quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Remédios vencidos podem ser entregues na Vigilância Sanitária

A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza um novo serviço para população a partir de 2013. Trata-se do sistema de coleta e descarte adequado de medicamentos com prazo de validade vencido. Os remédios podem ser entregues na própria Vigilância Sanitária, de segunda a sexta-feira, em horário comercial, na Rua José Ortiz de Camargo, 594, próximo dos Correios.

O serviço também é estendido também aos produtos veterinários, incluindo as chamadas amostras grátis. A ação é parte da coleta regular de material médico-hospitalar realizada duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras, pela Silcon Ambiental, que recolhe todo lixo produzido pelas unidades básicas e demais órgãos ligados à Secretaria, segundo os padrões e procedimentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

A Secretaria de Saúde recebe diariamente medicamentos que são doados por pacientes que encerraram seus tratamentos. Muitos desses remédios estão deteriorados ou em más condições de armazenamento, com embalagens violadas, e não servem para outras pessoas. “É importante que seja feito o descarte correto, pois no lixo convencional pode acontecer a ingestão acidental por cães, gatos e outros animais; além do risco ao meio ambiente e à própria população”, comentou o farmacêutico Guilherme Orsi.

Todos os medicamentos coletados são encaminhados para a plataforma de tratamento de resíduos em Paulínia, onde é realizada a incineração adequada do lixo químico, biológico e perfuro cortante.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3305-8855.

Nenhum comentário:

Postar um comentário