quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Fatec Tatuí: alunos criam aplicativo para colega com paralisia cerebral

Por meio de um software de comunicação personalizado, jovem pode interagir de forma mais fácil e eficiente

Uma história comovente e exemplar ganhou destaque graças à iniciativa de três alunos da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Tatuí. Sensibilizados com a batalha diária da jovem Marina Oliveira, de 20 anos, José Felipe Brito de Medeiros Vieira, Tiago Antonio Rodrigues da Cruz e Tiago Aparecido de Souza criaram um aplicativo para facilitar a interação de Marina com as pessoas.

Aluna do curso de Gestão Empresarial da faculdade, a jovem tem paralisia cerebral e utilizava uma pasta com diversas palavras-chave, divididas por temas, para poder se comunicar com colegas e professores durante as aulas. Com a ajuda da professora Adriane Rumin, Marina apontava as palavras e a docente interpretava o que ela estava tentando dizer.

Ao perceber a dificuldade dessa operação, a professora Patrícia Gláucia Moreno pensou em levar o desafio de melhorar a comunicação da jovem aos três alunos que eram seus orientandos. Os estudantes do curso de Gestão da Tecnologia da Informação vieram com a solução de transformar a pasta em um aplicativo. "Descobrimos que a Marina tinha um tablet e aí pensamos: por que não transformar esse tablet na voz dela?", conta José Felipe.

Os rapazes fizeram um estudo sobre as principais necessidades da colega e, em menos de três meses, desenvolveram um software de comunicação personalizado. Agora, ela clica nas frases e o tablet "fala" por ela. A orientadora do projeto explica que a ferramenta está ajudando bastante nas tarefas cotidianas de Marina. "No dia da entrega do aplicativo, ela conseguiu fazer um pedido sozinha na cantina da faculdade", lembra Patrícia.

Prêmio
A criação do trio conquistou o primeiro lugar na categoria Informática e Ciências da Computação na premiação da 10ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps). A última edição da mostra anual expôs 210 projetos inovadores de Fatecs e Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), na Capital. Agora, os tecnólogos já formados pela Fatec Tatuí estão trabalhando na criação de uma startup na área de tecnologia assistiva para aprimorar o projeto, batizado de Your Voice.

Eles pretendem disponibilizá-lo a um número maior de pessoas com deficiência. "A ideia é customizar o software para cada caso em que for utilizado e incluir outros recursos, como GPS e a possibilidade de editar frases", diz José Felipe.

Para obter mais informações, acesse o site da Fatec.

Do Portal do Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário