sábado, 31 de julho de 2010

Festival em Campinas recebe discípulos de Hermeto Pascoal


Vintena, inspirada pela 'música universal' do 'bruxo', se apresenta nesta sexta, na Unicamp

29/07/2010 - 23:08
EPTV.com - Thaisa Figueiredo
Uma orquestra jovem nascida em berço de ouro - o Conservatório de Tatuí - e adepta da junção do estilo das músicas clássica e popular. Essas são características da Vintena Brasileira que, liderada pelo músico André Marques, se apresenta nesta sexta-feira (31), no palco da nona edição do Brasil Instrumental, em Campinas. O festival vai até domingo (1/8). (Veja abaixo o programa).
Música universal
A orquestra é adepta da “Música Universal”, termo criado pelo alagoano Hermeto Pascoal, usado para denominar a música que mistura vários ritmos e linguagens. “A Música Universal é a concepção de misturar todos os estilos musicais, sem preconceito, seja erudito, popular, folclórico. Numa mesma música você pode escutar baião, samba e maracatu, por exemplo. Claro que tudo isso com responsabilidade e conhecimento dos estilos. É música sendo música”, conta André Marques, o idealizador da Vintena, criada em 2003 com músicos formados no Conservatório de Tatuí (SP).
Ideia
Marques, que é pianista do grupo de Hermeto Pascoal, teve a ideia de criar uma oficina de ritmos brasileiros. Atualmente, a Vintena conta com 23 instrumentistas, entre violinistas, violoncelistas, flautistas, saxofonistas e até guitarristas e gaitistas, que percorrem várias vertentes, desde a música folclórica à erudita, passando pelo jazz, indiano, flamenco e árabe.
Mercado
Mas mesmo somando elementos musicais conhecidos do grande público, Marques reclama do mercado da música instrumental ainda é pouco tocada na . “O difícil é conseguir que as pessoas tenham acesso. De qualquer maneira, sinto uma melhora para a música instrumental nos últimos anos.”, diz ele, com a experiência de professor do Convervatório. “Muita gente vem procurando esse tipo de música para estudar. E, no geral, o público recebe muito bem o nosso trabalho. Existem várias pessoas que falam que música instrumental é difícil para as pessoas escutarem. Esse tipo de afirmação é desmentido nas nossas apresentações, porque vejo como as pessoas reagem nos nossos concertos.”
Afinação
Trabalhando desde 1994 ao lado de Hermeto Pascoal, André Marques já excursionou por todo o Brasil, e por países como Estados Unidos, Japão, México, Argentina, África do Sul, além da Europa e Caribe. A primeira participação na gravação de um disco de Hermeto aconteceu em 2002. O álbum “Mundo Verde Esperança” rendeu o prêmio TIM daquele ano, como o melhor grupo musical e também uma indicação ao Grammy.
“O Hermeto é um gênio e se não fosse a minha relação com ele, de estar tanto tempo no seu grupo, acredito que minha música seria outra coisa hoje.”
Futuro
No segundo semestre deste ano, a Vintena Brasileira programa gravar seu segundo disco, "Labirinto", financiado por edital de cultura da Funarte, e a ser lançado em 2011, com a participação de Hermeto Pascoal - o primeiro álbum da orquestra,“De Baque às Avessas”, é de 2008.
Concerto
O concerto da Vintena Brasileira em Campinas é nesta sexta-feira (30), às 20h, no Anfiteatro do Instituto de Artes da Unicamp, no distrito de Barão Geraldo. A entrada é gratuita. Informações pelo telefone (19) 3232-4168.

Nenhum comentário:

Postar um comentário