quarta-feira, 20 de junho de 2018

Banco de Sangue de Tatuí será reaberto neste sábado, dia 23

Banco voltará a receber doadores na segunda-feira e terá capacidade de produzir 250 bolsas de sangue ao mês


O Banco de Sangue Fortunato Minghini, da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, voltará a funcionar. Neste sábado (23/06), às 10h, acontecerá a solenidade de reabertura da unidade, que terá a partir desta nova fase uma parceria inédita com o Hemocentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), da Universidade Estadual Paulista (UNESP), que dará todo o suporte técnico para o trabalho do Banco de Sangue. A parceria é inédita para os dois hospitais, de Tatuí e de Botucatu.

A unidade reabrirá suas portas ao público a partir de segunda-feira (25/06), às 7h, quando voltará a cadastrar seus doadores. Também será organizada uma agenda de doação, por tipo sanguíneo, para otimizar os trabalhos. A doação de sangue será retomada a partir de 2 de julho, segunda-feira.

O Banco de Sangue funcionará de segunda a sexta, das 7h às 9h, para as coletas de sangue. Reaberto, terá capacidade de produzir a partir de 250 bolsas de sangue por mês, que atenderá, em um primeiro momento, a Santa Casa de Tatuí, Pronto-Socorro local e o Hospital da Unimed. A produção excedente irá para o Hospital das Clínicas de Botucatu, como contrapartida, acertada no termo de cooperação.

A unidade está fechada para doação de sangue desde 2015 e desde então funciona apenas como uma agência transfusional. “Nossa tarefa não foi fácil, um a um os desafios foram vencidos”, destacou a prefeita Maria José Vieira de Camargo, que conduziu pessoalmente todos os detalhes para a reabertura do Banco de Sangue.

Os profissionais que trabalham no Banco de Sangue foram capacitados em Botucatu (enfermeiros, técnicos de enfermagem e biomédicos), novos equipamentos comprados (com auxílio do Lions Clube Internacional, investimento em torno de R$ 195 mil) e consertados (os mais antigos, ainda em bom estado) e o prédio recebeu adequações (a pintura foi realizada pela ONG Força para Viver).

Na terça-feira (19/06), o Banco de Sangue realizou uma coleta para um treinamento da rotina da unidade e testes dos equipamentos. Dez doadores voluntários, todos funcionários da Santa Casa, participaram da ação.

No evento deste sábado, devem estar presentes o médico Thiago Eugênio Gouveia Herbst (diretor técnico do Hemocentro, da Unesp/Botucatu) e o governador do Distrito LC-2 DO Lions Clube, Rubens Mesadri, entre outros.

O Banco de Sangue foi inaugurado em 1955, através de uma iniciativa do Lions Clube de Tatuí. Leva o nome de um dos fundadores do clube de serviço. Em 2005, com apoio do Lions Clube Internacional, da Prefeitura de Tatuí, da Secretaria de Estado da Saúde, voluntários e comerciantes, ganhou sede própria, prédio que leva o nome de Marcel E. L. Proost, ex-presidente do Lions Clube de Tatuí e idealizador da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário