sábado, 15 de outubro de 2016

Alunos do Conservatório de Tatuí são solistas em concerto em Jundiaí

Instrumentistas de 8, 12 e 13 anos são destaques no concerto “De crianças para crianças”
Quatro alunos do Conservatório de Tatuí – instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado – participam como solistas especialmente convidados do concerto “De Crianças para Crianças”, frente à Orquestra Municipal de Jundiaí. Serão três apresentações, em Jundiaí, nos dias 21 e 23 de outubro, dentro do mês no qual é celebrado o Dia das Crianças.

Os concertos serão realizados às 14h e 15h30 do dia 21 de outubro (sexta-feira) e às 11h do dia 23 de outubro (domingo), com entrada franca, no teatro Polytheama, sob regência de Claudia Feres.

Os solistas serão a violoncelista Mariana Camillo de Vasto, de 12 anos, aluna da professora Elen Ramos Pires; o violinista Rafael Gonçalves Sanches, de 13 anos, aluno da professora Graziela Pagotto; o pianista Roberto Augusto Nunes, de 13 anos, aluno da professora Fanny de Souza Lima e a harpista Nicoli Miranda de Camargo, de 8 anos, aluna da professora Talita Martins. Os alunos vêm participando de ensaios especiais para as apresentações, que serão produzidas pela equipe da Orquestra Municipal de Jundiaí.

Segundo a professora Míriam Braga, intermediária do contato com a orquestra, o convite partiu por conta do mês das crianças. A maestrina realizou uma visita ao Conservatório de Tatuí, fez o convite e, então, foi realizada uma seleção interna nas áreas de cordas sinfônicas e de piano.

“Iniciativas como esta são importantíssimas para o desenvolvimento dos solistas”, destaca ela.

A Orquestra Municipal de Jundiaí foi criada em 2011 por iniciativa da Secretaria de Cultura indo de encontro a um antigo anseio da população jundiaiense. Tendo à sua frente, como regente titular e diretora artística a maestrina Claudia Feres, a OMJ vem, desde sua primeira Temporada, afirmando-se como um conjunto promissor, tanto pela excelência de seus músicos, como pelo repertório. A orquestra vem apresentando uma programação que contempla obras importantes para o repertório de cordas dos grandes compositores da música clássica, uma grande parcela da produção de compositores brasileiros, música barroca e a produção de programas originais, tendo como temática a música popular. A OMJ sempre trouxe uma gama variada de excelentes artistas para se apresentar em seus concertos, como o pianista Marcelo Bratke, a soprano Marília Vargas, a harpista Liuba Klevtsova e o saxofonista Marcos Pedroso, o violinista Emmanuelle Baldini e a cantora Monica Salmaso, com Teco Cardoso e Nelson Ayres. Também se apresentaram com a OMJ alguns jundiaienses ilustres, como o violonista Fabio Zanon, o flautista Marcelo Barboza e o trio “Conversa Ribeira” que tem entre seus integrantes o pianista e acordeonista Daniel Muller. Em um curto período desde sua criação a Orquestra Municipal de Jundiaí já vem se afirmando como um sólido agrupamento camerístico no cenário musical brasileiro.

Sobre o Conservatório de Tatuí – O Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí é uma instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado administrado pela Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí. Fundado em 1951, é uma das mais importantes ações na área de cultura no país. Oferece formação profissional em música, luteria e artes cênicas. Sua única extensão fora do município de origem é o Polo do Conservatório de Tatuí em São José do Rio Pardo.

Apoio Cultural – No ano de 2016, o Conservatório de Tatuí orgulha-se em receber apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
Concertos Didáticos – de crianças para crianças
Quando: 21 de outubro, sexta-feira, 14h e 15h30; 23 de outubro, domingo, 11h
Mariana Camillo de Vasto, violoncelo; Rafael Gonçalves Sanches, violino; Roberto Augusto Nunes, piano; Nicoli Miranda de Camargo, harpa, solistas
Local: Teatro Polytheama
Barão de Jundiaí, 176 – Centro, Jundiaí – SP
Informações: (11) 4586-2472
Grátis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário