quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Artista e pesquisador tatuiano apresenta em conferência internacional na Itália

A pesquisa de Lucas Gonzaga, que aborda a construção de acervos em museus ibero-americanos, além de ser financiada pela UNESCO, também recebe incentivo do Governo Federal e do Governo do Estado de São Paulo.

19/02/2024 | Com o título "As narrativas em disputa que compõem os acervos de instituições museológicas atravessadas pela perspectiva da Sociomuseologia", a pesquisa de Lucas Gonzaga, artista e pesquisador tatuiano, será apresentada na Conferência Internacional MINOM, que deve acontecer nos próximos dias em Catânia/Itália. O evento reúne pesquisadores de várias partes do mundo em torno do debate da SocioMuseologia, escola de pensamento que se dedica a pesquisar os atravessamentos sociais nos museus e processos museológicos.

A pesquisa faz parte do doutoramento de Gonzaga, bolsista pela Cátedra UNESCO na Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa, e que, para essa viagem à Catânia, recebeu recursos da Lei Paulo Gustavo, promovida pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Governo Federal e Ministério da Cultura. "Pesquisar e trabalhar com Cultura e Educação tem sido eixo vital ao longo da minha trajetória e, portanto, essa é uma conquista de múltiplas dimensões. Uma dimensão prática do impacto social e cultural que isso pode representar nesse território, mas também outras dimensões menos tangíveis, simbólicas e representativas, que tornam essa oportunidade um momento ainda mais importante", afirma Lucas.

A Conferência Internacional MINOM esse ano carrega o tema "Repensando as museologias para a mudança: alianças transdisciplinares para sociedades mais justas" e acontecerá nos dias 22 e 23 de fevereiro. A participação de Lucas pode ser acompanhada pelas redes sociais do pesquisador, onde serão compartilhados os principais momentos da empreitada.

Sobre Lucas Gonzaga

Artista, Educador, Produtor e Pesquisador em Arte, Cultura e Educação. Doutorando pela Universidade Lusófona de Lisboa/Portugal, com bolsa concedida pela Cátedra UNESCO. Mestre em Artes pela USP. Especialista em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global (PUC-RS) e em Museologia, Cultura e Educação (PUC-SP). Fundador e Diretor da Dupla Companhia, Lucas foi coordenador do Programa CCBB Educativo do Centro Cultural Banco do Brasil e também foi diretor técnico do Museu da Cidade de Salto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário