quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Leia a entrevista de Manu na TV Tem

Do G1 Itapetininga e Região



Airton Salles Jr.: O Tem Notícias encerra hoje a série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Tatuí. De acordo com o sorteio realizado na TV Tem, com a participação de representantes das coligações. Hoje é a vez do candidato do PMDB, Manu, da coligação "Tatuí melhor ainda”, da qual fazem parte também o PRB, PT, PTN, PR, PPS e PHS.

José Manuel Coelho, tem 38 anos, é comerciante e formado em administração. É casado e tem um filho. Boa noite, candidato. Obrigado pela presença.

Manu: Boa noite, Salles. Boa noite aos nossos telespectadores.

Airton Salles Jr.: Candidato, o tempo da nossa entrevista começa a valer a partir de agora.

Manu: Muito bem.

Airton Salles Jr.: Candidato, no seu plano de governo, o senhor fala em facilitar a abertura de empresas, na verdade, para os novos empreendedores. O que pode ser facilitado sem prejuízo para a arrecadação do município?

Manu: Vamos criar a secretaria das indústrias, juntos com os empresários do nosso município e, também, refazer o plano de incetivo para a criação de novas empresas. Isso vai ser feito em conjunto com os empresários e conosco também, nessa secretaria das indústrias.

Airton Salles Jr.: Esses empreendedores já instalados, eles vão ter algum tipo de ajuda?

Manu: Sim. Nós vamos estar disponibilizando novas áreas para os empreendedores que já existem estarem ampliando os seus nogócios em um novo polo industrial no nosso município.

Airton Salles Jr.: Vamos falar um pouco sobre emprego, agora, candidato. Além de gerar empregos, é preciso qualificar a mão-de-obra. O senhor tem algum plano especifico para isso?

Manu: Vamos ampliar a nossa Fatec, que é uma conquista, junto conosco, neste governo. Vamos ampliar as Etecs. E o principal, trazer para Tatuí o tão sonhado Senai, que é uma luta nossa, já há anos. Vamos construir um prédio com todas as adequações para a instalação do Senai. Nós somos do partido do PMDB, o qual o senhor Paulo Skaf pertence, e é o presidente da Fiesp. Tem esse compromisso conosco em ter o Senai no nosso governo.

Airton Salles Jr.: Como fazer isso, candidato?

Manu: Iremos, agora, através de um consórcio com esses empresários. Eles vão nos auxiliar na construção desse imóvel, com as adequações, para estar com o Senai, para treinar os nossos jovens tatuianos, para o nosso mercado de trabalho, que vai preencher as empresas que vão instalar aqui.

Airton Salles Jr.: Agora a gente aborda o tema drogas e violência, candidato. O senhor propõe um núcleo de apoio às escolas para cuidar de alunos com problemas de álcool e drogas nas famílias, obviamente. Por que isso?

Manu: Nós temos a pasta da promoção social. Vai continuar os benefícios que já tem hoje no fundo social e vamos ampliar, criar um núcleo para dependentes químicos, que é junto com a casa de abrigo, que vai ser tocado também esse fundo social com a minha esposa. Ela já foi conselheira tutelar e ela sabe os problemas ligados a dependentes químicos. E nós, nesse núcleo, vamos estar dando essa assessoria também para as escolas com esses problemas. Mas é muito importante investir muito na nossa segurança. Vamos criar o monitoramento eletrônico na cidade toda por câmeras, que é uma cerca eletrônica, onde você pode monitorar a entrada de veículos furtados, sejam eles com drogas dentro, e coibir muitos assaltos. Essas câmeras também dentro das escolas para que tenhamos essa vigilância para que não se entre drogas nas escolas.

Airton Salles Jr.: Na saúde, candidato. É sempre uma grande preocupação para a população. Qual é a principal proposta do senhor?

Manu: A saúde é caso sério. Nós não vamos mudar o pronto-socorro de onde está. Não vamos fechar o pronto-socorro. Vamos abrir uma UPA para desafogar o movimento no pronto-socorro. Também, no bairro do Santa Rita, temos uma UBS fechada. Vamos reativá-la, a UBS do bairro Santa Rita. E lá no bairro do Tanquinho, vamos transformar a UBS em 24 horas. Toda essa extensão dos postos, vamos desafogar o pronto-socorro. Equipando o pronto-socorro, modernizando o pronto-socorro, para que tenha-se atendimento de urgência e emergência. Não podemos correr o risco de perder vidas. Mudar o pronto-socorro de onde ele está e deixá-lo longe do hospital, no caso de um enfarto, um acidente, são segundos, podemos perder vidas. Eu não vou fazer isso com a nossa população. Criaremos uma UTI neonatal, centro de hemodiálise e um posto avançado de oncologia.

Airton Salles Jr.: No seu plano de governo também ,candidato, consta um plano diretor rural. Como é que seria esse plano? Como é que ele vai funcionar?

Manu: Nós vamos trabalhar com os agricultores, tá? Os pequenos e médios agricultores do nosso município. Temos uma malha, hoje, de estradas rurais muito extensa no município. Vamos fazer o programa 'Estrada Boa', o qual vai ser ligado com a secretaria e com os agricultores, que dependem de uma boa estrada para escoar as suas mercadorias. Isso não foi feito até hoje em nenhuma administração. Na nossa vai fazer e vai dar certo.

Airton Salles Jr.: Na educação, candidato. O senhor fala em revisão dos horários dos professores nas escolas municipais porque os professores estão com dificuldades para cumprir as jornadas. Quais as dificuldades desse setor e como seriam essas novas jornadas?

Manu: A nossa educação está, hoje, com grande excesso de alunos na sala de aula. No ensino fundamental, temos classes com até 45 alunos. Está sendo humanamente impossível o professor ministrar a aula. Vamos colocar dois professores no primeiro, no segundo e no terceiro ano, para que dê um ensino de qualidade. Vamos melhorar o material didático. Vamos trocar hoje as apostilas que tem por apostilas do sistema de ensino das escolas particulares para dar uma amplitude maior no conhecimento dos nossos alunos e melhorar também na tecnologia, e investir em mais lousas eletrônicas, na totalidade das nossas escolas.

Airton Salles Jr.: Haveria recursos para isso, candidato?

Manu: Sim. A Fundeb é a maior verba do município. Temos recursos para fazer isso.

Airton Salles Jr.: Mas de que maneira?

Manu: Nós vamos estar, a verba do Fundeb, direcionando ela para colocar uma capacitação maior nos professores [Airton Salles Jr.: concluíndo, candidato] e colocando também as lousas digitais, as lousas eletrônicas.

Airton Salles Jr.: Obrigado pela presença e pelas informações.

Manu: Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário