quinta-feira, 29 de julho de 2010

Bombeiros fazem campanha de doação de sangue

Do jornal O Progresso de Tatuí, edição 5.442, de 28.07.2010

Incentivar a prática da doação de sangue. Com este objetivo, o Corpo de Bombeiros de Tatuí promove, pelo sétimo ano consecutivo, a campanha “Bombeiro Sangue Bom”. Realizada em todo o Estado de São Paulo, em parceria com hemocentros, a iniciativa, no caso da cidade, visa aumentar o cadastro de doadores do Banco de Sangue “Fortunato Minghini”, que funciona anexo à Santa Casa. A meta estadual para este ano é que as doações ultrapassem a marca de 24.243, alcançada em 2009.
Com início no dia 1º e prosseguimento até o dia 31, a campanha acontece no mês de comemoração do Dia do Bombeiro Brasileiro. No entanto, o foco em julho é explicado pelo aumento de fluxo de automóveis e o consequente aumento de acidentes. De acordo com o cabo do Corpo de Bombeiros de Tatuí, Luiz Fernando Antunes de Miranda, a tendência é que haja diminuição nas doações e aumento na procura.
Segundo ele, além dos policiais do município, há a participação dos bombeiros da região. Exemplo disso foi o registro de doações pela base de bombeiros de Boituva, que procurou o banco de sangue mais próximo. “Lá não tem banco de sangue, por isso viemos doar aqui em Tatuí”, disse o bombeiro municipal Francisco Martins. A expectativa é de que 20 bombeiros de Boituva compareçam para doar sangue. “A campanha nossa vem para incentivar a população. Se só o bombeiro doar, não vai resolver o problema da falta de sangue dos bancos. Aqui temos 97% de aprovação popular. Esse é o nosso carro-chefe. A gente tenta trazer esse número positivo para que as pessoas se espelhem nisso também”.
A enfermeira do Banco de Sangue “Fortunato Minghini”, Maria de Lourdes Fogaça, acredita que a campanha ajuda a divulgar a importância da doação de sangue. “Bastante jovens estão procurando o hemocentro, o que antes era raro de acontecer. Hoje em dia, com o incentivo dos bombeiros, já melhorou bastante”. Conforme afirmou, até ontem (terça, 27), 26 bombeiros tinham feito doações no Banco de Sangue.
Os interessados em colaborar com a campanha do CB precisam realizar o cadastro no Banco de Sangue, que funciona das 7h às 9h. Já os que participarem do “Bombeiro Sangue Bom” receberão um comprovante, o que vai gerar acúmulo de pontos para o CB que conseguir mais doadores.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá!

Seja parceiro da campanha de doação de sangue do Ministério da Saúde.

Para receber todo material da campanha e saber como participar, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

Att,
Ministério da Saúde.

Postar um comentário