quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

'Pensei na minha filha', diz mulher que foi arrastada por enxurrada

Moradora de Tatuí foi resgatada pelo vizinho durante temporal em Tatuí.
Vítima quase caiu em uma cratera com mais de 10 metros de altura.

Do G1 Itapetininga e Região

A empregada doméstica Josiane Gonçalves, que foi arrastada por uma enxurrada durante uma forte chuva nesta terça-feira (3), em Tatuí , afirma que só pensou na filha enquanto estava sendo levada pela água e que pediu a Deus para se salvar. “Eu fechei os olhos pedindo a Deus para me salvar, clamando, clamando. Pensei na minha filha que estava em casa. Quando abri o olho, meu vizinho estava tentando me ajudar. Eu pensei que ia morrer. Se não fosse meu vizinho para me socorrer eu não estaria viva para contar”, diz.
Josiane Gonçalves foi arrastada por enxurrada
durante temporal (Foto: Reprodução/TVTEM)
A moradora de 32 anos foi arrastada em uma avenida na área central (Veja vídeo acima). Apesar do susto, não ficou ferida. Contudo, por poucos metros, se ela não fosse resgatada pelo vizinho, cairia em uma cratera de mais de 10 metros de altura que está aberta após uma ponte cair em março de 2016. A obra segue inacabada.

“Eu fui guardar minha moto e estava retornando do estacionamento, quando achei que dava para atravessar. A água passou uma rasteira em mim e me levou. Foi tudo muito rápido. Dá uma tristeza só de pensar no que aconteceu. Sai trêmula e podia ter caído nessa cratera gigante. Dá muita aflição em pensar nisso”, afirma.

Moracir Ponce ajudou a resgatar mulher da
enxurrada (Foto: Reprodução/TVTEM)
Resgate
O vizinho Moacir Rodrigues Ponce conta que estava em sua casa, quando viu Josiane sendo levada pela enxurrada e correu para socorrê-la. “Ela estava atravessando a rua, deu o primeiro passo e já caiu. Abri a porta da sala e saí correndo atrás dela. Eu puxei ela para fora da enxurrada e trouxe para cá. Foi muito rápido", conta.

Segundo o morador, se ele não tivesse visto, Josiane poderia ter morrido. "Toda vez que chove a enxurrada é muito forte e faz estrago. Estou feliz em vê-la sem ferimentos. Ainda bem que vi, porque como foi rápido, poderia ter sido pior e ela não estar viva. Um policial até apareceu deppis, mas foi depois de 10 minutos. Não daria tempo de socorrê-la”, afirma.
Secretário de obras Marcos Rezende garante
que fará uma barreira no local
(Foto: Reprodução/TVTEM)
Obras
Segundo o secretário de obras Marco Luis Rezende, uma barreira de contenção será feita nos próximos dias para evitar novas enxurradas. “Nós vamos fazer uma barreira de contenção, uma trincheira com sacos de areia, para conter a água e direcioná-la ao rio para não acontecer essa situação. Próximo à rodovia, as galerias e bocas de lobo estão todas trancadas. Vamos ter que fazer limpeza das galerias e bocas de lobo para deixar em ordem essa parte e evitar novas enxurradas”, garante.

Para o coordenador da Defesa Civil João Batista Alves Floriano, a orientação é evitar a enxurrada. “Primeiramente estamos no coração de uma estação chuvosa, que é aquela chuva forte que provoca muito volume de água. Por deficiência de drenagem, tem enxurrada. A orientação da Defesa Civil é que o pedestre não atravesse durante a enxurrada e que os motoristas evitem trafegar durante as fortes chuvas”, diz.

Chuvas- O temporal de terça-feira derrubou árvores e deixou parte de um bairro sem energia em Tatuí. Segundo o Corpo de Bombeiros, 15 árvores caíram por toda a cidade. Seis carros e uma fiação elétrica foram atingidos.

A prefeitura precisou fazer nesta quarta-feira uma operação emergencial no município para recolher o lixo que ficou espalhado na maioria dos bairros depois do temporal. Os sacos de lixo estavam frente às casas devido à falta de coleta que afeta o município desde o fim de dezembro.


Moradora quase caiu em cratera com mais de 10 metros de altura
 (Foto: Reprodução/TVTEM)
Sacos de lixo foram levados por enxurrada no Centro
(Foto: Reprodução/ TV TEM)

Chuva derrubou 15 árvores pela cidade; bairro ficou sem energia
 (Foto: Arquivo Pessoal/ Leandro Barros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário