Nosso Jornal Online

Tatuí, 


terça-feira, 8 de outubro de 2019

7º Concurso Interno de Violão homenageia Pedro Cameron na sexta-feira

Evento será realizado nesta sexta-feira, dia 11, das 08h00 às 19h30, com audições em vários horários e recital do violonista convidado Gustavo Costa. A entrada é gratuita.

O Conservatório de Tatuí realiza nesta sexta-feira, dia 11, o 7º Concurso Interno de Violão Clássico – neste ano em homenagem ao professor e compositor Pedro Cameron. Mais de 40 alunos participam do concurso, que terá audições durante todo o dia. A divulgação dos vencedores será às 18 horas e, logo depois, haverá o um recital com o violonista convidado Gustavo Costa. Todas as atividades são abertas ao público e têm entrada gratuita.

O Concurso Interno de Violão foi criado para promover intercâmbio entre estudantes e professores, estimular a pesquisa e o estudo de repertório específico, estimular a participação dos alunos em apresentações públicas e relevar novos talentos. Cada edição homenageia um músico consagrado do cenário violonístico e os alunos inscritos disputam a melhor interpretação das obras selecionadas. 

De acordo com a professora responsável, Juliana Oliveira, o 7º Concurso homenageia o professor e compositor Pedro Cameron, que foi o segundo professor de violão contratado pelo Conservatório de Tatuí. “E homenageia também o Curso de Violão Clássico do Conservatório de Tatuí, que completa 50 anos em 2019”, destaca.

O Concurso é dividido em quatro categorias, de acordo com o nível de aperfeiçoamento técnico dos alunos. Os estudantes inscritos devem apresentar uma obra de Pedro Cameron predeterminada em regulamento e uma segunda peça, de livre escolha. As peças obrigatórias são “Baixo Cantante” (Categoria Infantil – crianças até 12 anos), “Ternura” (Categoria I – nível básico), “Prelúdio em Ré Maior” (Categoria II – nível intermediário) e “Contemplação” (Categoria III – nível avançado).

Segundo o regulamento, a apresentação dos concorrentes começa às 8 horas e segue a ordem alfabética, com audições durante todo o dia. A banca examinadora será composta por Pedro Cameron, Gilson Antunes (Unicamp) e Gustavo Costa (USP). O resultado do concurso será anunciado às 18 horas.

Os vencedores de todas as categorias receberão CDs da Guitar Coop. Os vencedores da Categoria II ganharão um apoio para o pé e uma estante da Loja Perin. Vencedores das Categorias I, II e III receberão cordas de violão da marca D’Addario. O primeiro colocado da Categoria III ganhará 100% de bolsa de estudos do Seminário Fábio Lima e também será premiado com um violão (Modelo Bouchet, com armrest e estojo) produzido e oferecido pelo Luthier Jorge Menezes. 

Recital 

O 7º Concurso Interno de Violão do Conservatório de Tatuí termina com um recital do violonista convidado Gustavo Costa. Bacharel pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP), seguiu seus estudos de violão com Franz Halász (Alemanha) e Pablo Márquez (França). De volta ao Brasil, em 2004, aprofundou-se no processo de transcrição de obras para violino de Béla Bartók e Johann Sebastian Bach, obtendo o mestrado e o doutorado em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). 

Foi premiado em concursos de interpretação no Brasil, na França e obteve o segundo prêmio em dois dos mais prestigiados concursos internacionais da Espanha, o XXIV Certamen Internacional de Guitarra Andrés Segovia (2008, 2009 e 2010) e o XXXVII Certamen Internacional de Guitarra Francisco Tárrega (2003), onde recebeu também o prêmio votado pelo público. De 2010 a 2018, foi membro do Quarteto Brasileiro de Violões, tendo recebido o prêmio de melhor CD de música clássica em Grammy Latino 2011 com “Brazilian Guitar Quartet plays Villa-Lobos”. Apresenta-se como solista ao violão e à viola caipira em festivais no Brasil e no exterior, incluindo atuações frente a orquestras.

Neste recital, Gustavo Costa inicia sua apresentação com violão de oito cordas e as obras “Choros nº 1” (Heitor Villa-Lobos), “Carinhoso” (Pixinguinha), “Valsa brasileira” (Edu Lobo e Chico Buarque) e “Ponteio” (Edu Lobo e Capinam). Em seguida, com violão de seis cordas, ele interpretará “Milagre dos peixes” (Milton Nascimento), “Campo geral” (Lucas Galon) e “Lamento nordestino” (Paulo Tiné). Para encerrar, o violonista escolheu a viola brasileira e as músicas “Ária (cantiga) da Bachiana nº 4” (Heitor Villa-Lobos), “São Jorge” (Hermeto Pascoal), “Catavento” (José Gustavo Julião de Camargo) e ainda “Prelúdio 5” (ponteio nordestino), “Cantiga” (em duas flautas) e “De viola a rabeca” (mourão), compostas por César Guerra-Peixe.

Pedro Bueno Cameron 

Pedro Cameron
Nascido em Buri (SP), em 1948, deve a sua formação violonística aos professores Aroldo Volpi e Oscar Magalhães Guerra - este último, discípulo de Atílio Bernardini. Estudou harmonia e fraseologia musical com os mestres Ornécio Pazinatto e Cláudio Stephan, técnicas de composição musical com Maurice Le Roux (França) e Leon Biriotti(Uruguai). Como violonista, apresentou-se em recitais e concertos com orquestra em várias cidades brasileiras, especialmente nas décadas de 1970 ao início dos anos 1990. Fundou e dirigiu as Orquestras Sinfônicas de Tatuí, Sorocaba e Rio Claro, com as quais estreou grande parte de sua obra orquestral e de concerto solista. 

Dentre suas obras mais executadas, destacam-se: “Repentes para Violão” (1º prêmio do Concurso Funarte – Vitale), “Perspectivas” (premiada em Frankfurt-Alemanha) e “Trilogia” (premiada em Porto Alegre-RS). Como professor, tem formado inúmeros alunos ao longo da sua vida profissional, todos em atividade musical no Brasil e no Exterior.

Apoio cultural: Guitar Coop, Loja Perin, D’Addario, Seminário Fábio Lima e Luthier Jorge Menezes.

SERVIÇO
7º Concurso Interno de Violão do Conservatório de Tatuí
Homenagem a Pedro Cameron
Juliana Oliveira, professora responsável
Renato Bandel, coordenação
Data: 11 de outubro, sexta-feira
Horário: 08h00 às 17h00 – Audições classificatórias
18h00 – Anúncio dos vencedores e Recital com Gustavo Costa (USP)
Local: Auditório da Unidade 2
Rua São Bento, 808, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário