terça-feira, 1 de abril de 2014

Dia D para vacinação contra o HPV será realizado neste sábado em Tatuí

Imunização gratuita é destinada a meninas com idade entre 11 e 13 anos. A campanha de vacinação de combate ao HPV terá um reforço especial no próximo sábado, 5. Trata-se do chamado Dia D que irá disponibilizar vacinas em todos os postos de saúde da zona urbana. A imunização contra o papilomavírus humano é destinada as meninas, com idade entre 11 e 13 anos. 

A ação foi iniciada no dia 10 de março. Desde então, 1.257 dose foram aplicadas. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Tatuí tem 2.876 meninas entre 11 e 13 anos. A meta da campanha é imunizar pelo menos 80% deste total. Até agora, 43,7% do público alvo foi atendido.

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Marilu Rodrigues da Costa, o Dia D tem como objetivo favorecer e facilitar o acesso à vacina. “É uma oportunidade para que pais e mães possam aproveitar o fim de semana e levar suas filhas para participarem dessa campanha tão importante. Cada menina deve receber três doses da vacina para estar imunizada contra o HPV. O esquema estabelecido pelo Ministério da Saúde é que a segunda dose seja aplicada em setembro e a terceira e última após cinco anos”, explicou.

A vacina tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. É uma medida preventiva, mas o exame papanicolau continua sendo o método de detecção precoce para o câncer de colo uterino. Para receber a vacina basta apresentar cópia de um documento com foto e cópia do cartão SUS. Depois desta mobilização, a imunização será realizada somente até a quinta-feira, 10, nas unidades básicas de saúde da zona urbana e rural.

Nas quatro unidades básicas de saúde da zona rural, nos bairros Congonhal, Enxovia, Mirandas e Distrito da Americana, mais os postos de saúde do CDHU e Doutor Laurindo, a vacinação acontece entre as 8h e 12h30. Na UBS do Jardim Gonzaga das 8h às 15h. Na Vila Angélica e Santa Rita o horário será das 8h às 16h. Em todos os outros postos, o atendimento acontece das 8h às 17h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário