Boletim de informações COVID-19 n° 268 Tatuí, 22 de outubro de 2020, sexta-feira - 13h00h

3104 CASOS CONFIRMADOS
2962 PACIENTES RECUPERADOS
75 ÓBITOS CONFIRMADOS
67 INFECTADOS EM TRATAMENTO
13,28 INFECTADOS / DIA

Fonte: Prefeitura de Tatuí

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Peixes aparecem mortos nos rios Sorocaba e Sarapuí

Moradores de  Tatuí,  Iperó e Boituva registraram a situação no Rio Sarapuí e no Rio Sorocaba.

Por TV TEM, com copidesque do DT

Peixes aparecem mortos nos rios Sorocaba e Sarapuí — Foto: Arquivo pessoal

Centenas de peixes apareceram mortos em dois rios da região de Tatuí. Moradores das cidades de Iperó, Tatuí e Boituva (SP) registraram a situação no Rio Sarapuí e no Rio Sorocaba.

Nas imagens é possível ver muitos peixes mortos amontoados na margem. O Rio Sarapuí deságua no Rio Sorocaba, que abastece cidades da nossa região.

Moradores do bairro da Americana, em Tatuí, relataram a mortandade dos animais no trecho do Rio Sorocaba, que faz a divisa de Tatuí com Iperó, Boituva e Cerquilho.

À TV TEM, eles informaram que a morte dos peixes acontece todo ano por conta da usina hidrelétrica da Americana e que a causa provavelmente é a liberação de produtos químicos na água.

Ainda de acordo com os relatos, no domingo (11) os animais estavam na superfície tentando respirar e na segunda-feira (12) começaram a aparecer mortos.

Foto: TV TEM

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou que o trecho onde é feita a captação no Rio Sarapuí, e que fica 800 metros acima de onde foram encontrados os peixes, não apresentou nenhuma irregularidade.

A companhia disse que segue monitorando e coletando amostras de água. A captação nesse ponto do Rio Sarapuí é utilizada para abastecimento dos municípios de Iperó e Boituva.

Já a Prefeitura de Iperó informou que está acompanhando a situação junto com os órgãos competentes.

Também disse que a mortandade foi causada pela grande quantidade de material orgânico no Rio Sarapuí, o que provocou uma queda no nível de oxigênio da água. O órgão informou que irá realizar a retirada dos peixes mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PUBLICIDADE