terça-feira, 28 de março de 2017

Encontro de Balonismo encerrará a programação dos 52 anos de Iperó

No próximo domingo (2), um Encontro de Balonismo em Iperó encerrará as festividades dos 52 anos de emancipação político-administrativa do município. O evento acontecerá no Centro Nacional de Balonismo Iperó (CNBI).

O CNBI iniciou as atividades em 2016 e está instalado no terreno da antiga oficina de soldagem de trilhos. Com a posse do imóvel, a Prefeitura de Iperó iniciou um trabalho para destiná-lo a atividades de lazer, cultura e turismo. O espaço concedido ao balonismo não incluiu o prédio da antiga oficina, que será reestruturado através de uma parceria entre a Prefeitura e a Rumo/ALL (concessionária da ferrovia).

Os mais de 61 mil m² da área permitirão que o CNBI seja referência turística nacional na prática do balonismo. O objetivo é incentivar o turismo, alavancar o desenvolvimento, gerar renda e empregos para a cidade, desenvolver um projeto social e destinar 500 horas anuais para atividades culturais, educacionais e recreativas para alunos da rede pública, idosos que integram os programas assistenciais e a população em geral.

Com a recente elaboração do Plano de Desenvolvimento Turístico de Iperó, em parceria com a UFSCar – campus Sorocaba, o balonismo foi inserido entre as atividades que serão desenvolvidas no município para fortalecer o turismo.

O 1º Iperó Balão Festival, realizado em setembro de 2016, reuniu cerca de 3 mil pessoas. Para o evento do próximo domingo, que terá o apoio da Prefeitura de Iperó, a organização tem a expectativa de que o público seja ainda maior. Já estão confirmados 40 balões, incluindo balões em formatos especiais como a Nave da Xuxa e o Cristo Redentor, que irão colorir o céu da cidade com voos pela manhã, a partir das 6h. Além de enfeitar a paisagem, os balões estarão com os cestos caracterizados na cor azul, em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

Com a entrada gratuita, durante todo o dia a comunidade estará envolvida nas atividades que serão realizadas na área.

“A recente finalização do nosso Plano de Desenvolvimento Turístico é um grande presente para o município e o Encontro de Balonismo vai encerrar com chave de ouro as comemorações dos 52 anos de Iperó. Trabalharemos com bastante foco no turismo, incluindo o balonismo, com atividades que serão encaminhadas ao longo deste ano. E também no evento do próximo domingo será lançado o projeto a ser desenvolvido com os alunos da rede municipal, em razão da contrapartida estabelecida na licitação que concedeu o uso da área à empresa do ramo do balonismo”, explicou o prefeito.

O Centro Nacional de Balonismo Iperó – Caco Marques está localizado na avenida Brasil, s/n, Vila Santo Antonio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário