sábado, 31 de outubro de 2020

Território Motorsport aquece motores no Prólogo e larga para o 1º dia do Sertões, neste sábado

Edu Piano/Solon Mendes largam em 3º UOP. Rodrigo Luppi/Maykel Justo (UT2) e Lélio Junior/Weberth Moreira (UT3) já traçam estratégias para encarar o maior rali das Américas

Piano/Mendes levantando poeira no Prólogo (José Mário Dias/Fotop)

Por Mércia Suzuki

31/10/2020 | O Prólogo do Sertões definiu, nesta sexta-feira (30), no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), a ordem de largada da 28ª edição do maior rali das Américas. O clima para as próximas etapas é de muito otimismo entre as duplas da Território Motorsport que competem a bordo dos Can Am Maverick X3 TM. Edu Piano/Solon Mendes #205 fizeram o 3º tempo da UOP (antiga UTV Over Pró) e o 16º da geral. Rodrigo Luppi/Maykel Justo #206 completaram em 9º na UT2 (antiga UTV Pró) e 20º da geral. Já a dupla goiana, Lélio Junior/Weberth Moreira #215, vai largar em 11º na UT3 (antiga Super Production). 53 UTVs participam desta edição. A 1ª etapa acontece neste sábado (31), saindo de Mogi Guaçu (SP) até o Distrito Federal.

Edu Piano (Tatuí/SP) disputa o 25º Sertões consecutivo, já o navegador Solon Mendes (Fortaleza/CE), está em sua 22ª participação. Juntos já competiram 14 edições e conquistaram sete títulos (seis nos caminhões e um no UTV). Piano, ainda, tem um título a mais, foi campeão na geral dos carros. O multicampeão comenta qual será a estratégia para garantir um lugar no pódio: “Minha expectativa é estar sempre entre os 10 primeiros da geral diariamente e, assim, manter uma constância”. E finaliza: “Será um rali muito difícil e do jeito que a gente gosta”. Tranquilo e confiante, Mendes completa: “Prólogo foi dentro dos nossos objetivos. A gente vai usar a cabeça e a experiência e que Deus nos leve até Barreirinhas (MA).

Apesar de Rodrigo Luppi (Vinhedo/SP) de competir, desde o ano passado, com o Maykel Justo (Taubaté/SP) essa é a primeira vez que fazem um Sertões juntos. A dupla está na categoria UTV2 (Antiga Pró). Em sua 9ª participação, Luppi conta quais são as expectativas para o Sertões, após conquistar o 9º tempo na categoria no Prólogo: “que nós consigamos fazer uma prova limpa, sem problemas mecânicos, prezando pela regularidade para poder ter uma boa chegada lá no Maranhão.”

A dupla Goiânia (GO), Lélio Junior/Weberth Moreira está na UTV 3 (antiga Super Production). Em seu 18º ano de Sertões, Lélio faz apenas o segundo como piloto; por ter experiência como navegador, sua leitura de terreno é um diferencial que se agrega à pilotagem. “Esperamos fazer uma prova rápida e consistente e chegarmos bem posicionados na etapa final para brigarmos pelo título, pois ano passado fomos vice-campeões na categoria”, diz o piloto.

Segundo a organização, a 1ª etapa, que acontece neste sábado (31), terá 205 quilômetros de Especial de um total de 585 e passará por região montanhosa, com lombas e pontos sem visão e exigirá muita técnica e navegação.

Excepcionalmente sendo realizado em outubro/novembro por causa da pandemia, o Sertões 2020 conta com um esquema de testes diários de Covid-19 e isolamento em “bolhas”. Sem revelar antecipadamente as cidades por onde os competidores passarão, para evitar aglomeração do público. Com recorde de inscritos, o rali vai cruzar 5 estados (SP, MG, GO, TO e MA) e o DF, em um percurso de quase 5 mil quilômetros e chegada inédita em Barreirinhas (MA).

A Território Motorsport tem patrocínio da Usina Canabrava, Minuano Petróleo, General Tire e Tecpads com apoio da SFI CHIPS. Para conhecer mais sobre a equipe:
Facebook: @territoriomotorsport
Instagram: @territoriomotorsport

Programação 28º Sertões (30/10 a 7/11)

1ª. Etapa – BOLHA 1 – 31/10, Sábado
Total: 585 km, sendo 205 km de trechos cronometrados

1/11, domingo – Dia de Deslocamento e Manutenção

2a etapa – BOLHA 2 – 2/11, segunda-feira – ETAPA MARATONA RENÊ MELLO
Total: 519 km, sendo 353 km de trechos cronometrados

3a etapa – BOLHA 3 – 3/11, terça-feira – ETAPA MARATONA PAULO GONÇALVES
Total: 369 km, sendo 200 km de trechos cronometrados

4a etapa – BOLHA 4 – 4/11, quarta-feira
Total: 641 km, sendo 329 km de trechos cronometrados

5a etapa - BOLHA 5 - 5/11, quinta-feira
Total: 612 km, sendo 337 km de trechos cronometrados

6a etapa - BOLHA 6 - 6/11, sexta-feira
Total: 791 km, sendo 300 km de trechos cronometrados

7a etapa - BOLHA 6 - 7/11, sábado (chegada em Barreirinhas/MA)
Total: 532 km, sendo 300 km de trechos cronometrados

Nenhum comentário:

Postar um comentário