordenação
Data: 30 de maio, terça-feira
Horário: 19h
Local: Salão Villa-Lobos (rua São Bento, 415, Tatuí)
Entrada gratuita
Informações: (15) 3205-8464

Jazz Combo do Conservatório de Tatuí presta homenagem a Victor Assis Brasil

Músicas do compositor e saxofonista carioca serão apresentadas no dia 28 de maio



O compositor e saxofonista carioca Victor Assis Brasil será homenageado pela Jazz Combo do Conservatório de Tatuí em apresentação no domingo, dia 28 de maio. O grupo coordenado por Rodrigo Ursaia tocará sete músicas do homenageado, que morreu em abril de 1981, aos 35 anos, quando estava no auge da carreira.

As obras que integram a apresentação são: “Tema pro Einhorn”, “Waltz for Phil”, “Puzzle”, “Blues for Mr. Saltzman”, “Waltzin”, “Balada Para Nádia”, e “Pro Zeca”. A apresentação acontecerá no Teatro Procópio Ferreira, com início às 18h e ingressos a R$ 12 (R$ 6 para crianças, estudantes, idosos, aposentados e professores da rede estadual).

“Victor Assis Brasil foi um dos grandes instrumentistas da música brasileira. Além disso, as composições dele são uma melhor que a outra. Estudava muito e foi muito importante para a época dele”, afirma o coordenador da Jazz Combo. Além de Rodrigo (saxofone e flauta), o conjunto terá Leo Ferrarini (piano), Felipe Brisola (baixo), Everton Barba (bateria), Lucy B. (voz), Breno Cavalcanti (flauta), Pablo Marques (trompete), Arthur Rita (trombone) e João Lovato (guitarra).

Victor Assis Brasil
Considerado por muitos o maior saxofonista brasileiro de jazz, Victor Assis Brasil teve um irmão gêmeo: o pianista João Carlos. Nascido em 1945, Victor começou a tocar saxofone aos 17 anos, com Paulo Moura. Logo passou a fazer apresentações, inclusive no Little Club, em Copacabana. Nesta época a Bossa Nova estava ganhando popularidade, processo no qual o jovem saxofonista teve importante participação.

Em 1965 Victor passou a tocar no “Clube de Jazz e Bossa”, sendo visto pelo pianista e maestro austríaco Friedrich Gulda, grande apreciador de jazz. Surgiu o convite para que o saxofonista participasse de um concurso internacional de jazz em Viena, onde obteve o terceiro lugar na categoria de saxofone. Aproveitando a viagem, Victor participou do Festival de Berlim, recebendo o prêmio de melhor solista.



Em 1966 ele gravou o primeiro disco, “Desenhos”, tocando ao lado do pianista Tenório Júnior, o jovem contrabaixista Edison Lôbo e Chico “Batera”. O trabalho é caracterizado pela extraordinária capacidade de improvisação do saxofonista e pelas influências de John Coltrane e Phill Woods. Em 1969 ganhou uma bolsa na Berklee School of Music, em Boston, permanecendo cinco anos nos Estados Unidos. Além de aprimorar a técnica e estudar composição e arranjo, e apesar das dificuldades, o carioca apresentou-se ao lado de grandes nomes do jazz local, como Dizzy Gillespie, Jeremy Steig, Richie Cole, Clark Terry, Chick Corea, Ron Carter e Bob Mover.

Voltou para o Brasil como um músico conhecido – mais fora do que no próprio país. Mantendo sempre a linguagem do jazz, Victor conseguia expressar as raízes brasileira e carioca. Depois de “Desenhos”, lançou oito discos, entre os quais “Victor Assis Brasil toca Antônio Carlos Jobim”, em 1970. Após a morte por doença rara, em 1981, a mãe do saxofonista encontrou duas malas trancadas. Em 1988 elas foram entregues ao irmão João Carlos, que descobriu mais de 400 partituras inéditas em seu interior.

Apoio Cultural – Para a temporada do ano de 2017, o Conservatório de Tatuí conta com apoio cultural da Coop – Cooperativa de Consumo e Grupo CCR SPVias.

SERVIÇO
Jazz Combo do Conservatório de Tatuí
Homenagem a Victor Assis Brasil
Rodrigo Ursaia, coordenação
Data: 28 de maio, domingo
Horário: 18h
Local: Teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415, Tatuí)
Ingressos: R$ 12 (R$ 6 meia entrada)
Informações: (15) 3205-8464

Grupo de Performance do Conservatório de Tatuí faz apresentação no dia 27 de maio

Serão 12 peças que reúnem música, artes cênicas, danças, cenografia e adereços

O Grupo de Performance do Conservatório de Tatuí faz apresentação às 20h deste sábado, dia 27 de maio, no Teatro Procópio Ferreira. Serão 21 participantes, apresentando 12 performances de palco, reunindo música, artes cênicas, danças, cenografia e adereços. A entrada é gratuita.

Dirigido por Míriam Braga e com direção cênica de Dalila Ribeiro, o Grupo de Performance é resultado das atividades da Área de Música de Câmara, reunindo também alunos do Setor de Artes Cênicas. São duas apresentações ao ano, uma a cada semestre. “Este é um grupo artístico que liga a música e as artes cênicas, bem como dois gêneros musicais, o popular e erudito”, afirma Dalila Ribeiro.

“Propõe-se o estudo dirigido da produção musical para conjuntos camerísticos nos diversos períodos da história da música, buscando aspectos da técnica instrumental, da disciplina corporal, da dicotomia tensão/relaxamento, do direcionamento gestual e respiratório em função da melhor performance”, acrescenta Míriam Braga.

Repertório
A abertura e o encerramento, com todos os integrantes do grupo, serão com a obra “Samba Lelê”, do folclore brasileiro. O Quarteto Volta Seca, com Abraham Narrea (violino), Brenda Olivieiri (harpa), Daniele Silveira (violoncelo) e Leticia Felicia (contrabaixo) apresentará “Acorda Maria Bonita, de Antonio dos Santos (Volta Seca) e arranjos de Abraham Narrea. Formado por Jesiel da Rocha Cardoso, Jhonatan Henrique Severiano, Kethin Yasmin da Silva, Isac Batista Lopes Filho, Cleyton Menezes, Caio Cesar Nascimento Ferreira e Maura Jansson, o Grupo de Metais e Percussão tocará a obra “Dois Corações”, de Pedro Salgado.

De responsabilidade da professora Elen Ramos Pires e formado por Samuel Takehara (violino), Heitor Salesse (violino), Leonardo Santos (viola) e Alester Macleuz (violoncelo), o Quarteto Apollo apresentará “Prelúdio e Fuga”, de O. Lacerda. O Trio Misiseilá, de Juan Enrique Santa Cruz (clarinete), Dhydhy Romero Pichilingue (saxofone) e Ernandes Justino (clarone) se apresentará com “Claro de Luna”, de compositor anônimo e arranjo de Cesar A. O professor responsável é Juliano de Arruda Campos.

O Duo Baita Amigos de Violões, formado por Carlos de Moraes Lopes e Rafael Vieira dos Santos, tocará “Inflexão Modinheira”, de Geraldo Ribeiro. Já o Duo Interior de Violões, de Alexandre Hartung Jr. e Pedro Floriano Camargo Santos, participará com “Choro Nº 6”, de Armando Neves e arranjos de Edson Lopes. Os dois duos têm Márcia Braga como professora responsável. Tiago Augusto fará performance solo com o texto Semblante Zumbi, escrito por Caio Nascimento.

O Duo Violão e Voz, com Carlos Eduardo de Souza (violão) e Sarah Arcanjo (voz), apresentará “O mundo é um moinho”, de Cartola. O Quarteto Royale, formado por Sérgio Cuba (1º violino), Angel Arrayo (2º violino), Marina Costa (viola) e Júnior Sartori (violoncelo) tocará duas modinhas compostas por Olivier Toni. O professor responsável é Tiago Almeida.

O Duo Camaleão, que tem Samuel Cartes ao piano e canto de Talitha Lessa, apresentará “Sete cantigas para voar”, composição de Vital Farias e arranjos de Samuel Cartes. Haverá participação especial da contrabaixista Leticia Felicia. O grupo Il Primo Trio, que reúne os cantores Ana Laura de Almeida e Felippe Souza e a pianista Lara Eloísa de Oliveira, fará apresentação com a música “Bess, you is my woman now (Porgy and Bess)”, de Gershwin, G. Professora responsável: Marilane Bousquet.

Apoio Cultural – Para a temporada do ano de 2017, o Conservatório de Tatuí conta com apoio cultural da Coop – Cooperativa de Consumo e Grupo CCR SPVias.

SERVIÇO
Grupo de Performance do Conservatório de Tatuí
Míriam Braga, direção geral
Dalila Ribeiro, direção cênica
Data: 27 de maio, sábado
Horário: 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415, Tatuí)
Classificação livre
Entrada franca
Informações: (15) 3205-8464
O Conservatório de Tatuí é um dos indicados ao Prêmio Governador do Estado, na categoria “música”. Vote e ajude a escola a obter mais esta importante conquista: https://goo.gl/cIcjHy

Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí mostra o início e o fim do Romantismo

Obras de Beethoven e Sibelius serão executadas em concerto no dia 26 de maio



A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí apresentará na sexta-feira, dia 26 de maio, obras “Concerto para Piano Nº 1 em dó maior – Opus 15”, do alemão Ludwig van Beethoven, e “Sinfonia Nº 2 em ré maior – Opus 43”, do finlandês Jean Sibelius. A primeira é dos primórdios do Romantismo e, a segunda, foi composta quando a Europa já se aproximava do fim deste movimento.

“São duas obras de grande envergadura, que podem ser vistas como duas portas, uma de entrada e outra de saída, para a estética musical do século 19”, anuncia o maestro João Maurício Galindo, regente da Orquestra Sinfônica. O concerto, com solo de piano de Domingos Sarto Neto, acontecerá no Teatro Procópio Ferreira, com ingressos sendo vendidos a R$ 12 (R$ 6 para crianças, estudantes, idosos, aposentados e professores da rede estadual). Será o concerto de conclusão do curso de aperfeiçoamento do pianista, que é aluno de Luis Carlos Morales Sanches na área coordenada por Cristiane Blóes.

A peça de Beethoven (1770 – 1827) tem três movimentos: Allegro con Brio / Largo / Rondo – Allegro. Ela data do ano de 1797 e mostra o que estava por vir no século seguinte. “O primeiro movimento, de caráter imponente, e o segundo, introspectivo e solene, já apresentam indícios do Romantismo, que o próprio Beethoven viria a inaugurar em um futuro próximo”.

A segunda obra da noite, de Sibelius (1865 – 1957), tem quatro movimentos: Allegretto / Tempo Andante, ma rubato / Vivacissimo (attacca) / Finale – Allegro moderato. O regente classifica a obra como um verdadeiro monumento de poderosas sonoridades e refinadíssima engenharia musical. “Concluído em 1902, seria uma das últimas grandes sinfonias do Romantismo Musical Europeu, que logo seria sucedido pelos ares da modernidade”, completa Galindo.

“Sinfonia Nº 2” é uma das obras de maior envergadura de Sibelius, que começou a compô-la durante uma viagem à Itália. Galindo vê uma influência clara da cultura deste país sobre a composição do finlandês. “Todas as sinfonias de Sibelius são magníficas e surpreendentes, mas nenhuma delas apresenta o calor emocional desta segunda, que certamente é fruto das emoções vividas pelo compositor naquele que, para muita gente, é o mais belo e caloroso país do mundo”.



Domingos Sarto Neto
Natural de Araçatuba, Domingos Sarto Neto iniciou os estudos de piano em 1991, no Instituto Villa-Lobos de Ensino Artístico, de Adamantina, onde se formou em 1996. Teve como seus mais importantes mestres Luiz Fernando Garcia e Gilberto Tinetti, dos quais recebeu bolsa de estudos integral. Participou de master classes com Belkiss Carneiro de Mendonça, Homero de Magalhães, Yara Bernette (Brasil/Alemanha), Maria José Carrasqueira, Luis Senise, Hans-Walter Stucki e Sylvia Schwarzenbach (Escola Superior de Música de Berna – Suíça) e Beatrice Berthold (Alemanha/Chile).

Esteve em diversos festivais, com destaque ao 24º Festival de Música de Londrina, no qual participou ativamente em recitais solo e de câmara e com a orquestra de bolsistas sob regência de Manfredo Schmidt; e duas edições do Encontro Internacional de Pianistas do Conservatório de Tatuí.

É detentor de 20 prêmios em competições de piano de âmbito nacional e sul-americano, dentre os quais as edições do Concurso Nacional de Piano Paulo Giovaninni, em Araçatuba; Concurso Sul Americano de Piano Estância Turística de Barra Bonita; Concurso Nacional de Piano Morada do Sol, em Araraquara; e Concurso Nacional de Música Brasileira “Maestro Spartaco Rossi”, em Tatuí. Realizou entre 2003 e 2004 a primeira audição e gravações de peças do compositor gaúcho Vitor Peixoto, que lhe dedicou a peça “Toccata Nordeste”.

No Conservatório de Tatuí, vem complementando sua formação voltada à performance através dos cursos de aperfeiçoamento em piano nas modalidades Música Brasileira, Repertório Romântico e Concertos Solistas, sob orientação de Cristiane Blóes, Miriam Braga e Luis Carlos Morales Sanchez, respectivamente. Também é integrante da equipe de pianistas correpetidores do Conservatório de Tatuí, atuando no setor de sopros/madeiras desde 2015.

Com o Trio Élégiaque, em 2016, venceu o VII Prêmio de Música de Câmara. No mesmo ano, como parte da programação do Concurso Interno de Piano do Conservatório de Tatuí, apresentou a palestra “Chopin – Vida, obra, época e ambiente”. Apresentou-se em recitais solo nos estados de São Paulo (MuBe, Theatro Municipal, Sala São Luiz, Conservatório Souza Lima), Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Apoio Cultural – No ano de 2017, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí
João Maurício Galindo, regência
Domingos Sarto Neto, piano
Data: 26 de maio, sexta-feira
Horário: 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415, Tatuí)
Ingressos: R$ 12 (R$ 6 meia entrada)
Informações: (15) 3205-8464
O Conservatório de Tatuí é um dos indicados ao Prêmio Governador do Estado, na categoria “música”. Vote e ajude a escola a obter mais esta importante conquista: https://goo.gl/cIcjHy