quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

PT de Tatuí cria medalha para homenagear personalidades históricas

Entrega da honraria ocorreu na cerimônia de 44 anos do partido realizada na Câmara Municipal

Helô Borges discursa em nome de todos os homenageados com medalha

07/02/2024 | O Partido dos Trabalhadores de Tatuí realizou, na noite do dia 07/02, quarta-feira, na Câmara Municipal de Tatuí, uma cerimônia em comemoração aos 44 anos de história. O PT é considerado o maior partido do Brasil, o maior partido de esquerda da América Latina e um dos maiores do mundo. Durante a cerimônia, foram entregues as medalhas “Clodoaldo Rodrigues” a figuras importantes na história do partido na cidade.

Foram homenageados, alguns in memoriam e representados por familiares, petistas pioneiros que lutaram para a fundação do Partido dos Trabalhadores em Tatuí, e aqueles que colaboraram efetivamente para a construção do partido no município e que exerceram mandato pela legenda. 
Fizeram uso da palavra, entre outros, Heloísa Borges, representando todos os homenageados; e o Presidente da Câmara Municipal de Tatuí, Eduardo Dade Sallum.

Veja abaixo a lista de todos os homenageados:

1. Clodoaldo Rodrigues foi homenageado com a criação da medalha que leva o seu nome a qual foi conferida aos demais homenageados;
2. Dr. José Rubens do Amaral Lincoln;
3. Dr. Benedito Antônio Dias da Silva;
4. Dr. Paulo Sérgio Medeiros Borges (ex-vereador);
5. Heloísa Saliba e Borges;
6. Carlos Assunção;
7. Geraldo Garcia;
8. Élide Brassolotto Amorim;
9. Mariângela Oliveira da Porciúncula;
10. Mário Luís Rodrigues da Costa;
11. Vicente Aparecido Menezes (ex-vereador e ex-vice-prefeito);
12. 
Benedicta de Lourdes Tavares, in memoriam, representada por sua filha Giovana Andreia Giovanetti Tavares;
13. José Roque Ribeiro, in memoriam, representado pelo filho Almir Ribeiro;
14. 
Arlindo Gracio, in memoriam, representado pela filha Ednéa Nunes Gracio;
15. Josué Fernandes Pires, in memoriam, representado pela filha Sônia Fornazari Pires;
16. Dr. Ivo Mendes, in memoriam, representado pela filha Mina Alves Garcia;
17. João Cândido de Almeida (João do Ferro Velho), in memoriam, representado pelo filho João Batista Pedreschi;
18. Eduardo Dade Sallum (vereador e atual presidente da Câmara Municipal de Tatuí).

Estiveram presente na cerimônia o presidente da Câmara Municipal de Tatuí, Vereador Eduardo Dade Sallum; o Presidente do Diretório Municipal do PT de Tatuí, José Norbal de Moraes Marques; o coordenador do PT na Macrorregião de Sorocaba,. Márcio Alves; o Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, Leandro Soares; Hamilton Pereira, ex-deputado estadual e considerado o Pai da Região Metropolitana de Sorocaba; Rogério de Souza, coordenador do Sindicato dos Servidores e Servidoras do Instituto Federal de São Paulo, que apoia a criação do Instituto Federal em Tatuí; José Fernando Romagnolo, presidente da subsede do Sindicato dos Trabalhadores Energéticos do Estado de São Paulo em Tatuí; Kelvin Joelmir de Morais, representante do Movimento Popular Práxis; Farid Ohamad Jamoul, presidente do Diretório do PV de Tatuí (partido federado com o PT); Anísio Marcelo da Silva, presidente do Diretório do PDT de Tatuí; Carlos Roberto Marques Junior, vereador pelo PT em Ibiúna SP e representante do Deputado Federal Zaratini; Fábio Viegas Pereira de Proença, assessor e representante da Deputada Estadual Márcia Lia; Reinaldo Franco de Souza, assessor e representante da Deputada Estadual Professora Bebel; e Raquel Convento, vice-presidente do Diretório do PT de Tatuí e Conselheira Estadual da APEOESP.

A festa foi encerrada com música da dupla Érika e Natanel e, logo em seguida, um coffee break com café, bolo, salgados e docinhos.

Saiba quem são os homenageados, clicando em LEIA MAIS.

Clodoaldo Rodrigues, físico, advogado, sindicalista e ex-guerrilheiro integrante da POLOP, que foi preso e torturado pela Ditadura Militar, por nunca ter desistido de seus ideais de liberdade, democracia e justiça, sendo um dos responsáveis por hoje termos o direito de exercer nossa luta política. Após a redemocratização do Brasil, Seu Rodrigues, como era conhecido, dedicou sua vida à formação política e sindical, dando início à formação de diversos sindicatos da região, assim como foi o mentor do grupo que se tornaria o Movimento Popular Práxis em Tatuí, ten
do falecido em julho de 2023.

Dr. Benedito Antônio Dias da Silva, advogado renomado que foi um dos fundadores da Casa da Advocacia de Tatuí. Participante assíduo das reuniões do Partido dos Trabalhadores desde a sua fundação, quando ocorriam na residência do Eduardo Suplicy. Um ano após a oficialização do PT Nacional, o Dr. Benê, juntamente com seu amigo Dr. Ivo Mendes e outros companheiros, fundaram o primeiro diretório do Partido dos Trabalhadores em Tatuí.

Dr. José Rubens do Amaral Lincoln, advogado renomado, que se filiou ao Partido dos Trabalhadores logo que foi instalado o primeiro diretório municipal em Tatuí. Foi candidato a Prefeito de Tatuí pelo PT em 1992, obtendo cerca de 8.000 votos, votação bastante expressiva para a época.

Dr. Paulo Sérgio Medeiros Borges, médico atuante nas causas sociais, se mudou para Tatuí em 1987, onde criou, juntamente a sua esposa Heloísa, o Comitê SOS Contra a Fome. Ingressou na vida política partidária filiando-se ao Partido dos Trabalhadores, sendo o primeiro vereador eleito pelo PT em Tatuí, em 1992; foi vereador por três mandatos e disputou a eleição para Prefeito de Tatuí pelo PT duas vezes, ficando em 2º lugar em 2004, com 10.647 votos, além de ter sido Secretário Municipal de Meio Ambiente, desenvolvendo importantes projetos para a nossa cidade.

Heloísa Saliba e Borges, natural de São Paulo, integrou movimentos estudantis e sociais. Assim que chegou a Tatuí, em 1987, filiou-se ao PT, fundou o Comitê SOS Contra a Fome, tendo desenvolvido diversos projetos sociais em bairros periféricos da cidade, foi candidata a vereadora pelo PT em 2004, obtendo uma das maiores votações (não foi eleita porque faltaram 14 votos para o partido atingir o quociente eleitoral), implementou e coordenou o Banco de Alimentos de Tatuí, participou da criação e coordenação da Justiça Restaurativa, atualmente coordena o projeto Promotoras Legais Populares e é integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Tatuí.

Mário Luis Rodrigues da Costa participou da organização do Partido dos Trabalhadores em Tatuí, tendo se filiado em 1989, foi candidato a vereador pelo PT em 2004 e 2012, disputou e venceu a eleição para a presidência do Diretório Municipal do PT de Tatuí em 2010, tendo conduzido o partido por 6 anos consecutivos.

Geraldo Garcia, nascido no Bairro dos Fragas, em Tatuí, em 1935, iniciou sua militância política junto ao Padre Ernani na Paróquia Santa Cruz, onde atuou por 40 anos, o que o levou, através de um convite do saudoso Professor Chico (Francisco Vieira), a filiar-se ao PT, tendo se tornado Presidente do Diretório Municipal do PT e concorrido às eleições para Prefeito de Tatuí em 1988.

Élide Brassolotto Amorim participou da fundação do Partido dos Trabalhadores, preenchendo uma das fichas de filiação que foram necessárias para a criação do partido em 1980. Foi uma militante muito atuante do PT em São Paulo, sendo integrante de um grupo da Zona Leste e tendo trabalhado na primeira candidatura de Lula, promovendo eventos para arrecadar dinheiro para a campanha. Mudou-se para Tatuí em 1996, passando a desenvolver sua luta política na cidade.

Mariângela Oliveira da Porciúncula foi uma das primeiras pessoas a se filiar ao Partido dos Trabalhadores em Tatuí, em 1981, com apenas 23 anos de idade, sendo a única mulher a participar das reuniões do partido na cidade por quase uma década, prestando importantes contribuições para a construção do PT em Tatuí, sempre defendendo as pautas trabalhistas, sociais e identitárias.

Carlos Assunção se filiou ao Partido dos Trabalhadores na década de 80, através do saudoso Professor Chico, tendo atuado como Tesoureiro do Diretório Municipal de Tatuí por muitos anos, em uma época muito difícil em que não havia verba, diversas vezes tirou dinheiro do próprio bolso para custear as atividades do partido, em prol do sonho de construção de um Brasil melhor, onde todos tivessem direito a um trabalho digno, educação de qualidade, saúde e uma vida livre de violência e opressão.

Benedicta de Lourdes Tavares, conhecida como Professora Ude, candidata a vice-prefeita de Tatuí pelo PT em 1992 e candidata a vereadora em 1996, uma mulher que sonhava em mudar o rumo da cidade de Tatuí e enfrentou muitas barreiras, tanto na vida particular quanto na vida pública, por ser mulher e defender o seu direito de ser militante política. Apoiadora leal do Presidente Lula e do Partido dos Trabalhadores até o final de sua vida, mesmo muito doente, no ano de 2014 se arrumou e foi votar na Presidenta Dilma, dizendo a seus familiares que seria sua última eleição. Faleceu no dia 08 de fevereiro de 2015, sendo decretado luto oficial de 3 dias na cidade de Tatuí.

José Roque Ribeiro iniciou sua atuação política em 1978, trabalhando para a campanha de Eduardo Suplicy, que, dois anos depois, lhe apresentou o recém-fundado Partido dos Trabalhadores. Zé Roque, como era conhecido, passou a militar pelo PT em Tatuí e na capital, tendo participado das manifestações pelas “Diretas Já” em São Paulo, ocasião em que conheceu o Presidente Lula. Faleceu em 2018, sendo um dos seus últimos atos ter votado para o Haddad para Presidente, deixando um legado de luta pela democracia.

Arlindo Gracio foi trabalhador metalúrgico por 35 anos, venceu os desafios de sustentar sua família enquanto lutava por uma sociedade mais justa, sempre defendendo os direitos da classe trabalhadora e dos mais necessitados. Foi candidato a vereador pelo PT em Tatuí nos anos de 1996 e 2000, deixando um legado de honestidade e coragem.

Professor Josué Fernandes Pires era um inconformado nato com as desigualdades sociais e que acreditava no poder da Educação para transformar a vida de cada indivíduo. Participou da fundação do PT de Tatuí como oposição aos poderes vigentes na época, que representavam um sistema historicamente excludente. Foi candidato a vereador pelo PT em 1992 e dedicou a sua vida a ensinar os jovens a desenvolverem uma visão crítica e buscar o seu lugar de expressão na sociedade, por acreditar que, assim, poderia criar as transformações sociais necessárias, sendo sua frase inesquecível: “jovens, não desanimem! Respirem fundo e enfrentem o leão pela juba!” Faleceu em 2008, mas os frutos dos seus ensinamentos permanecem até hoje.

Dr. Ivo Mendes, que foi um grande advogado e humanista, além de músico, poeta e escultor, se consolidando como um dos maiores ícones da cidade de Tatuí na luta por justiça social. Foi um dos fundadores e principal articulador do Partido dos Trabalhadores de Tatuí. Disputou a eleição para vereador em 1982, sendo o candidato mais votado do partido nessa eleição. Participou das primeiras campanhas de Lula, tendo o privilégio de receber o Presidente em sua casa em Tatuí na campanha para Governador de São Paulo em 1982. O Dr. Ivo faleceu faleceu em 2015, aos 78 anos, sendo um exemplo de ser humano, cidadão e profissional, tendo, inclusive, dado o nome para a Casa da Advocacia e Cidadania de Tatuí.

João Cândido de Almeida, conhecido como “João do Ferro Velho”, foi um dos precursores do Partido dos Trabalhadores em Tatuí, tendo se candidatado a vice-prefeito pelo PT na primeira eleição que o partido disputou, em 1982. No mesmo ano, foi o responsável por trazer Lula para Tatuí, pedindo ao seu filho João Batista para buscá-lo em São Paulo em seu Opala. Foi petista de corpo e alma até o final de sua vida e  será sempre lembrado como parte importante da história do PT de Tatuí.

Vicente Aparecido Menezes se filiou ao PT em 2007, quando já exercia o cargo de vice-Prefeito de Tatuí, no ano seguinte venceu a eleição para vereador, com 1.115 votos, exercendo um mandato combativo na Câmara Municipal e tendo sido o autor do projeto que concedeu o título de cidadão tatuiano a Lula em 2010, quando o presidente veio a Tatuí realizar a entrega das primeiras ambulâncias do SAMU. Em 2012, foi eleito vice-prefeito de Tatuí pelo PT, tendo exercido os cargos de Secretário de Governo, Secretário de Obras e Ouvidor Municipal.

Eduardo Dade Sallum foi um dos fundadores do Movimento Popular Práxis em Tatuí no ano de 2010, tendo sido escolhido para representar o movimento e disputar as eleições para a Câmara Municipal em 2016 pelo PT, ocasião em que foi eleito o vereador mais jovem da história do município. No ano de 2020, foi reeleito como o vereador mais votado da cidade, com 1.709 votos, devido ao seu trabalho de fiscalização e aos projetos sociais que mantém junto ao Movimento Popular Práxis. 
Em 2022, foi o primeiro candidato a deputado federal do PT de Tatuí, obtendo 10.885 votos. Sallum foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Tatuí, ainda em 2022, para o biênio 2022/2024, e é pré-candidato do PT à Prefeitura de Tatuí em 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário