sábado, 29 de abril de 2017

Paulo Baptista, ex-aluno e ex-professor do Conservatório de Tatuí lança livro sobre trompete

Sessão de autógrafos do livro “Trompete: história, pedagogia, performance” será no dia 4 de maio


O ex-aluno e ex-professor do Conservatório de Tatuí, Paulo Baptista lança o livro “Trompete: história, pedagogia, performance”. A publicação de 124 páginas leva o selo da editora Tipografia Musical e terá sessão de autógrafos no dia 4 de maio. O evento acontecerá às 18h30 na Livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509, São Paulo).

O livro é o resultado da dissertação de mestrado de Paulo Baptista na USP em 2010. Desde então, publicado na internet, o trabalho teve mais de 31 mil cópias baixadas, tendo conteúdo revisto e ampliado para a edição impressa.

O músico e professor transita com excelência entre os mais variados estilos trompetísticos e ressalta neste livro que o caminho para a formação do trompetista é um só, independentemente do gênero em que pretenda atuar – clássico ou popular. Caminho que, segundo ele, implica na constante formação técnica e cultura musical, sem os quais “um trompetista consegue tocar, mas não se expressar”.

São os elementos, técnicas, práticas, métodos/metodologias e repertório para essa formação sólida que o autor apresenta com profundo conhecimento. Propondo uma renovação no ensino do trompete no Brasil, Paulo Baptista procura ainda dirimir o tão disseminado “apartheid musical” entre os dois gêneros, que muitas vezes prejudica a musicalidade do trompetista em formação ou mesmo já formado.

Paulo Baptista
Paulo Baptista é formado pelo Conservatório de Tatuí e pela Faam (SP), com mestrado sobre metodologia de estudo para trompete (USP, 2010). Atualmente, é professor de trompete da Emesp e da UniSant’Anna (SP). Já integrou a Orquestra de Sopros Brasileira e a SoundScape Big-Band Jazz e realizou concertos com a Bachiana Chamber Orchestra. É integrante da Banda Savana há 28 anos e já se apresentou e gravou com vários artistas da MPB, como Jorge Ben Jor, Ângela Maria, Sandy & Júnior, Fábio Jr., Jair Rodrigues e Pedro Camargo Mariano.

Apoio Cultural – Para a temporada do ano de 2017, o Conservatório de Tatuí conta com apoio cultural da Coop – Cooperativa de Consumo e Grupo CCR SPVias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário