sexta-feira, 29 de março de 2019

Concurso Literário Paulo Setúbal abre inscrições no dia 1º

As inscrições permanecerão abertas até 17 de maio no Museu Paulo Setúbal ou via Correios.



A Prefeitura de Tatuí anuncia para o período entre os dias 1º de abril e 17 de maio as inscrições para o Concurso Literário Paulo Setúbal. As inscrições deverão ser feitas na sede do Museu Histórico Paulo Setúbal ou via Correios, respeitando o Edital publicado no site da Prefeitura (http://tatui.sp.gov.br/concursos-publicos).

No dia 02/04, às 19h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, haverá a abertura oficial do Concurso Literário “Paulo Setúbal” - parte integrante da 77ª Semana “Paulo Setúbal” que acontecerá em agosto -, com gestores, coordenadores e responsáveis por Unidades Escolares.

Na abertura, haverá uma explicação sobre o 17º Prêmio Literário “Paulo Setúbal”, um concurso de abrangência nacional, com modalidades de Contos, Crônicas e Poesias, que tem por objetivo dar oportunidade de expressão e manifestação a todo segmento de escritores, visando a divulgação de trabalhos inéditos nestas categorias, com premiação no valor de R$ 12.000,00. Sucesso em 2018, o “Prêmio Galardão” permanece como incentivo a escritores tatuianos, pois destina-se única e exclusivamente à obra de autores nascidos ou que residam há mais de dois anos no município.

Já o 18º Concurso “Paulo Setúbal” - Literatura e Artes Visuais, de abrangência municipal, neste ano contará com o tema “Discurso da Academia Brasileira de Letras - 85 anos de História (1934-2019)”. Na orientação do trabalho dos alunos, o professor deverá utilizar um trecho do discurso realizado pelo escritor Paulo Setúbal, no ato de posse da Academia Brasileira de Letras, sendo o terceiro ocupante da Cadeira 31, eleito em 6 de dezembro de 1934. O trecho desse discurso está disponível no Edital do Concurso (http://tatui.sp.gov.br/concursos-publicos). O intuito do tema é permitir que o aluno, motivado pelo orientador, realize o processo criativo de forma espontânea e natural.

O objetivo do Concurso é resgatar e valorizar a obra do escritor tatuiano Paulo Setúbal, bem como sua importância na literatura brasileira, além de difundir a sua obra entre os alunos de Ensino Fundamental e Médio das Redes Municipal e Estadual, pública e privada de Tatuí, estimular entre os jovens o gosto pela leitura e pela pesquisa, proporcionar interdisciplinaridade por meio da literatura e da arte, e premiar escolas do município pelo incentivo à leitura, arte e pesquisa.

O Concurso será dividido nas modalidades de Literatura e Artes Visuais, com cinco modalidades, nas seguintes categorias: Ensino Fundamental (1º ao 3º ano) e Ensino Fundamental (4º ao 5º ano), nas quais o trabalho consistirá em um desenho; Ensino Fundamental (6º ao 7º ano) e Ensino Fundamental (8º ao 9º ano), nas quais o trabalho consistirá na produção de texto; e Ensino Médio (1º ao 3º ano), na qual o trabalho também consistirá na produção de texto.

Este Concurso terá premiação no valor de R$ 10.000,00 aos alunos vencedores, além de uma premiação ao professor do vencedor do primeiro e segundo lugares – este último sendo aplicado pela primeira vez no Concurso. Já a Unidade Escolar dos alunos que vencerem em primeiro e segundo lugares, receberá o Selo de Qualidade Literária da 77ª Semana “Paulo Setúbal”.

Mais informações podem ser obtidas na sede do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, que fica na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro, ou pelo telefone: (15) 3251-4969.

Nenhum comentário:

Postar um comentário