sábado, 1 de julho de 2017

Mesmo sem chuva, bairro Cachoeirinha fica alagado

Segundo Defesa Civil, inundação aconteceu porque o nível do Rio Sorocaba aumentou após queda de energia na usina que controla a barragem.

Mesmo sem chuva, bairro Cachoeirinha fica alagado

Os moradores do bairro Cachoeirinha (muitos residem em Tatuí, embora o bairro pertença a Boituva) foram surpreendidos nesta sexta-feira (30) por um alagamento que atingiu estradas e chegou até o quintal de algumas casas. O que chama a atenção dos moradores é que não choveu nos últimos dias na região.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Ivanilson Ferreira Barbosa, o problema foi causado por uma queda de energia na usina em um período em que não tinha nenhum operador trabalhando. Com isso as comportas pararam de funcionar e o rio transbordou, atingindo o bairro.

“Os moradores me ligaram, informando o que tinha acontecido. Então entrei em contato com o responsável pela barragem, que me disse apenas que durante a madrugada, houve uma queda de energia e como ele não tem operador nesse período, acabou alagando o bairro Cachoeirinha”, explica Barbosa.

A equipe de reportagem da TV TEM tentou entrar em contato com os responsáveis pela usina, mas ninguém foi encontrado.

Alagamentos

O bairro Cachoeirinha fica às margens do Rio Sorocaba, em uma área de proteção permanente. Os casos de alagamento no local são frequentes, o último foi registrado em 10 de junho após o nível do Rio Sorocaba subir quase dois metros com a forte chuva que atingiu Sorocaba.

Mas o alagamento no bairro não depende da chuva, ele acontece com o aumento do nível de água do Rio Sorocaba e do bom funcionamento de uma barragem de uma usina que fica em Tatuí (SP). A usina vai acumulando a água do rio e se as comportas não abrem, o bairro fica inundado.

Segundo a Defesa Civil, a administração da usina sempre avisa com antecedência quando há risco de alagamento, então os moradores são alertados, porém neste sábado, eles foram pegos de surpresa, pois quando aconteceu à queda de energia que prejudicou o funcionamento das comportas, nenhum operador estava trabalhando no local.

Alagamento no bairro Cachoeirinha de Boituva é causado pelo aumento do nível de água do Rio Sorocaba (Foto: Reprodução/TV TEM)

Do G1, editado e adaptado pelo DT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário