sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Índice de chuvas está acima da média para janeiro

Obras da ponte provisória sobre o Ribeirão do Manduca, para atender o Jardim Paulista, já teve início.

A prefeita Maria José Vieira de Camargo recebeu informações da Defesa Civil local que apontam um índice elevado de chuva em Tatuí para janeiro, superior à média para este mês. Segundo um relatório assinado pelo servidor João Batista Alves Floriano, chefe da Defesa Civil, até o último dia 26, a média de chuva chegou a 365 mm, enquanto a média para o mês de janeiro é de 250 mm. Em janeiro, os dias até agora com mais chuvas foram 18, 19 e 26, com respectivamente 32,5, 32,0 e 30 mm.

Devido às chuvas, os andamentos de algumas obras ficam comprometidos. A Secretaria de Obras e Infra-Estrutura já se programa para realizar uma Operação Tapa-Buracos, mas aguarda uma estabilidade do tempo para não perder o serviço a ser executado. Um dos engenheiros da secretaria, já fez um relatório das principais situações. No mais, a Secretaria de Obras e Infra-Estrutura realiza a manutenção de praças e vias. Nos últimos dias, o trabalho esteve centrado na Avenida Virgínio Montezzo, no bairro Nova Tatuí, e na rua Onze de Agosto, na região onde ela é dividida pelo canteiro central.

União reconhece Estado de Emergência em Tatuí / O Diário Oficial da União de quinta-feira (26), trouxe a publicação da Portaria nº 8, de 24 de janeiro de 2017, que homologa o Estado de Emergência em Tatuí. A publicação é da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Com a publicação, a Prefeitura de Tatuí espera receber recursos do Governo Federal para construir uma ou duas pontes sob o Ribeirão do Manduca. Os processos já estão em trâmite no Ministério da Integração Nacional. A Prefeitura de Tatuí também busca recursos para a reconstrução de ponte sobre o Ribeirão do Manduca junto ao Governo do Estado. Recentemente, o governo estadual reconheceu o Estado de Emergência no município, provocado pelas fortes chuvas e o comprometimento de várias pontes sobre o Ribeirão do Manduca. A Prefeitura de Tatuí aguarda a liberação dos recursos estaduais e os processos estão em trâmite na Casa Militar e Defesa Civil.

Com relação à ponte sobre o Ribeirão do Manduca, a empresa responsável pela construção da ponte foi notificada na semana passada pela Prefeitura de Tatuí, pois a obra está sem produção desde outubro de 2016. O convênio para construção da nova ponte, firmado na gestão anterior, está interrompido pela falta de andamento das obras, que é paga por medição. Até o momento, foram liberadas apenas duas parcelas, que somam R$ 224.696,72. O convênio hoje está orçado em R$ 836.793,35.

A prefeita Maria José Vieira de Camargo aguarda a manifestação da Advocacia Geral do município para analisar a hipótese de rompimento de contrato com a empresa. Sendo assim, uma nova empresa poderia ser contratada para concluir a ponte.

Com relação à construção da ponte provisória, de madeira, para atender o Jardim Paulista, as obras tiveram início nesta sexta-feira (27). Elas estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Obras e Infra-Estrutura, praticamente a custo zero, pois toda a madeira foi fruto de doação. A previsão é que nos próximos 15 dias a ponte provisória esteja concluída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário