terça-feira, 8 de abril de 2014

Nesta sexta, Orquestra do Conservatório recebe soprano Sheila Minatti

Será exclusivamente brasileira a apresentação da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí no próximo dia 11 de abril (sexta-feira), a partir das 20h30, no teatro Procópio Ferreira. Os ingressos custam R$ 12 (R$ 6 meia entrada) e devem ser adquiridos na bilheteria do teatro, à rua São Bento, 415. Sob regência de João Maurício Galindo, o concerto terá como convidada especial a soprano Sheila Minatti.

A primeira parte do programa é formada por canções. Foram escolhidas obras de Ronaldo Miranda e Walter Mariani (Cantares), Cláudio Santoro e Vinicius de Moraes (Acalanto da Rosa), E. Villani Côrtes e Júlio Bellodi (Casulo), E. Villani-Côrtes (Papagaio Azul), O. Lorenzo Fernandez (Dentro da Noite), O. Lorenzo Fernandez e Ronald de Carvalho (Noite de Junho), Camargo Guarnieri e Manuel Bandeira (Vai, Azulão), Waldemar Henrique (Tamba-tajá e Minha Terra), Waldemar Henrique e Valentina Biosca (Exaltação). A orquestração é de Fábio Prado.

A segunda parte do programa é toda dedicada à "Sinfonia n. 2 Uirapuru", de Mozart Camargo Guarnieri, em três movimentos. Esta sinfonia foi escrita em 1945 e, no ano seguinte, antes de sua estreia oficial, obteve o segundo lugar (Prêmio Reichold) no Concurso Sinfonia das Américas, promovido pela Orquestra de Detroit (EUA). Dedicada a Heitor Villa-Lobos, foi apelidada de "Uirapuru", nome do pássaro amazônico que ele tanto gostava.

A convidada especial do concerto, a soprano Sheila Minatti, é intérprete e pesquisadora do repertório de música brasileira. Doutoranda em performance pela Unesp, universidade na qual desenvolve pesquisa sobre a prática e pronúncia do repertório em português brasileiro, sob orientação da professora-dra. Martha Herr. Integrante da Academia de Ópera do Theatro São Pedro, teve a oportunidade de participar de masterclasses com cantores e maestros renomados como Annick Massis, Bruno Pratico, Marco Boemi, Steven Mercurio entre outros, contribuindo para o seu desenvolvimento operístico.

A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí foi criada em 1985 para dar suporte à performance dos estudantes da área de cordas sinfônicas da instituição. O grupo é formado por professores e alunos bolsistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário