sábado, 5 de dezembro de 2015

É neste domingo! 'Um brinde à ópera!' é atração gratuita no Salão Villa-Lobos

Série de convidados especiais apresenta-se junto à aluna Paula Psillakis

A aluna de canto lírico Paula Psillakis faz no próximo dia 6 de dezembro (domingo) seu novo recital de conclusão de aperfeiçoamento em canto lírico, curso oferecido pelo Conservatório de Tatuí, equipamento do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado. A apresentação terá entrada franca a partir das 11h, no Salão Villa-Lobos (rua São Bento, 415).

Com o título "Um brinde à ópera!", o recital é focado no tema de estudos da soprano ao longo do ano: árias de ópera do século XIX, com ênfase neste repertório de páginas famosas do gênero operístico para soprano lírico e coloratura.

Sob orientação da professora Marilane Bousquet e coordenação de Cristine Bello Guse, Paula apresenta-se com acompanhamento ao piano de Fanny de Souza Lima. Fazem participações especiais a Orquestra de Cordas Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí, sob regência de Eduardo Augusto e assistência de Daniel Lazala; o Coral São Francisco, sob regência de Patricia Cavichioli; Bruna Gavioli (narradora) e Alexandre Antunes (tenor).

No programa estão movimentos das óperas "La Traviata" (Giuseppe Verdi), "La Wally" (Alfredo Catalani), "Rigoletto" (Giuseppe Verdi), "Carmem" (Georges Bizet) e "Gianni Schicci" (Giacomo Puccini). Também serão apresentadas obras de Edvard Grieg ("In the Hall of the Mountain King"), César Franck ("Panis Angelicus" - Messe em A major), Vladimir Vavilov ("Ave Maria de Caccini").

A soprano Paulo Psillakis cursa aperfeiçoamento no Conservatório de Tatuí, sob orientação de Cristine Guse e Marilane Bousquet. Técnica em Voz pela Etec de Artes de São Paulo. Atualmente cursa canto lírico na Escola Municipal de Música, sob orientação de Laura de Souza. Por duas vezes premiada em 1º lugar, no Concurso de Canto Lírico do Encontro da Canção de Câmara Brasileira, e no VII Prêmio de Música de Câmara, no Conservatório de Tatuí. Executou como protagonista as óperas L'Elisir D'Amore, de G.Donizetti, como Adina; e La Serva Padrona, de G.B. Pergolesi, como Serpina, no Núcleo de ópera do Conservatório de Tatuí. Atuou também em coros de ópera: ópera Les Contes d'Hoffmann, de J. Offenbach, no Festival Internacional de Ópera das Américas, e ópera Orfeu e Eurídice, de C.W.Glück, no Coral da Cidade de São Paulo. Outros trabalhos em coros: coro piccolo de Carmina Burana, de C. Orff, e 9ª Sinfonia de L. Beethoven, sob regência do Mo. João Carlos Martins, trabalhos executados em teatros como Sala São Paulo, Theatro São Pedro, Memorial da América Latina, entre outros. Cursou diversos programas de performer da ópera e intepretação para cantores líricos.Tem como missão pessoal a divulgação da ópera e da música erudita. Para tanto, vem desenvolvendo trabalhos e apresentando este repertório em diversos meios, como o Programa Silvio Brito em Família, na Rede Vida de Televisão; na Virada Cultural (Catedral da Sé - São Paulo); junto à Orquestra Infanto-Juvenil do Conservatório de Tatuí, entre muitos outros.Em sua trajetória teve como professores Susan Young (NY Voice Studio-EUA) e Gail Dubinbaum (Phoenix Opera-EUA), além de masterclasses com Andréia Kaiser, Rosemeire Moreira, Ângela Barra, Rachel Inselmann (EUA), e coachings com os pianistas Ricardo Ballestero(USP), John Massaro (Phoenix Opera-EUA), e Paul Dorgan (Utah University-EUA).

SERVIÇO
Recital de Conclusão de Curso de Canto Lírico (Aperfeiçoamento) . Paula Psillakis
Um Brinde à Ópera!
Fanny Souza Lima, piano
Marilane Bousquet, professora responsável
Cristine Bello Guse, coordenação
Quando: 6/12, domingo, 11h
Local: Salão Villa-Lobos - Rua São Bento, 415 - Centro - Tatuí
Informações: (15) 3205-8444 / Entrada franca

Página no Facebook vira 'achados e perdidos' em Cerquilho



Perfil tem 11 mil seguidores, ou 25% dos moradores do município. 'Pessoal procura porque todo mundo está no celular', diz administrador.

Caio Gomes Silveira
Do G1 Itapetininga e Região

Página presta serviço à população servindo como 'achados e perdidos' (Foto: Reprodução/ Facebook)

Uma página do Facebook tem sido usado como “achados e perdidos” virtual em Cerquilho, no interior de São Paulo. A cidade tem 44 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e o perfil tem 11 mil seguidores: o que corresponde a 25% da cidade. Publicar na página após achar ou perder um documento, por exemplo, é mais eficaz do que procurar os prédios físicos, ressalta o administrador da página "Eu Curto Cerquilho", Paulo Francisco Barbosa.

“São muitos pedidos, e se eu atendesse a todos a página seria só disso. Mas tenho que dividir espaço com notícias e posts de humor sobre a cidade. O pessoal procura a página porque hoje em dia todo mundo está no celular. Se deixar nos Correios ou Detran é mais difícil”, conta.

E o serviço público prestado na internet tem dado resultado, afirma o administrador. Segundo ele, na quarta-feira (2) em apenas cinco horas e após 155 compartilhamentos de uma postagem foi localizado o dono de um documento de carro perdido. “Quando as pessoas encontram documentos e comunicam é mais fácil. Já quando perdem, e avisam para caso alguém encontre, é uma média de 50% de sucesso”, diz.

A moradora que encontrou um documento perdido, e pediu a publicação na rede social, conta que ter escolhido a página foi “instintivo”. Segundo ela, que não quer se identificar, foi a primeira vez que usou essa opção. “Eu iria entregar na Ciretran, mas pensei que se colocasse na internet iria achar mais fácil. Já perdi documento e sei que custa tirar a segunda via, então, quis ajudar a pessoa de alguma forma”, ressalta.

Ainda na quarta-feira, a moradora Selma Regina de Oliveira pediu uma publicação para que entrassem em contato com ela, caso achassem o documento da moto e carteira de habilitação da filha. “Sorte que um conhecido dela achou na rua e trouxe aqui em casa. Mas se fosse uma pessoa que não conhecesse, poderia ver no Facebook e me ligar. Acho um recurso interessante, porque muita gente acessa a internet hoje”, opina.

Em cinco horas, moradora encontrou dona de documento perdido (Foto: Reprodução/ Facebook)

Secretaria da Educação inaugura nova sede neste sábado


sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

A lição da pequena notável

BELO DESEMPENHO

TYRANNUS MELANCHOLICUS - A experiência dessa cidade de 116 mil habitantes mostra a importância de um bom equipamento cultural e a necessidade de ele estar atrelado a outras atividades, sobretudo em escolas públicas.

A pequena Tatuí, a pouco menos de 130 quilômetros de São Paulo, não é exatamente destaque em termos socioeconômicos. Dos 75 municípios paulistas com mais de 100 mil habitantes, é o 65º pior no ranking do IDH. Tem o menor Índice de Desenvolvimento Humano entre as 21 cidades que participaram da pesquisa Hábitos Culturais dos Paulistas, realizada pela consultoria JLeiva Cultura & Esporte e pelo Datafolha. No entanto, é a que exibe, nesse levantamento, as maiores frequências a atividades culturais.

A explicação para esse desempenho notável parece estar num coração musical muito bem aproveitado por outras instituições, e fortalecido por uma longa história de disseminação da prática de música entre várias camadas sociais.

O órgão pulsante, encravado no centro de Tatuí, é o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, instituição estadual fundada em 1954 e autodenominada a maior do gênero na América Latina. De suas salas saem instrumentistas para algumas das mais importantes orquestras do país e do mundo. Não à toa, na pesquisa do Datafolha é o município com maior frequência a concertos: 21% dos moradores disseram ter ido a um evento desse tipo nos 12 meses anteriores à sondagem – a média das 21 cidades é 12%.

Hábitos Culturais – Tatuí

Não é difícil entender a importância desse equipamento cultural para Tatuí. O conservatório, gerido por uma organização social (OS), abriga cerca de três mil pessoas, entre alunos, professores e funcionários. “Se calcularmos quatro familiares por pessoa, estamos falando de 12 mil pessoas, coisa de 10% da população do município, que têm o conservatório em seu dia a dia, fora apresentações musicais e de artes cênicas”, afirma o diretor executivo do local, Henrique Dourado. Proporcionalmente, seria o mesmo que o Masp ou o Museu do Ipiranga, por exemplo, envolvessem um milhão de pessoas em São Paulo.

A presença de uma instituição com tal qualidade e tal dimensão ajuda a fomentar a cultura local, mas não basta. “A difusão de cultura é tarefa complexa: depende do relacionamento e envolvimento de diversos parceiros, como o poder público e a comunidade envolvida e impactada”, pondera o professor Fausto Gentile, coordenador da área de Desenvolvimento Social do Centro Universitário SENAC­Jundiaí, que estuda as relações entre educação e música.

Há sinais de que, no município paulista vizinho de Sorocaba, a ponte entre o equipamento cultural e a população tem sido feita – o que está longe de significar que é perfeita. O conservatório promove muitas atividades gratuitas. Na última semana de novembro, por exemplo, houve cerca de 140 apresentações de grupos de câmara ligados à instituição, todas com entrada franca.

O número de pessoas que comparecem aos espetáculos, porém, não é significativo, avalia o professor Eduardo Augusto de Almeida, que rege duas orquestras do conservatório. “São quase sempre as mesmas pessoas que comparecem aos eventos gratuitos. Muitas vezes, são os músicos ou os pais deles, o perfil não muda muito.”

A diversidade de público aumenta muito quando, em associação com a prefeitura, são feitas séries de concertos em coretos de praças de Tatuí. “Os eventos são sempre cheios”, conta Almeida. Além disso, há um intercâmbio entre o conservatório e escolas públicas: os alunos são levados a atividades pedagógicas no local e professores da instituição são convidados a participar de atividades nas escolas, afirma o diretor de Cultura e Desenvolvimento Turístico da Prefeitura, Jorge Risek.

O conservatório de Tatuí não é só de música, mas também de artes dramáticas – embora nessa área os números da cidade (29%) sejam parecidos com os da média (28%) detectada no trabalho do Datafolha. “Além do núcleo do conservatório, há outros nove grupos de teatro independentes”, lembra Rizek, ressaltando que vários deles fazem apresentações em escolas públicas.

A combinação de políticas públicas com iniciativas privadas acaba levando a uma agenda repleta de eventos culturais. “Todo dia tem algo acontecendo em Tatuí. Há vários espaços de eventos além do conservatório. Temos um CEU, um centro cultural e duas escolas públicas com auditórios. A programação farta cria o hábito”, diz Rizek.

Na área da música, o exemplo mais vistoso de iniciativa privada era a Orquestra de Metais Lyra Tatuí, criada em 2002 pelo maestro Adalto Soares e que arregimentava músicos entre estudantes de escolas estaduais e municipais. “A orquestra talvez seja tão importante quanto o conservatório para pessoas de classes mais baixas, até porque sempre trabalha com jovens em situação de maior vulnerabilidade e com apresentações públicas”, diz a professora de música Beatriz Salles, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O grupo, que chegou a fazer excursões no exterior, terminou neste ano, quando Soares mudou­-se da cidade.

Outra atração cultural que mantém atividades com escolas públicas é o Museu Paulo Setúbal, que conta a história do município. “Há várias exposições itinerantes, às quais sempre levamos os alunos”, afirma o diretor de Cultura. E aqui o efeito é tão marcante quanto no caso da música: Tatuí apresenta a maior frequência a museus entre todos 21 os municípios pesquisados pelo Datafolha: 36%, ante uma média de 26%. Na capital, a proporção é de 29%.

A única atividade cultural na qual Tatuí ficou abaixo da média foi cinema: 48%, contra 60%. A cidade tem duas salas de exibição.

Tradição cultural

A experiência dessa cidade de 116 mil habitantes mostra a importância de um bom equipamento cultural e a necessidade de ele estar atrelado a outras atividades, sobretudo em escolas públicas. Mas a efervescência de Tatuí, sobretudo na área da música, precede a instalação do conservatório. “A cultura em Tatuí não é forte por causa do conservatório, mas sim o conservatório se instalou aqui por causa da cultura”, afirma o professor Eduardo Almeida.

Na dissertação de mestrado O Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos" de Tatuí como difusor cultural, o músico Pedro Delarole conta que os primeiros instrumentos chegaram à cidade pelas mãos de imigrantes europeus que vieram trabalhar na Fábrica de Ferro Ipanema, que funcionou durante o século XIX.

Para Delarole, a música acabou tendo um papel de aglutinadora social em um município que já havia alforriado todos os seus escravos antes mesmo da abolição de 1888. Fotos antigas que constam da dissertação defendida por ele na USP mostram grupos nos quais se misturam homens, mulheres e crianças, brancos e negros.

Gentile, do Centro Universitário SENAC ­Jundiaí, avalia que essa bagagem deixa claro que não basta colocar uma instituição de renome como o conservatório para impulsionar a cultura. “A história de formação do Conservatório de Tatuí tem um grande enlace com a cidade em tempos primórdios. Como iniciar esta relação é o desafio em outras localidades que queiram tomar o município como modelo”, finaliza.

Fonte: Tyrannus Melancholicus

Dia 11 estreia a exposição Superfície e Alma no Museu


Professor Carlos Blassioli lidera audição de viola e violino

Apresentação terá entrada franca no próximo dia 12 de dezembro

O professor Carlos Henrique Blassioli, sob coordenação de Elen Ramos Pires, orienta alunos em audição de viola e violino no Conservatório de Tatuí. A apresentação terá entrada franca no próximo sábado, 12, a partir das 17h, no auditório da Unidade 3 (à rua São Bento, 412).

Participam da audição os alunos Matheus H. Monteiro, Neemias Costa, Laura Lopes, Jasmim Luis, Lethicia Correa, Jonathan de Araújo, Kelly Seabra, Arielle Maciel, Sadraque Kraievski e Carlos Martins. Eles serão acompanhados ao piano por Juliano Kerber, Francine Cancian e Thiago Araujo.

Os alunos apresentarão obras de G.P. Teleman, E. Mahle, F. Seitz, O. Rieding, F. Kuchler, K. Stamitz e obras do método Suzuki.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

TATUÍ CONQUISTA 123 MEDALHAS NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA

Alunos de sete escolas municipais foram premiados


Estudantes de oito escolas do município tiveram excelentes resultados na edição 2015 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Foram 123 medalhas conquistadas pelos alunos do primeiro ao nono ano do ensino fundamental. Entre as premiadas, sete escolas da rede municipal e uma particular.

A escola que mais se destacou foi a João Florêncio que conquistou 38 medalhas, sendo quatro de ouro, seis de prata e vinte e oito de bronze. Em seguida vieram: Professora Terezinha Vieira de Camargo Barros com 23 medalhas, sendo dez de ouro, seis de prata e sete de bronze; Acácio Vieira de Camargo com 22 medalhas, sendo sete de ouro, sete de prata e oito de bronze; Professora Maria da Conceição Oliveira Marcondes com 21 medalhas, sete de ouro, seis de prata e oito de bronze; Centro Educacional do SESI com dezesseis medalhas, quatro de ouro, sete de prata e cinco de bronze; Maria Eli da Silva Camargo com quatro medalhas, três de ouro e uma de bronze; José Galvão Sobrinho com três medalhas de ouro e Escola Professor Alves de Araújo com uma medalha de ouro e duas de prata. A Cerimônia de premiação foi realizada no auditório do Nebam Ayrton Senna da Silva e reuniu familiares dos estudantes.

ESTACIONAMENTO ROTATIVO VOLTA A FUNCIONAR NO DIA 9

A fiscalização será feita por guardas civis municipais e agentes de trânsito

A partir do dia 9 de dezembro, o sistema de estacionamento rotativo volta a funcionar na região central de Tatuí. Segundo nota da Prefeitura, o pedido foi pelos comerciantes, por conta do aumento do número de veículos durante as compras natalinas. A fiscalização será feita por guardas civis municipais e agentes de trânsito. Os carnês de rotativo estarão à venda nos estabelecimentos comerciais credenciados.

Museu programa Festa de Natal


Funcionário mora em obra parada de unidade de saúde em Tatuí

Antônio Benedito vive na obra abandonada desde
setembro (Foto: Reprodução/TV TEM)
Auxiliar de serviços vive no edifício abandonado: 'Fico aqui sozinho, só eu e Deus'.

Do G1- A construção de uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) foi interrompida e se tornou “moradia” para um dos funcionários contratados para a obra, em Tatuí. O auxiliar de serviços Antônio Benedito, que saiu do Maranhão, vive sozinho no edifício abandonado desde que os serviços foram interrompidos, em setembro deste ano. A previsão era de que o prédio fosse finalizado um ano antes, em setembro de 2014. “Fiquei trabalhando aí e quando parou eu continuei para receber. Agora eles me pagaram, mas falta receber o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Ainda precisa fazer a homologação da rescisão. Enquanto isso fico aqui sozinho, só eu e Deus”, afirma.

Com mais de 1,2 mil metros de área construída e R$ 2 milhões investidos, o prédio, que atenderia 300 pacientes por dia, junta entulho e sujeira. Enquanto os trabalhos eram realizados, Benedito e outros 10 funcionários dormiam em um alojamento improvisado próximo ao local. “Dormia todo mundo aqui”, relata o trabalhador.

Imagens do depoimento do auxiliar de serviços à reportagem da TV TEM foram mostradas ao advogado trabalhista Adeilson José de Freitas. Segundo ele, o funcionário não poderia estar desamparado sem lugar para ficar. No espaço há apenas uma geladeira e um colchão jogado no chão à disposição do hormem.

“Este trabalhador está abandonado à própria sorte pela empresa pagadora e por parte do Poder Público. Vivendo no ambiente em que trabalhava e convivendo com riscos à saúde. Além disso, o alojamento citado não possuía condições de acolher os funcionários”, destaca Freitas.

Esclarecimentos
Em nota, a empresa RTA Engenharia disse que a prefeitura suspendeu o serviço temporariamente por 120 dias e que está com nota fiscal atrasada para receber do órgão. A companhia respondeu que assim que receber o repasse de verbas irá fazer a homologação da rescisão contratual do trabalhador.

Conforme o Executivo, a obra parou pelo agravamento da crise econômica no país, o que inviabilizou o repasse federal de recursos. A administração municipal informou ainda que a responsabilidade do pagamento ao funcionário é da própria empresa e ressaltou que disponibilizará ajuda por meio da Secretaria de Assistência Social.

Sobre a falta de repasses federais, o Ministério da Saúde alegou que não houve atrasos na passagem de recursos. O órgão apontou que fez o investimento de R$ 1,5 milhão, referentes às duas parcelas da obra. As duas últimas, no valor R$ 500 mil serão pagas assim que a prefeitura provar que o trabalho acabou e está em funcionamento. A Pasta indicou que o Executivo já foi notificado sobre o atraso do serviço e sobre a falta de documentação para que a última parcela seja paga.

Mostra de Artes Cênicas é atração com entrada de graça em Tatuí

Peça 'Gata Borralheira' será apresentada no
domingo (Foto: Divulgação/ Conservatório de Tatuí)
Espetáculos serão apresentados no Conservatório da cidade.
Alunos irão se apresentar de sexta-feira (4) a domingo (6).


Do G1- Uma Mostra de Artes Cênicas é promovida no Conservatório de Tatuí de quinta-feira (3) até domingo (6). O evento, com entrada gratuita, conta com dez espetáculos integrados por alunos dos cursos de teatro juvenil, teatro adulto e aperfeiçoamento. As apresentações serão no Teatro Procópio Ferreira, que fica na Rua São Bento, 415, e Sala Preta, localizada na Rua Coronel Aureliano de Camargo, 550, 1º andar (confira abaixo a programação).

A abertura será nesta quinta, às 15h, com o espetáculo “O Menino que Virou História”, de Nanna de Castro, com direção de Dalila Ribeiro e direção musical de Hugo Muneratto. A peça conta a história do menino Rafael, que não gostava de ler, e Zigoberta, uma traça que descobriu a magia dos livros.

Na quinta, às 20h30, é a vez do espetáculo “Decote”, com texto da Companhia de Teatro Atores de Laura/Daniel Herz e direção de André Luis Camargo, com encenação de alunos do segundo ano do curso de teatro adulto. Inspirado na obra de Nelson Rodrigues, é cheio de rupturas e quase coreográfico, enlaçando o trágico e o grotesco com graça e humor.

Na sexta-feira (4), às 15h, será apresentado o espetáculo “Mania de Explicação”, de Adriana Falcão e Luiz Estellita Lins, com direção de Fernanda Mendes e Marcos Caresia, pelos alunos do primeiro ano do curso de teatro juvenil. “Mania de Explicação”, adaptação para o palco do livro de mesmo nome, visa a despertar a sensibilidade e a curiosidade de enxergar a vida a partir de vários ângulos e perspectivas. Na mesma data, às 20h30, o grupo de alunos do primeiro ano do curso de teatro adulto faz “Teatro de Improviso”, com orientação de Adriana Afonso.

No sábado (5), às 15h, será apresentado o musical “Matilda”, baseado no texto original de Roald Dahl e com direção de Erica Pedro e Adriana Afonso, pelos alunos do segundo ano do curso teatro juvenil. “Matilda” é uma história divertida e emocionante, que narra a trajetória de uma garota inteligente e independente, desprezada pelos pais, que encontra nos livros o prazer de viver. A tradução do libreto e texto é de Erica Pedro e Gabriel Monti. Ainda no sábado, às 20h30, o palco recebe “Remoto”, de Stef Smith, com direção de Marcos Caresia, pelo Grupo de Teatro Jovem (Projeto Conexões).

No domingo, último dia da mostra, às 15h será apresentado o espetáculo “A Gata Borralheira”, adaptação de texto de Maria Clara Machado sobre tradicional conto de fadas, com direção de Dalila Ribeiro e direção musical de Hugo Muneratto, pelos alunos do terceiro ano do curso de teatro juvenil.

O encerramento será às 20h30, com apresentação do espetáculo “A Justa Medida do Tempo”, baseado no texto “Ensaio Para Um Adeus Inesperado”, de Sergio Roveri, com direção de João Fabbro, pelos alunos do terceiro ano do curso de teatro adulto.

O espetáculo “Des[A]grado” é o único da mostra que será apresentado na Sala Preta do Setor de Artes Cênicas. Serão duas sessões, nos dias 3 e 4 de dezembro, às 18h. A direção é de João Fabbro.

Confira a programação:
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DIAHORÁRIOESPETÁCULO
Quinta-feira (3)15h'O Menino que Virou História'
20h30'Decote'
Sexta-feira (4)15h'Mania de Explicação'
18h'Des[A]grado'
20h30'Teatro de Improviso'
Sábado (5)15h'Matilda'
18h'Des[A]grado'
20h30'Remoto'
Domingo (6)15h'A Gata Borralheira'
20h30'A Justa Medida do Tempo'

Jovem é apreendida pela Guarda com maconha e cocaína em Tatuí

Suspeito tentou jogar drogas ao perceber agentes
(Foto: Divulgação/Guarda Civil Municipal de Tatuí)
Garota foi encontrada na Rua Jorge Sallum, no Bairro Rosa Garcia 2.
Rapaz de 23 anos foi preso com entorpecentes na Vila Santa Rita.


Do G1- Uma adolescente de 16 anos foi apreendida com uma porção de maconha e 10 cápsulas de cocaína, no Bairro Rosa Garcia 2, em Tatuí. Segundo a Guarda Civil Municipal (GCM), denúncias entregaram a ação da jovem na Rua Jorge Sallum. A apreensão aconteceu na tarde de quarta-feira (2) e o caso só foi divulgado nesta quinta-feira (3).

De acordo com a corporação, uma equipe foi até o local após receber as informações e encontrou a adolescente com um celular e a maconha. Durante buscas no entorno, a equipe localizou uma sacola plástica com as 10 cápsulas de cocaína.

A jovem foi levada para a delegacia e indiciada por tráfico de droga. O material foi apreendido e ela permaneceu à disposição da Justiça.

Em outro ponto
No Bairro Santa Rita, um rapaz de 23 anos foi preso em flagrante com 23 pinos de cocaína e 15 porções de maconha, disse a GCM. O suspeito foi encontrado com os entorpecentes enquanto andava pela Rua Benedito Nunes. Ao perceber a aproximação dos agentes, o criminoso tentou se desfazer das drogas.

O suspeito estava com R$ 80 em espécie quando foi abordado, conforme a guarda. Ele não quis responder ao ser perguntado sobre a origem dos itens. O criminoso foi encaminhado para a delegacia e ficou à disposição da Justiça.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

SANTA RITA VENCE EM DUAS CATEGORIAS NA COPA CRAQUES DO FUTURO

No próximo sábado acontece a grande final da série ouro

O Estádio do Sindicato dos Metalúrgicos recebeu quatro jogos da final da série prata da terceira edição da Copa Craques do Futuro. Na categoria sub11, o Santa Rita venceu o São Martinho por 1 a 0. No sub13, o Santa Rita também levou a melhor e venceu Cerquilho por 2 a 0. Já no sub15, Itapeva venceu por 1 a 0 o XI de Agosto. No sub17, Pereiras levou vantagem sobre Boituva, o placar foi 3 a 2. A final da série ouro acontece neste sábado, 5, a partir das 08h30 no estádio Itatibão, do Clube de Campo de Tatuí. A entrada é de graça.

Suspeito de atropelar e matar ciclista com deficiência se apresenta em Tatuí

Carro do suspeito de ter atropelado e matado ciclista
 (Foto: Cláudio Nascimento/ TV TEM)
Do G1- Um pedreiro de 34 anos se apresentou à polícia nesta terça-feira (1°) dizendo ser o responsável por atropelar e matar o deficiente intelectual Misael Rodrigues, também de 34 anos, em Tatuí em 14 de novembro. O suspeito fugiu do local sem prestar socorro à vítima e responderá em liberdade pelos crimes de homicídio culposo (quando não há intenção) e omissão de socorro. Ele pode pegar de 2 a 6 anos de prisão, diz a Polícia Civil.

De acordo com a polícia, o homem afirmou em depoimento que chovia no momento do acidente e não viu o ciclista entrar na frente do veículo. Teria dito ainda que depois da batida viu o homem tentando se levantar e seguiu o caminho. E que não tinha se apresentado antes por medo de represálias, afirma a polícia.

Antes do suspeito se apresentar à delegacia, o veículo que atropelou havia sido encontrado. O carro foi localizado após análise de imagens do circuito de segurança de um clube de campo. O veículo ficou no pátio da delegacia e deve passar por perícia nos próximos dias.

'Quero justiça'

Em 17 de novembro, a mãe da vítima, Dalva José de Almeida, pediu por justiça durante entrevista À TV TEM. “Estou muito triste nervosa e, estou acabada, arrasada. Não desejo isso para ninguém. Filho de ninguém. Ai meu Deus, não me conformo. Não me conformo. Quero justiça”, afirma.

Misael, que precisa de necessidades especiais, estava com a bicicleta quando foi atingido na Avenida Onze de Agosto, no Centro.

Segundo o irmão, Reginaldo Samuel Rodrigues, ele tinha acabado de sair de um supermercado quando o acidente aconteceu. Misael chegou a ser levado ao pronto-socorro, mas não resistiu aos ferimentos. Ele teve traumatismo craniano. “Chegando lá tinha um carro parado ao lado dele, um casal chorando e desesperado. Por que não chamou socorro?”, conta.

A cunhada de Misael, a balconista Tatiane Aparecida Elias, disse que a vítima sempre respeitou a sinalização e não costumava pedalar entre carros. "Parava no vermelho para passar junto com os carros. Ele sabia o que ele fazia. As pessoas tinham que parar para prestar socorro", afirma.

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

TATUIANO CONQUISTA MEDALHA DE OURO NOS JOGOS ABERTOS DO INTERIOR

Antônio Lablak superou oponentes de Barretos, Patrocínio Paulista, Ourinhos e Santos

Enquanto muitas cidades cancelaram o envio de suas delegações para a edição 2015 dos Jogos Abertos do Interior, Tatuí tem motivos de sobra para comemorar. Nesta terça-feira, 1º, o capoeirista Antônio Lablak foi o primeiro lugar na categoria peso pesado masculino e faturou medalha de ouro na 79ª edição dos Jogos Abertos do Interior, que está acontecendo na cidade de Barretos. Em 2014, o capoeirista faturou o terceiro lugar nos Jogos Abertos de Bauru.

Suspeito de atropelar e matar ciclista se apresenta à Polícia

Homem fugiu sem prestar socorro. Ele disse à polícia que chovia no momento e que não viu quando a vítima entrou na frente.

Do G1 Itapetininga e Região

Um pedreiro de 34 anos se apresentou à polícia nesta terça-feira (1°) dizendo ser o responsável por atropelar e matar o deficiente intelectual Misael Rodrigues, também de 34 anos, em Tatuí, em 14 de novembro. O suspeito fugiu do local sem prestar socorro à vítima e responderá em liberdade pelos crimes de homicídio culposo (quando não há intenção) e omissão de socorro. Ele pode pegar de 2 a 6 anos de prisão, diz a Polícia Civil.

De acordo com a polícia, o homem afirmou em depoimento que chovia no momento do acidente e não viu o ciclista entrar na frente do veículo. Teria dito ainda que depois da batida viu o homem tentando se levantar e seguiu o caminho. E que não tinha se apresentado antes por medo de represálias, afirma a polícia.

Antes do suspeito se apresentar à delegacia, o veículo que atropelou havia sido encontrado. O carro foi localizado após análise de imagens do circuito de segurança de um clube de campo. O veículo ficou no pátio da delegacia e deve passar por perícia nos próximos dias.

Dalva José de Almeida pede justiça por morte do filho (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Pai e filho são presos com revólver, espingarda e munições em Tatuí

Armas estavam escondidas na casa deles.
Apreensão dos objetos e prisão dos envolvidos aconteceu em Tatuí.

Do G1- Um homem e seu filho foram presos em flagrante com uma espingarda, um revólver e munições dentro da própria casa, em Tatuí. Segundo a Polícia Militar, a dupla foi localizada após denúncias anônimas. A apreensão dos objetos e prisão dos envolvidos aconteceu na noite de segunda-feira (30), no bairro Guarapó.

Após receber as informações, uma equipe se deslocou até o local, próximo ao quilômetro 138 da Rodovia Presidente Castello Branco (SP-280).

Ao chegar no destino indicado, o jovem de 25 anos foi localizado. Em abordagem, os policiais não encontraram nada com o suspeito. Na casa dele, porém, os policiais encontraram o pai do rapaz, de 52 anos, e as armas, além de seis munições intactas na espingarda, um frasco de pólvora, sete munições para o revólver e um estojo com 38 espoletas.

Os suspeitos confessaram que eram donos das armas, que estavam sem documentos. Eles foram levados para a delegacia e tiveram fiança de R$ 850 estipulada para cada um. A dupla não pagou e permaneceu à disposição da Justiça.

Conservatório de Tatuí promove de graça a 1ª Mostra de Canto Coral

Evento terá participação de 53 coros do
Conservatório (Foto: Cláudio Nascimento/ TV TEM)
Ação começou nesta segunda-feira (30) e vai até 11 de dezembro.
Irão participar 53 coros da própria instituição; confira programação.


Do G1- A 1ª Mostra de Canto Coral do Conservatório de Tatuí começou nesta segunda-feira (30) e vai até 11 de dezembro. O evento terá entrada franca no Auditório da Unidade II, à rua São Bento, 808

Sob coordenação de Cristine Bello Guse e orientação dos professores Cibele Sabioni, Ester Freire, Edmo Perandin, Karin Vercellino e Sueli Poppi, a mostra contará com apresentação de 53 coros, todos formados por alunos do Conservatório de Tatuí em diferentes níveis de aprendizado.

As apresentações ocorrem sempre a partir das 9h10, sendo duas pelas manhãs e três nas tardes. A ação é realizada na terça-feira (1°) e volta nos dias 9, 10 e 11 deste mês. Mais informações pelo telefone (15) 3205-8444.

Audição de viola e violino tem entrada franca dia 5

Alunos apresentam-se a partir das 17h no Auditório da Unidade III
Alunos dos cursos de viola e violino do Conservatório de Tatuí, apresentam-se em audição no próximo sábado, 5. A apresentação será a partir das 17h, no auditório da Unidade III (rua São Bento, 412). A entrada é franca.

Sob orientação do professor Carlos H. Blassioli, apresentam-se na audição os alunos Esther Mariano e Marjorie Mariano, André Rosário, Eloah M. de Oliveira, Marília Simão, Ana Laura Ferreira, Beatriz Rodrigues e Jessica Paganuci. Eles serão acompanhados ao piano pelo professor Juliano Kerber e pelos pianistas correpetidores Francine Cancian e Tiago Araújo.

SERVIÇO

Audição de Viola e Violino
Carlos Henrique Blassioli, professor responsável
Elen Ramos Pires, coordenação
Quando: Sábado, 5 de dezembro de 2015, 17h
Local: Auditório da Unidade III – Rua São Bento, 412 – Tatuí

Entrada franca

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Obra em posto de saúde para, e UBS ao lado fica superlotada, diz morador

Prédio no Bairro Jardins de Tatuí soma um ano e meio de atraso. Prefeitura alega que empresa abandonou serviços após atraso de repasse.

Do G1 Itapetininga e Região

O posto de saúde no Bairro dos Jardins, em Tatuí, está há um ano e meio atrasado para a inauguração e, por enquanto, só a grama ao redor do prédio avança. Com a situação, a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, do Jardim Gonzaga, fica sobrecarregada, diz um morador que não quer se identificar. “Ela (UBS) está atendendo todo o fluxo dos três bairros, e não tem uma estrutura muito grande como teria esse aqui se funcionasse”, lamenta.

Com investimento de R$ 300 mil, trabalho iniciou em 2013 e obra deveria ter sido inaugurado em 2014. (Fotos: Cláudio Nascimento/ TV TEM)

A Prefeitura de Tatuí alega atraso em repasses federais. Segundo o Executivo, somente no primeiro semestre deste ano, o recurso total foi liberado pela União. O Governo Federal nega que que tenha ocorrido atraso no repasse. Afirma que já transferiu duas parcelas do acordo e que a última só será enviada após provas do andamento da obra (confira as respostas completas abaixo).

Enquanto há o "jogo de empurra”, a placa em frente à obra é clara e informa: data de início outubro de 2013 e prazo para fim abril de 2014. Mas até novembro deste ano, somente a estrutura foi concluída. “Esse posto aqui vai atender três bairros: Jardim Tatuí, Jardim Gonzaga e Vila Angélica. Está fazendo falta”, comenta o morador.

Respostas do município e União
De acordo com prefeitura, o município teve que abrir nova licitação para contratar outra empresa para dar andamento ao projeto. Assim que a concorrência pública for terminada, a obra será retomada. A expectativa é que a unidade seja concluída no primeiro semestre de 2016, completa o órgão.

Já o Ministério da Saúde diz que já repassou à Secretaria Municipal de Saúde o valor de R$ 200 mil, referentes às duas primeiras parcelas da obra. Alega ainda que a terceira e última parcela, no valor de R$ 66 mil, só será paga quando o município inserir no sistema da Pasta o atestado de conclusão de obras e comprovação do início do funcionamento da unidade, por meio de documentos, notas fiscais e fotografias, conforme regulamenta a portaria nº 340/13.

Promessa de parque
Outro motivo para reclamações por atrasos em Tatuí é o local onde seria construído um parque de lazer no Jardim Wanderley. A promessa, por enquanto, não passa de um monte de terra jogada no terreno. A prefeitura diz que aguarda aval ambiental para continuar os trabalhos (confira a resposta completa abaixo).

O professor Roberto diz ficar indignado com a falta de iniciativa para dar início ao prometido parque. “Não estamos vendo nada disso, apenas coisas que pelo nosso modo de entender, malfeitas. Para uma área de lazer, tinham que cortar a grama, plantar mais árvores, colocar brinquedos para as crianças. Agora, mexendo no percurso da água, no córrego? É uma coisa que a gente não fica satisfeito”, reclama.

Além da insatisfação, há também a preocupação com o ambiente, afinal o local está a aproximadamente um quilômetro da nascente do Ribeirão do Manduca. E o que era pra ser o início das obras da Área de Lazer Mário Cóscia se transformou num gerador de problemas, lembra o ambientalista Paulo Sena. “Esta terra acumulada agora representa risco, porque a cada chuva, e estamos tendo muita chuva ultimamente, a terra é novamente transportada pela água, levando o problema a outros lugares distantes daqui. É fácil o acúmulo de lixo, de detritos, e animais de espécies nativas agora estão fugindo daqui”, aponta.

A Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura de Tatuí informou que aguarda o aval do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo para dar continuidade às obras no terreno. O departamento diz que acompanha o projeto e não há risco da terra chegar ao Ribeirão do Manduca.

Terreno onde será parque não demonstra avanço em obras (Foto: Cláudio Nascimento/ TV TEM)

Recital reúne 11 alunos de violoncelo na sexta-feira, 4

Apresentação terá orientação da professora Elen Ramos Pires

A professora Elen Ramos Pires coordena recital da classe de violoncelo no Conservatório de Tatuí, equipamento do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura, nesta sexta-feira, 4. A apresentação terá entrada franca a partir das 14h, no Salão Villa-Lobos (rua São Bento, 415).

A audição contará com participação dos alunos Alexandre Nascimento de Souza, Aléster Macleuz, Ariane Aparecida Tiago, Déverson Santos de Sousa, Giovanna Cortese, Ketlyn Mayara, Mariana Camillo de Vasto, Mateo Lucas Pires, Patrick Silva, Taly Eduarda Ferreira de Almeida e Victor Ambrosino Martins. Os alunos serão acompanhados pelos pianistas correpetidores Mariana Virgillo, Tatiane Costa e Thiago Araújo. 

SERVIÇO
Recital de Alunos da Classe de Violoncelo
Elen Ramos Pires, professora responsável e coordenação
Sexta-feira, 4 de dezembro, 19h00
Salão Villa-Lobos / Rua São Bento, 415 - Centro - Tatuí
Grátis / Informações: 15 3205-8444

Ministro Gilberto Kassab assina convênio de R$ 5 milhões em Tatuí para pavimentação e qualificação de vias

Crédito Foto
Comunicação Tatuí - Evandro Ananias 
80% será destinado para asfaltar novas ruas. Veja abaixo as vias que receberão o benefício

A sala de reuniões da Prefeitura de Tatuí, recentemente ampliada, acabou ficando pequena. Mais de 300 pessoas, entre lideranças locais e regionais – com destaque para a presença de 17 prefeitos, além de vice-prefeitos e vereadores – disputaram um espaço para prestigiar a visita do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, que anunciou investimentos de R$ 5 milhões do Governo Federal no setor de mobilidade urbana. Os recursos são do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2, Pavimentação e Qualificação de Vias Urbanas.

Segundo o Ministro Gilberto Kassab, o Ministério das Cidades apoia com recursos a execução de obras de pavimentação e qualificação de vias e toda infraestrutura como sistema de drenagem de águas pluviais, redes de abastecimento de água e coleta de esgoto, passeios com acessibilidade, sistemas cicloviários, medidas de moderação de tráfego, sinalização viária e elementos que promovam a acessibilidade. “Com essas obras, daremos melhor qualidade de vida à população. Sabemos que hoje os municípios têm muita dificuldade financeira. Conseguem honrar com os gastos constitucionais, da Educação e Saúde, e folha de pagamento. Por isso, o repasse federal é fundamental para auxiliar justamente na infraestrutura. Acompanhamos de perto a batalha e a dedicação do prefeito Manu na formatação e aprovação desse projeto que já estava tramitando antes mesmo de eu chegar ao Ministério”, lembrou o ministro.

Pelo Programa, 80% do recurso deve ser obrigatoriamente destinado a asfaltar novas ruas e 20% para recape e recuperação da malha asfáltica. Com o recurso, a Prefeitura de Tatuí irá executar pavimentação da ligação entre o San Raphael e o Rosa Garcia, da Rua Porfírio Pedroso (Jardim Santa Rita), da Rua Orminda Salum Teles (Jardim Novo Horizonte), das ruas Maria Camargo Martins e Joaquim Faustino da Rosa (Vale dos Lagos), e recapeamento na Avenida Nelson Marcondes do Amaral e da Rua Salvador Alexandre de Andrade. 

O prefeito de Tatuí lembrou que “nós já começamos um trabalho importante, asfaltando as primeiras ruas do Bela Vista, a ligação do Jardim América, São Conrado e Santa Luzia, as ruas do Distrito Industrial, além da última rua do Jardim Gonzaga. Agora, será vez aprofundar nosso trabalho e atender mais pessoas”.

Minha Casa, Minha Vida / Durante o encontro também foi tratado da segunda fase do Programa Minha Casa, Minha Vida em Tatuí. De acordo com Kassab, logo no primeiro trimestre do próximo ano, deve ser autorizada a liberação da segunda etapa do maior empreendimento habitacional da história de Tatuí, já em construção, que terá 2.353 casas populares. 

Região representada / Além de Tatuí, prefeitos de Guareí, Pereiras, Araçariguama, São Miguel Arcanjo, Porangaba, Torre de Pedra, Itapetininga, Campina do Monte Alegre, Cesário Lange, Quadra, Porto Feliz, Bofete, Alambari, Tietê, Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora estiveram presentes ao encontro, assim como os vereadores Fábio Menezes, André Norbal, Dione Batista e Carlos Rubens Avalone Junior.

Mostra de Canto Coral terá 53 apresentações gratuitas

Coros formados por alunos apresentam-se nos dias 30 de novembro e 1º, 9, 10 e 11 de dezembro

Tem início na segunda-feira, 30, a 1ª Mostra de Canto Coral do Conservatório de Tatuí. O evento terá entrada franca no Auditório da Unidade II, à rua São Bento, 808.

Sob coordenação de Cristine Bello Guse e orientação dos professores Cibele Sabioni, Ester Freire, Edmo Perandin, Karin Vercellino e Sueli Poppi, a mostra contará com apresentação de 53 coros, todos formados por alunos do Conservatório de Tatuí em diferentes níveis de aprendizado. A frequência à disciplina de canto-coral é obrigatória na instituição.

As apresentações ocorrem sempre a partir das 9h10, sendo duas pelas manhãs e três nas tardes.

SERVIÇO
1ª Mostra de Canto Coral do Conservatório de Tatuí
30.nov. e 1º, 9, 10 e 11.dez . 8h às 19h
Mostra de Canto Coral
Cristine Bello Guse, coordenação
Auditório da Unidade 2 – Rua São Bento, 808
Entrada franca

Informações: 15 3205-8444

Camerata Jovem de Violões e Coro Infantil apresentam Cantata de Natal

Grupos formados por alunos do Conservatório de Tatuí serão destaques na sexta, dia 4

A Camerata Jovem de Violões e o Coro Infantil do Conservatório de Tatuí, fazem na sexta-feira, 4, apresentação especial de Natal. Com entrada franca a partir das 18h no Auditório da Unidade II (rua São Bento, 808), a orientação será das maestrinas Míriam Cândido e Márcia Braga.

Inicialmente, o Coro Infantil do Conservatório de Tatuí apresentará as obras “Maria Solidária” (de Beto Guedes) e “Caresse sur l’ocean”, de Christophe Barratier e Bruno Coulais.

Em seguida, a Camerata Jovem do Conservatório de Tatuí apresenta de G. Rossini, a Abertura da Ópera Guilherme Tell (com arranjos de Edson Lopes).

A apresentação será finalizada com apresentação conjunta de ambos os grupos da obra “Cantata de Natal”, de Ronaldo da Silva, em seis movimentos: A viagem, Não há lugar, Glória, Dorme Jesus, Reis Magos e Encerramento.

Acompanham os grupos, ao piano, Domingos Sarto Neto. Mais de 50 alunos participam da apresentação especial de Natal.

SERVIÇO
Cantata de Natal
Coro Infantil e Camerata Jovem de Violões do Conservatório de Tatuí
Sexta-feira, 4 de dezembro, 18h00
Auditório da Unidade II
Rua São Bento, 808 – Centro – Tatuí
Grátis
Informações: 15 3205-8444

domingo, 29 de novembro de 2015

VEJA A PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DO CAVALO LUSITANO DE TATUÍ

Momento Equestre - Misto de atrações, o evento de encerramento do calendário oficial do cavalo Lusitano acontece de 11 a 13/12, no Centro Hípico de Tatuí (Hípica Centaurus), definindo os campeões dos rankings 2015 da ABPSL e trazendo entre as novidades deste ano o Leilão Oficial e a inédita Copa do Mundo de Equitação de Trabalho com participação de oito países. Confira as atrações e a programação do evento.

CONCURSO DE MORFOLOGIA - MODELO E ANDAMENTOS – Será realizado a IV etapa do ranking ABPSL 2015 e conhecidos os vencedores da temporada nas categorias: Melhor Criador Melhor Expositor, Melhor Fêmea Jovem, Melhor Macho Jovem, Melhor Fêmea Adulta e Melhor Macho Adulto. A programação começa no sábado (12), às 08h30 com as fêmeas (categorias 2ª, 3ª, 4ª, 5ª. 6ª e 1ª), seguida dos machos (categorias 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 1ª). No domingo (13), às 14h00, acontece o Grande Campeonato seguido da cerimônia de premiação. O Concurso de Modelo e Andamentos será realizado na pista Grand Prix.

GRAND PRIX DE VELOCIDADE DO CAVALO LUSITANO – a V e última etapa desta competição que foi uma das principais novidades do ano acontece no Festival de Tatuí. De crianças a cavaleiros experientes divididos em sete categorias, a expectativa é grande para saber quem vai fechar a temporada na liderança do ranking. Atração do sábado (12), às 20h00, na pista Grand Prix.

CAMPEONATO PAULISTA ABPSL DE ADESTRAMENTO - a IV e última etapa da competição exclusiva para a raça abre as atrações do Festival do Cavalo Lusitano de Tatuí na sexta-feira (11) às 09h00 (pista de Adestramento), onde serão revelados os campeões do ranking 2015 em diferentes categorias.

LEILÃO OFICIAL ABPSL 2015 - depois de vários anos está de volta um dos momentos mais esperados da comercialização de cavalos Lusitanos no País, oportunidade para que os sócios da ABPSL disponibilizem o que selecionam de melhor em seus haras. O Leilão é atração do sábado (12), às 14h00, no picadeiro coberto. Estarão à venda cerca de 30 lotes, de animais jovens a reprodutores e matrizes, cavalos montados e prontos para competições funcionais e de morfologia.

APROVAÇÃO DE GARANHÕES - última oportunidade do ano antes do início da temporada de monta de 2016. A Aprovação de Garanhões acontece na sexta-feira (11) às 16h00, na pista Grand Prix.

COPA ABPSL DE SALTO: com obstáculos de 0.80m a 1.20m, a prova é aberta a todas as raças. A prova de 0,80m a 0,90m é no tempo ideal; a de 1,00m a 1,10m ao cronômetro, e a de 1,10 a 1,20m com desempate. A disputa é atração do domingo (13) às 12h00 na pista Grand Prix.

I COPA DO MUNDO DE EQUITAÇÃO DE TRABALHO - Evento da International Working Equitation (WAWE) e instituída em 2015 por iniciativa da ABPSL e Coudelaria do Castanheiro, a competição vai reunir equipes de oito países: Brasil, Bélgica, Colômbia, França, Holanda, Itália, México e Portugal. A programação começa na sexta-feira (11) às 14h00 com a prova de Ensino (pista de Adestramento), segue às 20h00 com a Maneabilidade (pista Grand Prix); no sábado (12) é a vez da Velocidade (pista Grand Prix) e termina no domingo (13) às 10h00 com a prova da Vaca, quando será conhecida a equipe campeã. A soma de pontos nestas três fases é que define a classificação.

O Festival do Cavalo Lusitano de Tatuí reúne criadores, proprietários, cavaleiros e amantes da raça e traz, ainda, eventos sociais como show musical, lançamentos de produtos, demonstrações eqüestres e confraternização.

Todas as atrações do Festival do Cavalo Lusitano de Tatuí terão transmissão AO VIVO na www.ZONARURAL.TV

Conservatório sedia dois recitais de piano na quinta-feira, 3

Apresentações terão entrada franca às 16h e 19h, no Salão Villa-Lobos

O Conservatório de Tatuí, sedia na próxima quinta-feira, 3, dois recitais de piano. São apresentações de alunos que concluem o curso de aperfeiçoamento na área. As apresentação têm entrada franca às 16h e 19h, no Salão Villa-Lobos, à rua São Bento, 415.

Às 16h, apresentam-se os alunos Priscila Fernandes Costa, Kim Kennerly e Oscar Aldama, orientados respectivamente pelos professores Zoraide Mazzulli Nunes, Juliano Kerber e Cristiane Bloes.

A primeira a se apresentar é Kim Kennerly, que conclui curso de especialização em repertório clássico. Ela apresenta obras de Beethoven (Sonata op. 2 nº 1 – 1º movimento) e Mozart (Sonata KV 331 – Rondó – Alla Turca).

Em seguida, apresenta-se Priscila Fernandes Costa, que conclui especialização em Repertório Moderno. Ela apresenta obras de Scriabin (Estudo op. 2 nº 1), Ginastera (Suite das Dazas Criollas) e Rachmaninoff (Polichinelo op. 3 nº 4).

O último a se apresentar é Oscar Aldama, que faz especialização em Repertório Moderno. Ele apresenta obras de C. Debussy (Ballade), E. Martinez (Pacholi, com arranjos do próprio aluno) e obra composta por ele próprio, Festejo por Encomienda.

Ainda na quinta-feira, 3, a partir das 19h, apresenta-se em recital a aluna Francine de Moraes Dias, que conclui especialização em repertório do Período Romântico. Ela apresentará obras de F. Chopin (Fantasia-Improviso op. 66), Rachmaninoff (Prelúdio op. 26 nº 5), Brahms (Dança Hungara nº 5 para piano 4 mãos, com participação especial de Milene Dias), F. Chopin (Noturno op. 72 – póstumo), Mendelssohn (Rondó Capriccioso op. 55) e Darius Milhaud (Scaramouche, com participação especial de Fernando Dias no saxofone).

SERVIÇO
Recitais de Piano
Cristiane Bloes, coordenação
Quando: Quinta-feira, 3 de dezembro de 2015, 16h e 19h
Local: Salão Villa-Lobos – Rua São Bento, 415 – Tatuí
Entrada franca

sábado, 28 de novembro de 2015

Azymuth: crônica de uma Guanabara elétrica



Em 2005, fui curador de uma série chamada 3 Trios 1000 Sons no CCBB/ SP. A “tese” por trás dessa escalação é que Zimbo Trio, Trio Mocotó e Azymuth se relacionaram, desde os anos 60, com praticamente tudo de legal que aconteceu com a música nacional. Desde que o Zimbo acompanhava Elis e Jair Rodrigues n’O Fino da Bossa, passando pela parceria do Mocotó com Jorge Ben, até…

Bom, até hoje, a se levar em conta o show do Azymuth no Sesc Belenzinho, em São Paulo, na última sexta feira. Os três trios também representam estágios de interação entre a música brasileira e a internacional. O Zimbo foi uma refinada leitura das correlações entre samba, jazz e bossa (depois partindo para uma leitura jazzy da MPB). O Mocotó, percussivo até no violão, participou da invenção de um legítimo e orgânico popismo nacional, o do samba-rock; e fez uma síntese memorável entre o tropicalismo e a pilantragem em sua gravação do “Coqueiro Verde” de Erasmo, com a benção do Pasquim (que lançou o compacto).

Já o Azymuth é uma resposta (totalmente) brasileira à eletrificação do jazz, puxada por Miles Davis. Na verdade, o Azymuth tem uma relação mais direta com a escola de um dos comparsas de Miles, a do tecladista Herbie Hancock. Segundo Miles, seu jovem pianista era tão ligado em tecnologia que colocava um gravador portátil (quando isso era uma novidade) embaixo do piano, para gravar as apresentações na década de 1960. Provocado por Miles a passar aos sintetizadores, Hancock não se fez de rogado, e amontoou teclados como se fosse um Rick Wakeman negro.

Mas, ao contrário da lógica progressiva mais ostentatório-acumulativa, para Hancock esses portais tecnológicos (synths, pedais de efeito) tinham um mojo, uma macumba própria – o que também tem a ver com a herança eletrônica de Jimi Hendrix. Se eu cito isso num texto sobre o Azymuth, não é à toa: raros artistas brasileiros conseguem entrar nos ambientes tecnológicos não pela porta “branca”, digamos assim, mas pela porta “negra”, yin, intuitiva. Como Hancock, José Roberto Bertrami encontrou sua voz própria, seu exu timbrístico em teclados como o piano elétrico, o clavinet, os sintetizadores Moog, Arp e Korg e o vocoder. E nem se pode falar de uma influência, mas praticamente de um paralelismo, visto que o Azymuth gravou seu primeiro álbum em 1974, apenas um ano após a desinibida entrada de Hancock na avenida do jazz-funk com o álbum Headhunters.

Bertrami era do interior de São Paulo [Tatuí], o baixista Alex Malheiros é de Niterói, e o baterista Ivan “Mamão” Conti do Rio, capital. Nascidos os três em 1946, já trabalhavam na noite e em estúdio desde os anos 1960. Bertrami teve seu próprio trio de samba-jazz, com um álbum próprio em 1966, depois de estrear no gênero com o grupo Os Tatuís, ao lado do seu irmão Cláudio, no ano anterior. Mamão vinha da jovem guarda, com os Youngsters (depois de estrear tocando violão bossa, aos 16 anos). O pai e o tio de Malheiros, além de fazerem um som em um galpão no quintal onde às vezes aparecia o Sérgio Mendes, construíram o provável primeiro baixo elétrico nacional, usando cordas de piano.

Os trio que viria ser conhecido como Azymuth se reuniu já em 1968, para tocar bossa, no Projeto 3, depois de se conhecerem no Canecão, onde tocaram com diferentes bandas. Bertrami e Malheiros por essa época também entraram no grupo A Turma da Pilantragem. A partir daí, figuram separados ou coletivamente em dezenas de álbuns, incluindo discos do amigo Hyldon (que chegou a ser cogitado como cantor do Azymuth), Sérgio Sampaio, Odair José (em seu famoso “álbum conceitual”), Erasmo e mais um monte de gente.

Mas a sonoridade Azymuth tal e qual teve um padrinho, Marcos Valle. Foi ele que chamou o trio para ser a formação básica da trilha do filme O Fabuloso Fittipaldi, em 1973. Eles acabaram herdando o nome de uma das faixas, um (excelente) instrumental pinçado de seu disco de 1970, Mustang Cor de Sangue. O trilha é o que se espera de filme automobilismo, empolgante, orquestrada e imagética, com um quê de Michel Legrand e Dave Grusin.

E provavelmente serviu como laboratório de uma sonoridade que se afastasse da “entrega usual” da MPB. Mas a assinatura ainda era a de Valle – só um ou outro detalhe, no uso de synths, por exemplo, e nas baterias enfáticas, aponta para a futura sonoridade deles. Além de “Azimuth”, a música (renomeada “Fittipaldi Show”), há ainda a ótima “Virabrequim”. No ano anterior, 1972, Valle e o trio já tinham colaborado em um álbum lounge anônimo, chamado apenas Som Ambiente, meio canastrão, mas que tem um trabalho de órgão característico de Bertrami, e um baixo já com uma timbragem e uma mixagem à frente que revelam um certo azymuthismo (desse ano também há um compacto duplo de covers, creditado ao grupo Seleção, com que animavam a boate Monsieur Pujol, de Miele & Bôscoli).

Se eu fosse curador do show no Sesc Belenzinho, dentro da (ótima) série Álbum, em que o artista toca seu disco mais notável, sem a menor dúvida eu indicaria o segundo do Azymuth, Águia Não Come Mosca, de 1977. É nesse disco que eles se encontram completamente, em músicas definidoras como “Vôo Sobre o Horizonte”, a faixa-título (com solo de sax de Paulo Moura), o samba-fusion “A Presa”, “A Caça” (com uma qualidade gringa de arranjo, incluindo um trabalho interessante de guitarra de Malheiros), e a belíssima “Falcon Love Call” (marcada pela melancolia de algumas composições de Bertrami).

Também inclui duas músicas de Milton Nascimento, que apontam para uma época em que a MPB andou flertando com a fusion, como no belo álbum São Paulo – Brasil de Cesar Camargo Mariano, do mesmo ano, de certa forma extensão do trabalho que ele fazia com Elis; de Walter Franco acompanhado ao vivo pelo pessoal do Terço; ou o precursor A Matança do Porco do Som Imaginário(1973). E evidentemente o paralelo com a gafieira funk da Banda Black Rio, a (in)versão negra do Azymuth.

Mas a opção do Sesc foi pelo primeiro disco, lançado em 1975, ainda com a grafia Azimüth. E acabou sendo uma ótima escolha, por algumas razões: primeiro, porque fez com que o grupo tocasse músicas que não tocava desde a época (se é que as tocou ao vivo), como “Periscópio”, com passagens prog (o que os aproximava do clima do Som Nosso de Cada Dia, da banda argentina Crucis ou da italianaGoblin, por exemplo, mais do que do jazz-funk americano. A capa de Azimüth também é bem progressiveira).

Segundo, porque mostrou um tanto do bom humor de mesa de bar do grupo, revelado por exemplo na instrumental “Melô dos Dois Bicudos”, dedicada a dois chatos que ficavam dando palpite no estúdio (Mamão só não contou quem eram), ou em “Esperando a Minha Vez”, espécie de desabafo autobiográfico de Malheiros, com um suíngue contagiante. Essa é uma canção que poderia estar num álbum soul de um Tony Bizarro (com quem aliás eles gravaram), Don Beto ou Robson Jorge/ Lincoln Olivetti (com quem também tocaram).

Terceiro, porque mostra que, descontada a produção, feita meio na raça (a Som Livre comprou o disco pronto, que foi gravado em 1974), músicas como “Brazil”, “Caça à Raposa”, “Manhã” e a bela “Montreal City” poderiam estar em qualquer disco do grupo. Foi ótimo vê-las tocadas com a garra atual do trio. Um compacto duplo lançado antes desse álbum, em 1975, pela Polydor, já trazia a incrivelmente tensa “Melô da Cuíca”, que foi parar na trilha da novela Pecado Capital. Essa e a memorável “Linha do Horizonte” (composta por Paulo Sérgio Valle e Paraná), que abre o LP e virou para sempre flashback absoluto de bailinhos e rádios de samba-rock, apresentaram o Azymuth ao grande público. Nessa fase o grupo podia ser considerado um quarteto, com a presença do percussionista Ariovaldo Contesini. O primeiro álbum também é o disco que tem mais músicas assinadas coletivamente, e mais faixas com vocais (que depois ficariam raras, exceto por eventuais vocalises e vocoders, isso até o disco de 30 anos de carreira, que tem alguns cantores convidados, como Emílio Santiago e a filha de Alex, Sabrina Malheiros).

O ano de 1977 levaria o Azymuth ao festival de Montreaux, como primeira banda nacional convidada (antecipando uma onda de brasileiros, com Gil, A Cor do Som, Elis, Hermeto, Milton, João Gilberto, Pepeu e muitos outros, e a vinda do próprio festival para São Paulo, em 1978). Na setlist desse show, aparece uma execução de Batmacumba, que eu gostaria muito de ouvir. Em 1979 foi a hora da grande tacada internacional do grupo. Depois de excursionar nos EUA no ano anterior com Flora Purim e Airto Moreira, lançaram internacionalmente o álbum Light As a Feather.

A faixa “Jazz Carnival” estourou, configurando uma espécie de invasão brasileira no jazz-funk, junto com “Sweet Lucy”, de Raul de Souza (1977). Mas Raul tinha sido produzido e apadrinhado por George Duke, enquanto o Azymuth de novo fez tudo praticamente sozinho (exceto pela piscada para o público de Airto e Flora – a faixa título é uma composição da cantora e de Stanley Clarke), gravando o disco no Brasil e entregando para o selo Milestones. É o ápice sonoro do trio, em faixas sensacionais como “Partido Alto”, “Avenida das Mangueiras” e “This Exists”, além do animadaço hit de mais de nove minutos. A combinação de Bertrami de solos ao piano elétrico com camas de timbres bastante sintéticos, combinada com o groove de Alex e Mamão tocado com uma mão até pesada, com viradas e slaps viris, faziam do Azymuth uma banda de sonoridade única.

O rótulo “crazy samba” fazia algum sentido; não eram músicos negros cheios de ginga, nem tinham a leveza da bossa, mas sim um, digamos, tijuco-jazz-rock-funkismo que levou a Guanabara elétrica anos 70 adentro. A capa de Light é bacana, uma ilustração do americano Jamie Putnam (capista de Ron Carter, McCoy Tyner e Carl Tjader, entre outros), que faz um bom par com a ilustra de Antonio Peticov para Águia Não Come Mosca. O último grande disco dessa fase é Outubro (1980), que traz a sensacional “Dear Limmertz” na linha mais intrigante do Azymuth, com seu vocoder e slaps metálicos colidindo com syndrums, e “Maracanã”, na sua linha mais dançante e chacoteira. A parceira mais constante com o trio até então é a percussionista Aleuda.

O grande maestro José Roberto Bertrami morreu em 2012. Por sorte, depois de uns anos afastado do Azymuth (que seguiu com tecladistas substitutos em seu lugar entre 1989 e 1994), o trio original foi convidado pelo selo inglês Far Out em 1995 a honrar o seu posto de heróis do acid jazz. Lançaram desde então mais de 10 discos, entre originais, coletâneas e tributos remixados de DJs, discos que não foram distribuídos no Brasil. Dentre esses, vários como Pieces of Ipanema, Woodland Warrior (os dois de 1998) e Before We Forget (2000) ombreiam com a fase clássica.

Ouça respectivamente as faixas “Pieces of Ipanema”, “The Quest?” e “Antes Que Esqueça” e o remix“Cuíca Laranja Azeda”, todas com programações e remixes de DJs europeus amigos, para entender o entrosamento do grupo com as novas gerações. Os álbuns também costumam trazer alguma composição percussiva de Mamão. Chocantemente, nesse período todo só um disco foi lançado aqui, chamado 21 Anos, gravado em 1994. Lá fora, o mais recente é Aurora (2011). Mas ainda há um disco inédito gravado com Bertrami para ser lançado pela Far Out.

O atual tecladista do Azymuth é o experiente Kiko Continentino (Fernanda Abreu, Djavan, Milton Nascimento; parceiro do baterista Pascoal Meirelles e dos baixistas Luiz Alves e Paulo Russo). Jazzista até mais exuberante que Bertrami, mantém o Azymuth conectado não só com sonoridades brasileiras, como as de Deodato e Donato mas, em alguns solos, evoca o fraseado de Herbie Hancock ao piano, e de Brian Auger no órgão. Sua escolha de timbres é bem fiel ao universo de Bertrami.

A apresentação no Sesc encontrou uma plateia muito conectada com a banda e atenta, que ganhou de presente um show perfeito e único, com o repertório do primeiro álbum mais as essenciais “Vôo Sobre o Horizonte”, “Partido Alto” e “Dear Limmertz”, essa ouvida de pé. Raras vezes o jazz elétrico brasileiro chegou a tais alturas; e quando chegou foi com artistas da estatura de Egberto Gismonti ou do Grupo Um. O Azymuth mantém frequentes turnês e apresentações no exterior mas, como disse Mamão, nada como um justo reconhecimento em vida, e em sua própria terra.

Foto: Valéria Coelho, agradecimentos a Mariana Bergel

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Apae tenta transformar alunos em 'chefs' de cozinha em Tatuí



'Me apaixonei por esse trabalho com eles', afirma professora de culinária. Ação é feita em cozinha adaptada e visa estimular autonomia dos atendidos.

Do G1 Itapetininga e Região
Foto: Reprodução TV TEM

Um projeto da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Tatuí (SP), que visa estimular a autonomia dos jovens atendidos, tenta transformar os alunos da unidade em "chefs" de cozinha no local. “Me apaixonei por esse trabalho com eles. Para mim foi um presente de Deus”, afirma a professora de culinária Arlete Macri Ananias.
Com o acompanhamento de funcionários, os alunos são levados à cozinha para aprender a lidar com ferramentas de culinária. A ação também visa estimular a aprendizagem na hora de preparar um cardápio. “Pesquiso muito para encontrar receitas com sabor, qualidade e praticidade”, relata Arlete.

Além de montar os pratos, a importância em manter o espaço limpo é trabalhada com os beneficiados. Sempre que uma atividade é encerrada, os integrantes fazem a limpeza. “Tem que lavar a louça para deixar tudo limpo para o próximo que usar”, fala a aluna Daiane Santos Ferreira.

Para facilitar a compreensão, os jovens recebem as receitas em um livro com ilustrações ao lado de números para que o aluno saiba qual é o alimento pedido e quanto é a quantidade que vai ser utilizada durante a montagem dos pratos. “A receita é igual àquela escrita. Só colocamos figuras para que eles entendam melhor o que precisa ser feito”, explica a terapeuta ocupacional Cássia Cristina Soares.

Apesar de importante, a construção da cozinha adaptada só foi possível devido à ajuda vinda de doações por meio do Imposto de Renda (IR). A gerente da Apae de Tatuí, Rita de Cássia Leme Santos, destaca a contribuição. “É legal, porque o imposto será pago de qualquer forma em 6% como pessoa física e 1% como pessoa jurídica para projetos de crianças e adolescentes”, completa.

Clube do Livro de Tatuí

Rolou o primeiro encontro do Clube do Livro de Tatuí, no CEU das Artes. Além da literatura, foram discutidos outros assuntos interessantes e importantes. Todos podem participar. Todos os sábados às 9:00 horas no CEU das Artes, na Vila Santa Helena. O projeto é de Aline Ross, Daniela Rocha e Priscila.