quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Grupo Cincado faz apresentação gratuita no Conservatório de Tatuí

O grupo Cincado faz apresentação gratuita no Conservatório de Tatuí no próximo dia 12 de outubro (domingo), às 19h. O concerto será realizado no teatro Procópio Ferreira, com entrada franca. O evento, que marca o lançamento do CD “Novos Rumos”, é realizado com apoio do ProAC.

Integrado por músicos formados pelo Conservatório de Tatuí, o Cincado surgiu em 2003 com o intuito de trabalhar composições e arranjos próprios dentro de uma linguagem musical influenciada pela Música Universal e o jazz moderno. Integram o Cincado os músicos Guilherme Fanti (guitarra e violão), Alan Palma (trombone), Filipe Maróstica (baixo acústico), Paulo Leme (piano) e Tiago Mecatti (bateria).

O primeiro disco do grupo, Cincadeando, lançado pela Unwritten Music em 2011, é a prova de que seus objetivos iniciais foram atingidos. A partir de então, com a substituição de um saxofone por um trombone, a proposta inicial de se afirmarem a partir de uma música viva e autêntica se viu renovada, o que os levou naturalmente a explorarem novas possibilidades para suas composições e interpretações.

“Novos Rumos” é o resultado dessas experiências. “A ideia de unir os ritmos e melodias da música brasileira com a concepção harmônica e improvisação do jazz continuou a mesma, no entanto as composições que surgiram a partir dessa nova formação é a novidade que o grupo registrou no disco. A beleza das composições e a sensibilidade dos músicos ao executá‐las nos fazem crer que este trabalho surgiu no momento certo, e tem tudo para agradar o público”, cita-se, em material de divulgação.

No concerto, serão apresentadas obras de Paulo Leme (“Bem Ali” e “Pantomina”), Guilherme Fanti (“Primeira Ideia”, “Pra Outro Lugar”, “Repouso” e “Céu Nublado”), Filipe Maróstica (“Bolero do Coronel”), Pixinguinha (“Lamentos”) e Alan Palma (“Tiradentes”).

Em 2007 o grupo participou do Metso Cultural, em Sorocaba, onde passaram grandes nomes como: João Bosco, Leny Andrade, Quarteto Maogani, Egberto Gismonti. Em 2008 teve a honra de acompanhar o grande bandolinista Hamilton de Holanda no Festival ZF Encontros Musicais. Em 2009 foi finalista com a música Vila Amélia, no Festival Instrumental de Guarulhos, competindo com grandes nomes como Yamandu Costa, Zé Paulo Becker e outros.


Saiba mais
Guilherme Fanti | guitarra e violão
Desde 2003 é formador do grupo Cincado juntamente com João Paulo Barbosa e Paulo Leme. Gravaram um disco pelo selo “UnwrittenMusic”. Com o grupo se apresentaram com Hamilton de Holanda e Sizão Machado; Integrante dos grupos: desde 2003 da Orquestra “André Marques e Vintena Brasileira”, com a qual participou da gravação de dois discos, um deles com a participação de Hermeto Pascoal; também integra “André Marques Sexteto”, um dos projetos do grande pianista e compositor André Marques; Foi finalista do Festival Instrumental de Guarulhos com a música “Vila Amélia”, concorrendo com nomes como Yamandú Costa, Alex Buck entre outros; Teve a oportunidade de tocar ao lado de Hermeto Pascoal, Tiago do Espírito Santo, Francis Hime, Jairzinho de Oliveira, Simoninha, Don Betto; Formado pelo Conservatório de Tatuí em 2005; Bacharel em
Guitarra MPB/Jazz na Fac‐Fito em Osasco (2008).

Alan Palma | trombone
Professor de trombone na área de música erudita no Conservatório Dr. Carlos de Campos em Tatuí; Chefe de naipe da Big Band do Conservatório de Tatuí; Apresentou‐se com a Orquestra Sinfônica de Campinas, Banda Sinfônica Estadual e, também, com diversos artistas como Leila Pinheiro, Danilo Caymmi, Chico César, Toquinho, trompetista Fred Mills, com os saxofonistas Humberto Araújo, Miles Osland e Hector Costita, Vittor Santos, Vinícius Dorin e, Marcos Paiva; Gravou com Quarteto em Cy; a dupla Bruno e Marrone; e Toquinho. Trombone 1 e solista no musical “New York New York, em cartaz no Teatro Bradesco, no ano de 2011; Participou do lançamento do disco da Big Band Soundscape; Iniciou seus estudos musicais com o professor Euclides Colaneri aos 5 anos de idade, e m Capivari (SP).

Filipe Maróstica | baixo acústico
É integrante dos grupos: Cincado, Trio Jabour, Fabio Leal Quarteto, Carrapicho Quarteto, Vanessa Moreno e TRIO e de um duo também com a cantora Vanessa Moreno de baixo e voz, formação a qual lhe concedeu prêmio de “Melhor Instrumentista” no Festival Botucanto em 2010. Dividiu o palco com Hamilton de Holanda, Vinicius Dorin, Filó Machado, Zezinho Pitoco e, Michel Leme; Classificou‐se em primeiro lugar, juntamente com o quarteto que integra, formado por Vanessa Moreno, Paulo Almeida e André Grella, no “I Festival da Canção – Em Cantos” da cidade de Ourinhos com a música “Um de Três (Vanessa Moreno e Paula Mirhan); Desenvolve um trabalho solo baseado em composições próprias, que deve ser gravado em breve; Iniciou seus estudos musicais em 2001, no “Studium – Instituto Musical e Artístico” e na Escola Municipal de Música “Tom Jobim”. Formou‐se em baixo elétrico MPB/Jazz pelo Conservatório “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, em 2009 onde estudou com Fabio Gouveia, Sérgio Frigério, Fabio Leal, Paulo Braga, André Marques, Cléber Almeida, Paulo Flores, Alexandre Bauab e Érica Masson.

Paulo Leme | piano
Trabalha profissionalmente desde os 12 anos de idade. Toca piano e sanfona. É professor de piano popular; Integrante do quinteto “Cincado”, da Orquestra “André Marques e Vintena Brasileira”; Com a Vintena Brasileira gravou dois discos com a Vintena Brasileira:De baque às avessas (2008) e Labirinto (2011); participou do programa Instrumental Sesc Brasil (TV SESC) e fez diversos shows pelo Estado de São Paulo, dentre eles quatro patrocinados pela Petrobras; Com o Cincado fez shows pelo Estado de São Paulo e gravaram um disco com o selo UnwrittenMusic; Tocou ao lado de Hermeto Pascoal, Hamilton de Holanda, Sizão Machado, Cuca Teixeira e, Michel Leme, Nailor Proveta, Maurício Carrilho, Luciana Rabelo, Paulo Aragão, Pedro Aragão, Aquiles Moraes, Marcus Thadeu e Cezar Roversi; Foi professor da 1ª Semana “Seu Geraldo” de Música em Leme (2011), realizada pela Escola Portátil de Música do Rio de Janeiro; Formado em piano MPB/Jazz no Conservatório de Tatuí e, atualmente cursa Educação Musical na UFSCar.

Tiago Mecatti | bateria
Participou do “Encontros Musicais” fomentado pela ZF do Brasil em 2008 com o “Quinteto Tabaréu”, e como convidado o músico Vagner Tiso; com o “Cincado” acompanhou o músico Hamilton de Holanda; Todos os anos frequenta o festival anual “Brasil Instrumental”, realizado em Tatuí. Na edição de 2007 teve a importante oportunidade de participar de uma oficina coordenada por Itiberê Zwarg, uma de suas grandes referências no cenário musical. Acompanhou o pianista Oscar Aldama em 2008, na cidade de Asuncíon (Paraguay) e a cantora Sully Caballero; Integrante dos grupos: Big Band do Conservatório de Tatuí Sam Jazz (desde 2009); do quinteto Cincado; Barracão de Zinco – samba de raiz; e, Rafael Sanches Trio; Acompanhou os músicos: Nailor Proveta, Vinicius Dorin, Hamilton de Holanda, Vagner Tiso, Vitor Santos, Leni Andrade, Rafael Rocha, Moisés de Araújo Alves, Ademir Jr., Marcelo Coelho, Fábio Leal, Hector Costita, Claudio Sampaio (Cambé), Cesa Roversi, João Paulo Barbosa e, Rodrigo Marinonio; Baterista e percussionista pelo Conservatório de Tatuí (2003‐2008); Curso de percussão popular pelo Conservatório de Tatuí (2008‐2010).

SERVIÇO
GRUPO CINCADO
Concerto "Novos Rumos"
Domingo, 12 de Outubro, 19h00
Teatro Procópio Ferreira, Rua São Bento, 415
Entrada franca (ProAC)
Bilheteria: de terça a sexta, das 17h às 19h, ou nos dias de eventos a partir das 18h
Informações: 15 3205-8444

Nenhum comentário:

Postar um comentário