sexta-feira, 26 de setembro de 2014

CIESP Sorocaba promove seminário sobre Logística Reversa

Evento tem o objetivo de informar sobre a destinação correta de embalagens para diminuir o volume de resíduos sólidos e seus impactos na saúde humana e meio ambiente

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), regional Sorocaba, por meio de seu Departamento de Meio Ambiente, realiza no dia 30 de setembro, às 8h30, o seminário "A Logística Reversa é viável – um caso de sucesso". O evento é gratuito e é destinado a todos os profissionais que têm interesse em entender o funcionamento e os conceitos da viabilidade da logística reversa e como destinar embalagens de forma ambientalmente correta.

O seminário será mediado pelo presidente do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), João Cesar Rando, que vai abordar sobre a concepção, criação do Instituto, adequações da lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, do Governo Federal.

A Logística Reversa é uma política do Governo Federal para que todas as empresas desenvolvam e implantem medidas para destinar corretamente as embalagens de seus produtos. A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi instituída pelo Ministério do Meio Ambiente por meio da lei nº 12.305, para diminuir o volume de resíduos sólidos e reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos. A lei separa resíduos (o que pode ser aproveitado ou reciclado) de rejeitos (o que não é possível reaproveitar), considerando os segmentos: doméstico, industrial, construção civil, eletroeletrônico, lâmpadas com vapores de mercúrio, área de saúde e produtos perigosos.

O palestrante João Carlos Rando vai explicar também sobre as Centrais de Recebimento, criadas pelo instituto, por meio do programa Campo Limpo, com o objetivo de receber embalagens da área agrícola, para que sejam encaminhadas para destinação final. No Brasil, existem mais de 400 unidades de recebimento ambientalmente licenciadas, distribuídas em 25 estados e no Distrito Federal. Os usuários podem encaminhar suas embalagens para esses postos onde será feita a triagem do material, recibo confirmando a entrega pelos agricultores e emissão de ordem de coleta para que o inpEV providencie a reciclagem ou incineração desses materiais.

De acordo com a gerente regional do CIESP Sorocaba, Eva Marius, o encontro vai esclarecer e orientar como os profissionais e empresários podem destinar suas embalagens sem agredir ao meio ambiente.

O seminário será realizado na sede do CIESP Sorocaba, localizado na Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 3.260. O estacionamento é gratuito. Outras informações pelo telefone (15) 4009-2900, ou pelo site do CIESP Sorocaba www.ciespsorocaba.com.br. Serviço:

O que: Seminário "A Logística Reversa é viável – um caso de sucesso"
Quando: 30 de setembro
Horário: das 8h30 às 11h45
Onde: CIESP Sorocaba - Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.260 - Sorocaba/ SP

Informações para a imprensa:

Press Office Comunicação Integrada
Carla Acquaviva – Diretora Executiva
Tel: (15) 3212-4004
Atendimento: Milene Góes
Cel: (15) 99101-1097
redacao@pressoffice.com.br | www.pressoffice.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário