quarta-feira, 15 de março de 2017

Concerto da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí destaca instrumentos de cordas

Grupo regido por João Maurício Galindo faz apresentação dia 22 de março, no Teatro Procópio Ferreira



A segunda apresentação da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí em 2017 terá um repertório definido especialmente para dar destaque aos instrumentos de cordas sinfônicas. O concerto acontece no dia 22 de março, quarta-feira, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415, em Tatuí). A instituição mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado promove a apresentação com a regência do maestro João Maurício Galindo e solo do trompetista Ramon Diego.

O regente ressalta o contraste deste concerto em relação ao anterior, realizado pela Orquestra Sinfônica no dia 22 de fevereiro. “Naquele primeiro houve grande destaque para os instrumentos de sopro e percussão. Neste próximo o destaque é para as cordas”.

A abertura do concerto será com o compositor Pyotr Tchaikovsky e a obra “Serenata para cordas opus 48″, em quatro movimentos: Andante non tropo – Allegro moderado, Valsa, Elegia, Finale -Tema russo. “Serenata de Tchaikovsky, é uma das mais belas e mais conhecidas das obras compostas para instrumentos de cordas”, comenta o maestro.

A segunda música do concerto terá solo de Ramon Diego. Orquestra Sinfônica e ele executam uma composição de Jean Neruda, “Concerto para trompete e cordas – Allegro, Largo, Vivace”. Galindo destaca que, mesmo com solo de trompete, as cordas têm destaque. “O acompanhamento é feito mais uma vez só pelas cordas”.

A Orquestra Sinfônica encerra o segundo concerto da temporada com “Variações sobre um tema de Haydn”, de Johannes Brahms. “É um ‘Tema com Variações’, contrastando com o que aconteceu no concerto anterior, que finalizou com uma sinfonia”, observa João Maurício Galindo.

O regente João Maurício Galindo

João Maurício Galindo, um dos mais ativos diretores de orquestra brasileiros, está à frente da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo há 11 anos e à frente da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí desde 2011.

Foi regente da Orquestra Amazonas Filarmônica, da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, e atuou como convidado frente a muitas outras, como a Sinfônica de Campinas, Sinfônica do Paraná, Petrobrás Sinfônica do Rio de Janeiro, Filarmônica de Belgrado, Sinfônica de Bari (Itália) e Orquestra Sinfônica de Roma. Foi também regente da Orquestra de Alunos dos Festivais de Campos do Jordão em 1998, 2000 e 2002.

Acreditando que a boa música não deve ser privilégio de elites, empenha-se em levá-la a um número cada vez maior de pessoas. Assim, mantém dois programas radiofônicos de sucesso na Rádio Cultura de São Paulo, o “Pergunte ao Maestro”, e o “Encontro com o Maestro”. Na TV Cultura apresenta o “Pré-Estreia”. Foi um dos criadores da série de concertos infantis beneficentes “O Aprendiz de Maestro”, realizada há 10 anos na Sala São Paulo, produzida pela Tucca, associação que cuida de crianças e adolescentes com câncer. Em 2009 publicou, pela editora Melhoramentos, o livro “Música, pare para ouvir”.

Com muitos anos dedicados à atividade pedagógica, é um dos maiores especialistas brasileiros em ensino de instrumentos de cordas, tendo trabalhado nessa atividade no Sesc e no Projeto Guri. Foi também professor do Instituto de Artes da Unesp. É bacharel em Composição e regência pela UNESP, e mestre em musicologia pela USP.

O solista Ramon Diego

Natural de Fortaleza, Ceará, iniciou a carreira de trompetista participando da Banda de Música do Sesi e na Banda de Música do Colégio Piamarta. Começou a estudar trompete no Conservatório de Tatuí em 2012, primeiro com o professor Gerson Brandino e mais recentemente com Marcelo Costa. Durante três anos, participou da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e, em 2016, integrou a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, além da participação em grupos pedagógicos da escola. Já se apresentou como solista da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí, no concurso “Jovem Solista”, sendo um dos vencedores.

Tem participação em festivais como: Festival Eleazar de Carvalho (Ceará), Femusc (Santa Catarina), Jazz Trumpet Festival (São Paulo), Iguazú en Concierto (Argentina), Curso de Férias e Encontro Internacional de Metais, ambos do Conservatório de Tatuí. Acumula experiência com importantes professores da área, tais como Flavio Gabriel, Martin Angerer, Fernando Dissenha, Nailson Simões, Ayrton Benck, Bobby Shew, Adam Rapa e Fernando Ciancio.

Apoio Cultural – Para a temporada do ano de 2017, o Conservatório de Tatuí conta com apoio cultural da Coop – Cooperativa de Consumo e Grupo CCR SPVias.

SERVIÇO
Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí
João Maurício Galindo, regência
Ramon Diego, trompete
Data: 22 de março de 2017 – quarta-feira
Horário: 20h00
Local: Teatro Procópio Ferreira – Rua São Bento, 415 – Tatuí
Ingressos: 12 reais (6 reais meia entrada)
Informações: (15) 3205-8444.

Nenhum comentário:

Postar um comentário