terça-feira, 25 de abril de 2017

Creche Masaji Horiguchi adere ao projeto Horta nas Escolas

Horta nas Escolas - Creche Masaji Horiguchi

HORTA NA CRECHE - Hoje foi a vez da Creche Municipal Masaji Horiguchi, do Jardim São Paulo, plantar uma horta com verduras que serão consumidas nessa unidade escolar. O projeto Horta nas Escolas é coordenado pelo técnico agrícola Valdimir Vieira, da Secretaria Municipal de Educação. Bill, como é conhecido, prepara os canteiros com pneus usados, reaproveitando esses materiais, para plantar alface, rúcula, rabanete, cheiro verde, cebolinha, além de outros vegetais, quando o local permite. Explica às crianças algumas particularidades das verduras que serão plantadas.

Na Creche Masaji Horiguchi, até a diretora Ana Paula Hessel colocou literalmente a mão na terra, mostrando aos pequenos como se plantam esses vegetais. Foi interessante observar que as crianças dessa unidade escolar mostravam certo receio de colocar suas mãos na terra, sendo que alguns pegavam nas mudinhas com cuidado excessivo, temendo desmanchá-las e, ao mesmo tempo, evitando sujar as mãos. Sem dúvidas são crianças da cidade, sem contato com a natureza e, portanto, a atividade desse projeto é muito importante para que estas tenham conhecimento de como os alimentos são produzidos.

Uma das principais características das hortas das escolas municipais está no reaproveitamento de materiais inservíveis. Os canteiros são formados em carcaças de pneus velhos, em outros locais são garrafas PET que servem para delinear os canteiros. Aqui na Creche Masaji Horiguchi até os regadores são resultado de reaproveitamento. Reciclar é bom para a Natureza.




Garoto rega o canteiro antes do plantio

A diretora Ana Paulo Hessel com a "mão na massa"!



Bill demonstra como se deve plantar o alface


Orgulhoso em plantar alface


Com cuidado, muito cuidado

A criançada observa enquanto 
aguarda sua vez de plantar

Hoje eles têm mais assuntos para conversar

Parece até uma palavra errada, mas 
hoje a diretora Ana Paula é uma "horteloa"



Distribuindo mudinhas






Um hortelão e a horteloa...
(pode parecer esquisito, mas é o correto)

Entregando uma mudinha


O plantio chega ao final

Nenhum comentário:

Postar um comentário