quinta-feira, 20 de abril de 2017

Sorocaba sediará 1º Encontro de Câmaras da Região Metropolitana

Evento será realizado no dia 24 de abril, às 9h. Tema será a dependência química.

O vereador Rodrigo Manga (DEM), presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, promove nesta segunda-feira (24) o 1º Encontro de Câmaras da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), onde Tatuí está inserida. O evento será realizado a partir das 9h, no plenário do Legislativo sorocabano.

Representantes de 24, das 27 cidades que fazem parte da RMS já confirmaram presença no encontro, cujo tema que será debatido é o combate à dependência química. “Trata-se de questão de saúde pública. Tanto é que em Sorocaba um levantamento feito pela Comissão de Dependentes Químicos da Câmara, da qual faço parte, identificou quase 50 locais onde há consumo coletivo de drogas na cidade. São áreas conhecidas popularmente como minicracolândias”, justifica Manga.

Entre as autoridades que confirmaram presença, destaca-se a médica Janice Megid, da clínica de desintoxicação Recomeço, em Botucatu. “É basicamente uma unidade pioneira na assistência aos dependentes químicos, com um trabalho de vanguarda. E funciona ligada ao governo do Estado. A intenção é montar uma clínica desse tipo para atender à Região Metropolitana de Sorocaba”, adianta Manga.

Ainda confirmaram presença no evento, representantes de equipes de saúde mental de Sorocaba, de clínicas da região, Conselho Municipal Antidrogas, Narcóticos Anônimos, Conselho Tutelar, Deinter 7, Guarda Civil Municipal, Ambulatório de Saúde Mental do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, entre outros.

A proposta é realizar uma audiência na Câmara de cada cidade da RMS, cada uma com um tema distinto e de interesse regional. O objetivo é discutir cada temática e buscar soluções para os problemas, sobretudo, de forma conjunta. “Juntos, somos mais fortes. Nesse sentido, seria ainda montada uma comissão intermunicipal entre vereadores da Região Metropolitana, com a ideia de buscar recursos, de forma mais ágil, nas esferas estadual e federal”, aponta Manga.

A segunda edição do encontro de presidentes de Câmaras deve ocorrer em Itu, em data a ser definida, e vai enfocar o desenvolvimento da indústria e comércio. “A adesão dos vereadores da região e de demais autoridades é um fator motivador, o que tende a engrandecer nosso primeiro encontro, em Sorocaba. Esta é uma frente para fomentar muitas parcerias de trabalho regional entre os vereadores”, reitera Manga.

Região Metropolitana

Segundo dados da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), relativos a 2014, a Região Metropolitana de Sorocaba – criada pela Lei Complementar Estadual nº 1.241, de 8 de maio de 2014, e composta por 27 municípios – conta com mais de 2 milhões de habitantes, dos quais 652.481 residem em Sorocaba, segundo a última projeção do IBGE.

Além de Sorocaba, sua cidade-sede, a RMS é composta pelos seguintes municípios: Tatuí, Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itapetininga, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Tapiraí, Tietê e Votorantim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário