terça-feira, 28 de agosto de 2018

Criação do Museu da Imagem e do Som foi aprovada em primeiro turno


Dia 21 de agosto, na sessão da Câmara Municipal de Tatuí, os vereadores aprovaram, em 1º turno, o projeto de lei de autoria do Executivo, que cria o Museu da Imagem e do Som (MIS) de Tatuí, que deve funcionar na Avenida Domingos Bassi, no prédio histórico que foi o primeiro matadouro municipal e que está sendo restaurado pelo a município.

Dentre as atribuições do museu, estão as de preservar, conservar e restaurar o patrimônio histórico do município de Tatuí, compreendido por fotos, áudios, filmes e documentos, promover pesquisas históricas e técnicas, difundir a cultura cinematográfica, fotográfica e audiovisual, realizar atividades culturais e artísticas e promover parcerias com instituições de ensino, associações e entidades, com a finalidade de difundir ou catalogar material de seu acervo histórico. O MIS deverá ser aberto à visitação pública e contará a história de Tatuí, reunindo material disponível para pesquisa. O projeto ainda será discutido e votado em 2º turno.

Outros projetos aprovados

Também em 1º turno, os vereadores aprovaram mais um projeto de lei do Poder Executivo, que dispõe sobre criação de uma vaga para médico reumatologista no quadro da Prefeitura Municipal para suprir a necessidade da rede pública de saúde.

Os vereadores aprovaram mais quatro projetos em 1º turno, agora de autoria do Legislativo. O primeiro, assinado pelo vereador Daniel Almeida Rezende, dispõe sobre a implantação das técnicas de Justiça Restaurativa, com a “pacificação restaurativa”, para resolução de conflitos no âmbito do Poder Público Municipal. O segundo projeto, de autoria dos parlamentares Nilto José Alves e Rodolfo Hessel Fanganiello, institui a Semana de Conscientização “Não Jogue Vidro no Lixo”, a ser realizada anualmente, no mês de maio. A intenção é orientar a população sobre o descarte correto de objetos cortantes, de forma seletiva, a fim de evitar acidentes. O terceiro projeto de lei, assinado pelo vereador Antonio Marcos de Abreu, institui em Tatuí a “Semana Municipal do Uso Racional de Medicamentos”, com o objetivo de orientar a população sobre os riscos da automedicação e a importância do uso racional dos remédios. As atividades deverão ser realizadas anualmente, sempre na primeira semana do mês de maio. O quarto projeto, de autoria do vereador Miguel Lopes Cardoso Júnior, institui no município de Tatuí o “Dia do Profissional de Educação Física”, a ser comemorado anualmente, em 1º de setembro, com várias ações, como palestras, congressos e simpósios pertinentes à área.

Foi aprovado também um projeto de resolução em 1º turno, de autoria da Mesa Diretora da Câmara, que acrescenta inciso no artigo 89 do Regimento Interno do Poder Legislativo, determinando que “o suplente ao mandato de vereador será empossado, nos períodos de recesso, perante a Mesa Diretora ou o Presidente”.

E por fim, a edilidade aprovou, em votação única, projeto do vereador Jairo Martins, que denomina de “João Soares Vieira” a Rua 4 do Loteamento “Residencial Terras de Tatuí”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário