sábado, 24 de julho de 2010

Tatuí recebe Rio Cello 2010

Conservatório de Tatuí recebe apresentações
do Rio International Cello Encounter
Parceria com evento realizado no Rio de Janeiro repete-se pelo terceiro ano
Pelo terceiro ano consecutivo, o Conservatório de Tatuí receberá apresentações do Rio International Cell Encounter, evento organizado pelo Governo do Rio de Janeiro. A cidade de Tatuí é a única no Estado de São Paulo a receber apresentações da série, que acontece há 16 anos.

O evento tem organização do inglês David Chew, que idealizou o primeiro encontro de violoncelos gratuito do mundo em 1994. Nesse ano, ele teve conhecimento da história vivida por seu colega de instrumento Vedran Smailovic. Integrante da Orquestra da Ópera de Sarajevo, ele testemunhou a morte de 22 pessoas vítimas de uma explosão durante a guerra na Bósnia e decidiu usar sua música em prol da paz, tocando nas ruas de Sarajevo, durante 22 dias seguidos, em homenagem aos mortos. Com o objetivo de promover a integração social no Rio de Janeiro usando a música, e o violoncelo como principal instrumento, Chew localizou o músico e fez o convite para que viesse se apresentar no Brasil. Aos dois juntaram-se mais alguns colegas de orquestras estrangeiras e foi criada a primeira edição do RICE, uma homenagem de Chew ao maestro carioca Heitor Villa-Lobos, que escreveu para o violoncelo algumas de suas melhores composições e cuja obra atraiu o violoncelista inglês para o Brasil, em 1981.

Embora tenha sido criado inicialmente como um encontro de violoncelistas de todo o mundo, o evento recebe hoje virtuoses em outros instrumentos como piano, violino, flauta, saxofone e violão. Desde sua primeira edição, em 1994, o encontro já realizou mais de 500 concertos e 300 horas de master classes, reunindo cerca de 1000 músicos, 500 estudantes e jovens músicos e um público estimado em mais de 200 mil pessoas.

Em 2010, o Encontro acontecerá em diferentes espaços do Rio de Janeiro e, novamente, no Conservatório de Tatuí. Serão cinco apresentações, todas no teatro “Procópio Ferreira” e com entrada gratuita.

A primeira será na segunda-feira, 2, às 20h30, com apresentação do London Music Club Quartet, formado por Haroutune Bedelian (violino), Russell Guyver (viola), David Chew (violoncelo) e Lorna Griffitt (piano). O quarteto apresentará obras de Schumann (celebrando os 200 anos do mestre do romantismo alemão), Benjamin Britten e Edward Elgar.

Já no dia 12 de agosto, quinta-feira, também às 20h30, é a vez do duo formado por Tajana Uhde (violoncelo) e Gerald Robbins (piano). No programa, obras de Béla Bartók (“Danças Populares Romenas”), César Franck (“Sonata em Lá Maior FWV 8”), Gioacchino Rossini (“Uma lágrima – Tema com Variações”), David Popper (“Rapsódia Húngara”) e uma série de György Kurtág.

No domingo, dia 15 de agosto, às 20h30, o destaque será o duo de violoncelo e piano formado por Kim Bok Denitzen e Gerald Robbins, com obras de Schumann, Per Norgard e Prokofieff.

Outras duas apresentações ainda serão realizadas dentro do Rio Cello nos dias 20 e 21 de agosto, sexta-feira e sábado, às 20h30. Na sexta, 20, o teatro Procópio Ferreira recebe apresentações de Solistas da Universidade de Manitoba, Canadá: Allan Harrington, saxofone; Minna Chung, violoncelo; e Laura Loewen, piano. No programa, estão obras de Astor Piazzolla (“História do Tango”), Schumann (“Fantasiestucke Op. 73”), Debussy (“Rapsódia para saxophone”), Samuel Barber (“Sonata para violoncelo e piano op. 6”), Srul Irving Glick (“Sonata para saxophone e piano”), François Borne (“Fantasia Brilhante sobre temas da ópera ‘Carmen’) e Ravel (“Peça em forma de Habenera”).

O último concerto em Tatuí será uma celebração especial a Chopin, denominada “Celebrando os 200 Anos do Gênio Polonês”. O recital de Lars Hoefs (violoncelo) e Marek Zebrowski (piano) traz as composições Polonasie Brillante, Noturno em Dó sustenido menor op. Póstumo, Mazurka em Si menor op. 33 nº 4 e Sonata in G minor, Op. 65.

SERVIÇO

XVI RICE – Rio International Cello Encounter
02.Agosto – 20h30 - London Music Club Quartet
12.Agosto – 20h30 - Tatjana Uhde, violoncelo; Gerald Robbins, piano
15.Agosto – 20h30 - Kim Bok Denitzen, violoncelo; Gerald Robbins, piano
20.Agosto – 20h30 - Solistas da Universidade de Manitoba, Canadá
21.Agosto – 20h30 - CELEBRANDO 200 ANOS DO GÊNIO POLONÊS
Lars Hoefs, violoncelo; Marek Zebrowski, piano
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415 – Tatuí-SP
Entrada franca
 Retirada de ingressos antecipadamente: terça a sexta, das 15h às 21h e nos dias de eventos até as 21h30
Informações: 15 32058444

Nenhum comentário:

Postar um comentário