segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Projeto revitaliza muros com grafite e jardins verticais no Jardim Gonzaga

Projeto é em parceira com a Justiça Restaurativa e entidades sociais.

Do G1 Itapetininga e Região

Ao som do hip hop, moradores do Jardim Gonzaga, em Tatuí, se uniram neste domingo (5) para revitalizar os muros das casas da rua José Pires Correa com grafite e jardins verticais. A ação fez parte do projeto “Um novo Jardim Gonzaga”, que é realizado em parceria com entidades sociais e o Poder Judiciário.

Muro é revitalizado durante ação em bairro de Tatuí (Foto: Reprodução/TV TEM)

De acordo com a coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Débora Cristina Franco Nunes Rosa, a participação dos moradores em reuniões realizadas pela entidade foi essencial para que as ideias saíssem do papel e que o projeto pudesse levar a revitalização.

“Nas reuniões mensais, nós percebemos que estávamos fazendo um projeto para a comunidade sem ter a participação dela. Então, optamos por trazê-los nas reuniões. Essas ideias de mobilização e de melhorias no bairro surgiram deles”, explica.

O projeto também faz parte da Justiça Restaurativa, que existe há três anos e tenta solucionar problemas, além de dar uma oportunidade para quem errou. É o caso do ajudante geral Bruno Inácio Benato, que foi flagrado pichando o muro na cidade. Ao invés de cumprir pena, a Justiça Restaurativa deu a chance dele ajudar na revitalização da rua do bairro com o grafite. “Para mim é até bom, porque é uma coisa que podemos gostar e leva para frente. É um jeito melhor de expressar a arte”, comenta Benato.

O juiz Marcelo Nalesso Salmaso destaca que o intuito é que todos do bairro possam participar da ação. “A ideia é transformar essa rua para que também o restante da comunidade veja a transformação que foi feita e também se engaje nesse projeto. E para que assim nós possamos levar essa mesma ação para outros bairros. Além disso, que as pessoas que estiveram aqui e foram beneficiadas, mesmo que a ação seja feita em outro bairro, estejam juntas conosco”, finaliza.

Criança participa do projeto 'Um Novo Jardim Gonzaga', em Tatuí (Foto: Reprodução/TV TEM)

Ação / A comerciante e moradora do bairro Matilde da Silva Ribeiro relata que, assim que soube como funcionaria a ação, não pensou duas vezes e decidiu participar. “É muito legal e emocionante, porque esse bairro precisava. Ele sempre foi esquecido por tudo e por todos. Agora, todo mundo está vendo que existem pessoas de bem e bons moradores. A gente vai continuar e vamos até o fim. Vamos conseguir mudar o bairro”, ressalta.

O grafiteiro Matheus Fornazari Cauto ressalta que a iniciativa ajuda a quebrar preconceitos. “O grafite ainda tem seus preconceitos mesmo sendo reconhecido hoje em dia. Mas com a população aceitando nosso trabalho e tendo as casas abertas para nós pintarmos, é uma oportunidade que vai além do que nós imaginamos”, afirma Matheus, que há 10 anos trabalha com grafite.

Moradores também fizeram jardins verticais nos muros (Foto: Reprodução/TVTEM)

E além do grafite nos muros, os moradores também colocaram jardins verticais nos muros das casas. Segundo o auxiliar de jardinagem Antônio Carlos do Espírito Santo, antes do projeto o cenário do bairro era “feio”. “Antes do grafite eram muros sem "reboque", feio. Estou gostando muito do trabalho que o povo está fazendo”, ressalta.

Além do CRAS, a Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Tatuí também faz parte do projeto. De acordo com o coordenador do curso de produção fonográfica da instituição, Luís Antônio Galhego Fernandes, a ação ajuda na autoestima da população. “As pessoas começam a perceber que elas podem mudar a sua realidade juntando forças. Sozinhos não somos fortes. Mas com todos, conseguimos.”
Morador grafita muro do Jardim Gonzaga durante ação em Tatuí (Foto: Reprodução/TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário