sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Veja o que a Prefeitura de Tatuí está fazendo no combate à dengue

AÇÕES REALIZADAS

No período de 18 de janeiro a 14 de fevereiro, o Setor de Combate à Dengue da Secretaria da Saúde promoveu as seguintes atividades de combate ao mosquito: 11.510 visitas à imóveis; 3.923 controles de criadouros; 1.777 nebulizações portáteis; 33 ações sanadas; aplicação de inseticida nos pontos estratégicos (cemitérios, ferro velhos, cooperativas de reciclagem etc); reunião com representantes das Unidades Básicas de Saúde, do hospital particular e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) para unificação de um fluxo de atendimento das pessoas com sintomas de Dengue; produção de um vídeo para as redes sociais da Prefeitura; e entrevistas sobre o assunto para os veículos de comunicação da cidade.

A Secretaria de Serviços Públicos e Zeladoria informou que ocorre diariamente a ação “Bairro Limpo”, em conjunto com os serviços de poda, capina, roçada e varrição, tendo sido recolhidos, todos os dias, aproximadamente, seis caminhões de materiais inservíveis retirados destes locais. Já a Secretaria de Fazenda, Finanças, Planejamento e Trabalho apresentou que em 2024 foram notificados 116 terrenos e 37 residências por falta de limpeza. Com a volta das aulas na Rede Municipal de Ensino, nesta semana, o trabalho educativo e de conscientização com os alunos deve ser retomado.

CUIDADOS

A Prefeitura de Tatuí pede a colaboração de todos quanto à limpeza e à manutenção de terrenos e residências, que devem ser constantes; o descarte correto de entulhos e demais materiais deve ser feito nos diversos Ecopontos (confira a lista completa, com dias, horários e locais de funcionamento em www2.tatui.sp.gov.br/servicos/ecopontos/). O munícipe também pode denunciar os terrenos sujos e abandonados da cidade, ou as casas recém-construídas sem moradores e com piscinas, para a Ouvidoria Municipal no link tatui.sp.gov.br/ouvidoria ou pelos telefones 0800-770-0665 e (15) 3251-3576; ou ainda pelo telefone da Secretaria da Saúde (15) 3305-8855.

Além das denúncias, é importante que cada um faça a sua parte na própria residência, como deixar a caixa d’água bem fechada e limpa; descartar de forma adequada pneus usados; retirar do quintal objetos que acumulam água, como vasos de planta, potes e garrafas; manter materiais de reciclagem em saco fechado e em local aberto; e usar repelente diariamente.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) atendem as pessoas com suspeitas de Dengue, realizam notificações, coleta de exames e todas as ações necessárias, conforme protocolo do Ministério da Saúde. Portanto, quem apresentar febre, acompanhada de, pelo menos, dois sintomas como náuseas, vômitos, manchas avermelhadas pelo corpo, dor nas articulações, dor de cabeça ou dor no fundo do olho, deve procurar a UBS mais próxima de sua residência de segunda a sexta-feira. Aos fins de semana, é necessário procurar a UPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário