quarta-feira, 2 de abril de 2014

Tatuí lança no próximo dia 12 de abril o Projeto “Museu nos Bairros”

Imagine um museu com as mais importantes referências sobre a história da sua cidade, com projetos voltados à música e à cultura, com exposições consagradas e programas revolucionários que atraem a cada dia mais visitantes. Agora, imagine esse museu na porta de sua casa. É justamente isso que acontecerá em Tatuí, a partir do próximo dia 12 de abril. Cumprindo a missão de descentralizar as ações culturais, a Prefeitura apresenta mais um projeto inovador: “O Museu nos Bairros”.

A programação trará parte do acervo do Museu Paulo Setúbal, um vídeo institucional sobre as peças fixas, apresentações de teatro e música, oficinas de arte, jogos educativos e contação de história. O “Museu nos Bairros” acontecerá sempre aos sábados, das 9h às 14. A primeira edição, na Vila Esperança, será realizada na Rua Angelin Liberatoscioli, atrás da capela São José, no dia 12 deste mês. Já no dia 10 de maio, será a vez do CDHU, na Rua Antenor dos Santos, 16. No dia 14 de junho, o projeto acontece no Jardim Santa Rita, na Rua Arthur Eugênio dos Santos, 115. E, fechando a edição 2014, no dia 12 de julho, o evento chega ao Jardim Mantovani, na Avenida Mario Mantovani, 10. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-4969.


A ideia original e a concepção artística são da coordenadora do próprio Museu, a artista visual Raquel Fayad, “A proposta é buscar contato com a comunidade, através da inserção e da apropriação do nosso espaço como continuidade da própria casa, da história e da memória dos habitantes. Levando a história de Tatuí, a partir de reflexões críticas, expressões artísticas e expositivas. Um sonho que tomou forma durante o Encontro Paulista de Museus e agora será realizado”, explica Fayad.

A iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura de Tatuí, Secretaria de Estado da Cultura, Producom e conta com a chancela do Proac (Programa de Aceleração Cultural). O Fundo Social de Solidariedade de Tatuí também participa do projeto, já que as atividades acontecerão nos centros de capacitação de cada bairro.

O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, lembrou que a proposta de descentralizar o acesso à arte e à cultura foi um dos temas centrais de seu plano de governo, conceitos que já foram incorporados pelos secretários e diretores municipais. “O Museu nos Bairros é um projeto bilateral, ao mesmo tempo em que irá levar cultura para os quatro cantos da cidade, estimulará a nossa população a frequentar esse espaço maravilhoso que é o Museu Paulo Setúbal, que vem se renovando a cada dia com novos projetos e ideias brilhantes como esta”, argumenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário