terça-feira, 1 de outubro de 2019

Muro da Marginal do Manduca recebe desenho de orquestra em azulejos



A fase agora é de instalação do mosaico no muro.

01/10/2019 | Um projeto para fomentar o turismo em Tatuí está sendo desenvolvido para valorizar ainda mais o título que o Município ostenta de “Capital da Música”. Trata-se de uma arte em mosaico em um muro, situado na Marginal do Manduca, liderado pela artista plástica Soraya Rossi Camargo, juntamente com 18 professores de Arte da Rede Municipal de Ensino, além de outras pessoas convidadas, com apoio da Prefeitura de Tatuí, por meio das secretarias de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude e de Educação, da Cerâmica Strufaldi e da rede de Supermercados Barbosa.

O projeto, que teve início no dia 26 de junho, a pedido da prefeita Maria José Vieira de Camargo, e que está previsto para ser entregue até o fim deste ano, consiste no desenho de uma orquestra se apresentando, feito totalmente de azulejo, em um muro de 2,40m de altura e 136m de comprimento.

Para realizar o trabalho de montagem do mosaico, a equipe se reuniu diariamente em uma oficina, instalada em um espaço cedido pelo Colégio Objetivo de Tatuí, situado dentro da instituição. Os azulejos utilizados para formar os desenhos foram cedidos pela Cerâmica Strufaldi, e a rede de Supermercados Barbosa está oferecendo apoio financeiro, além de ter cedido o muro – que é de sua propriedade – para a realização desse projeto.

O projeto também recebeu a colaboração do professor Luís Marcos Caldana, que integra a equipe do Conservatório de Tatuí, que foi o responsável por auxiliar a equipe na montagem do desenho que será fixado no muro, indicando a posição em que cada instrumento deveria estar, bem como os membros da orquestra retratada no projeto artístico.

A fase agora é de instalação do mosaico no muro. A artista plástica Soraya Rossi Camargo, que já realizou outros projetos desse tipo na cidade, ressaltou que todos os professores e os demais membros da equipe foram capacitados, por meio de um workshop, e que agora estão executando o trabalho com excelência. Além disso, Soraya destacou que cada professor recebeu um kit com os materiais utilizados na confecção desse tipo de trabalho, para que possam dar continuidade ao projeto nas escolas em que lecionam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário