quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Gerente da Sabesp garante abastecimento de água em Tatuí

INTEGRAÇÃO - Na terça-feira (23), Adriano José Branco, gerente divisional da Sabesp de Tatuí, atendendo ao pedido do vereador Jorge Sidnei Rodrigues da Costa (PMDB) e da mesa diretora da Casa de Leis, através do presidente Oswaldo Laranjeira Filho (PT), esteve presente na sessão da Câmara Municipal, para explicar aos parlamentares e público presente a questão de um temido desabastecimento de água no município, em razão da longa estiagem que assola o Estado de São Paulo. O vereador Jorge Sidnei já havia apresentado um requerimento em outubro de 2013, solicitando a presença do gerente na Câmara, quando a estiagem começava a causar preocupação no Estado.

Adriano expôs a situação através de slides, projetados em um telão, e garantiu que, momentaneamente, não existe risco de faltar água em Tatuí. A situação poderá mudar futuramente, apenas se a estiagem persistir por longo tempo. Porém, o gerente divisional disse que a empresa encontra-se preparada para suprir as necessidades do município e ele espera que a chuva volte a cair nos próximos meses, colocando fim na estiagem, “que nunca se viu na história”. Durante sua explanação, Adriano mostrou os investimentos e ações que a Sabesp realiza em Tatuí, para evitar o racionamento de água, e respondeu diversos questionamentos e dúvidas dos vereadores.

O gerente lembra que o município de Tatuí é abastecido por dois importantes mananciais, os Rios Tatuí e Sarapuí. Adriano disse que a Sabesp faz o monitoramento da vazão e uso de todas as bacias que abastecem a cidade e o monitoramento integral das vazões que entram e saem da represa de abastecimento. Ele destaca que foram adquiridos novos equipamentos para o bombeamento no Rio Sarapuí, que apresenta maior capacidade de enfrentamento da estiagem, para trazer a água até a estação de tratamento, na sede da empresa, em Tatuí.

Foi construída também uma nova estação de bombeamento de água bruta no Parque San Raphael, uma obra de grande porte que, segundo Adriano, permitiu que a cidade pudesse enfrentar o período seco sem dificuldade até o momento. O gerente destacou ainda a perfuração de um poço tubular profundo na área da captação do Rio Tatuí, que deverá garantir mais água para combater a estiagem. O gerente divisional revela que a região de Tatuí está sempre em 1º ou 2º lugar no “ranking” interno de regularidade de abastecimento de água da Sabesp. Por fim, Adriano destaca o apoio e a colaboração da população, no sentido de utilizar a água de maneira racional, com índice de economia de até 30%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário