sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Aos 14 anos, piloto de Tatuí, Nicole Piano, disputa no fim de semana mais um Rally Serra Azul

Filha do multicampeão dos ralis, Edu Piano, Nicole fará dupla com Manuel Ruivo. A prova é válida pelas 7ª e 8ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Baja

Seguindo os passos do pai multicampeão, Nicole, aos 14 anos, escolheu o rali
(Nelson Santos Jr/PhotoAction)


Há um ano, Nicole Piano (Tatuí/SP), estreava nos ralis pilotando um UTV (Maverick X3 TM), preparado pela equipe Território Motorsport, ao lado do pai, o multicampeão Edu Piano. Era apenas um presente de Dia das Crianças para a filha, de 13 anos, que sonhava em participar de uma prova do Campeonato Brasileiro de Rally Baja, tanto que Piano deixou de competir, na ocasião, para navegar para Nicole. De lá para cá, a adolescente de Tatuí (SP), se apaixonou de vez pelo esporte e retorna ao grid do Rally Serra Azul, neste fim de semana, 17 e 18, em Pardinho, no interior paulista.

Não fosse a pandemia que paralisou o calendário nesta temporada, Nicole teria participado de mais provas e acabou competindo apenas no Rally Cuesta Off-Road, em julho, quando garantiu sua primeira vitória na categoria Start, destinada a pilotos menores de idade que devem estar acompanhados por um navegador habilitado. Vale ressaltar que a jovem trocou o ballet e o vôlei para encarar velocidade, poeira, lama e aventura.

“No ano passado meu primeiro rali foi o Serra Azul e, apesar de toda a novidade e adaptação adorei a experiência. Mas sinto que mesmo com pouco tempo neste esporte, evolui na pilotagem e meu desempenho está melhorando a cada prova”, afirma Nicole, acostumada desde sempre a acompanhar a trajetória do pai nos pódios.

Pela segunda vez, quem a acompanhará na navegação será Manuel Ruivo, engenheiro mecânico que faz parte da equipe há alguns anos: “Tive o prazer de ver a felicidade da Nicole em sua primeira vitória no Cuesta Off-Road. Ela é muito concentrada, dedicada, anda bem direitinho, obviamente falta o ritmo de prova que é natural da curva de aprendizado.” Ruivo, ainda destaca a importância das mulheres no grid. “O melhor de tudo é ver que essa categoria Start trazendo novos talentos para o futuro do rali brasileiro e, pelo fato de ser mulher, Nicole ainda mostra que é um esporte para todos”, completa o paulista que começou no off-road aos 15 anos, em 1996, quando navegou para o pai. 

O piloto de Tatuí, Piano, vê com muito orgulho a filha herdar o seu DNA off-road na modalidade a qual está há aproximadamente 30 anos, como piloto e também preparador de veículos de competição. “É muito gratificante ver a filha se apaixonar pelo esporte que escolhi há tantos anos, primeiro foi o Nathan (filho mais velho) e agora a Nicole (caçula). Aos poucos ela vai desenvolver a parte de leitura de terreno, ganhar quilometragem, entender as reações do UTV e ganhar velocidade, pois está num processo de aprendizagem”, explica o piloto oito vezes campeão do Sertões (um na geral dos carros, seis nos Caminhões e um nos UTVs/Over45), o maior rali das Américas. No próximo dia 30, Piano larga para sua 25ª participação consecutiva na competição que acontece até 7/11, com largada em Mogi Guaçu/SP e chegada em Barreirinhas/MA.

O Rally Serra Azul será de rodada dupla e válido pelas 7ª e 8ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Baja. No sábado, a largada começa às 9 horas, já no domingo será às 8h. O Parque de Apoio da prova está localizado Rodoserv Stop, Km 193 da Rod. Castelo Branco e o evento seguirá todos os protocolos de segurança, referente à pandemia do Covid-19.

Mais informações sobre a equipe: www.territoriomotorsport.com.br, Facebook: @territoriomotorsport4x4, Instagram: @territoriomotorsport e Twitter @territorio4x4

Programação Rally Serra Azul – (Pardinho/SP)

17/10 – Sábado
9h – Largada 1ª Moto (Parque de apoio)
19h – Briefing

18/10 –Domingo
8h - Largada 1ª Moto (Parque de apoio)
14h – Premiação

Parque de Apoio - Rodoserv Stop, Km 193 da Rod. Castelo Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário