quinta-feira, 28 de junho de 2018

Hemocentro do HCFMB inaugura posto de coleta em Tatuí

Acontece Botucatu - Em uma ação inovadora em sua história, o Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) inaugurou, no último dia 23, um posto de coleta de sangue em Tatuí, assumindo assim a responsabilidade técnica pela agência transfusional do município.

Segundo o diretor médico do Hemocentro, Dr. Thiago Herbst, o pedido partiu de conversas entre o setor e a Secretaria de Saúde de Tatuí. “Atendemos a demanda e, depois de seis meses de negociações, visitas técnicas ao local e treinamentos, concluímos este projeto. Certamente esta parceria será um aliado importante para manter nossos estoques para o HC e para a região”, afirma.

Além do abastecimento de sangue, o Hemocentro será responsável por todas as atividades hemoterápicas do serviço em Tatuí: fiscalização, treinamento, suporte para casos complexos, cumprimento da legislação, planejamento e gestão.

Dr. Thiago destaca o pioneirismo e a importância desta inauguração para o Hemocentro, para o Hospital e para os pacientes. “É a primeira vez que fechamos um contrato de responsabilidade técnica em que efetivamente teremos o comprometimento do município com a captação de doadores, de modo que teremos uma extensão do Hemocentro captando e coletando bolsas de sangue”, destaca.

Em relação à implantação de um posto de coleta de doações de sangue próximo ao Hospital Misericórdia, em Botucatu, em parceria firmada com a Unimed no ano passado, Dr. Thiago afirma que, em breve, haverá novidades sobre o projeto.

Para o Gerente de Unidades Especiais, Dr. Raul Lopes Ruiz Jr., esta inauguração é muito importante por conta do aumento da demanda, tanto para o HCFMB quanto para outros hospitais. “As novas frentes de captação são importantes para reforçar nossos estoques e continuar cumprindo com nossas responsabilidades regionais no fornecimento de sangue e hemoderivados. O empreendedorismo e o entusiasmo do Dr. Thiago foram fundamentais para esta implantação”, afirma.

O Hemocentro do HCFMB também está aberto a novas parcerias. “Iniciamos algumas conversas em outras localidades para implantação de posto fixo de coleta, e é importante deixar claro que o papel de captar doadores é de responsabilidade de todos os serviços de Saúde, na esfera municipal, estadual e federal, pois todos são beneficiários dos serviços hemoterápicos”, finaliza Dr. Thiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário