terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Saúde realiza palestra para profissionais do setor de combate à dengue

A Secretaria Municipal de Saúde vem intensificando as ações de combate à dengue. Mesmo sem nenhum caso notificado no município em 2013, o nível de densidade de larvas atingiu um nível considerado preocupante, de cada 100 residências vistoriadas seis possuíam focos do mosquito - fato que fez com que as autoridades sanitárias redobrassem as atenções. As ações no mês de fevereiro começaram já no dia 7, com uma palestra voltada aos profissionais de saúde, das redes públicas e particular, realizada na Câmara Municipal.

As explanações foram ministradas pela especialista no assunto Kátia Cristina Gomes Lima, diretora do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Sorocaba, e Sueli Yashumaro Dias, diretora de Serviços Regionais da Sucen (Superintendência de Controle Endemias) de Sorocaba. Os temas abordados na palestra foram “Dengue da Epidemiologia à Epistemologia” e "Os Determinantes de Dengue e o Agir Local”. Além dos profissionais convidados, também participaram do encontro o secretário municipal de Saúde, José Luiz Barusso, o diretor de Vigilância em Saúde, Máximo Machado Lourenço, e toda de equipe de agentes que realizam o combate à dengue em Tatuí.

O objetivo de encontro foi esclarecer e conscientizar os profissionais de saúde, dos casos de dengue nas cidades da região e dos riscos de uma epidemia da doença. “É muito importante que estejamos todos em estado de alerta. A dengue é uma doença muito seria e o diagnostico precoce é muito importante”, explicou o diretor da Vigilância.

Nas ruas
Os agentes de combate à dengue realizam diariamente visitas de rotina nas residências do município, com foco na eliminação de criadouros, orientações sobre a proliferação do mosquito transmissor e sobre os riscos da doença. As ações também são estendidas às escolas, prédios públicos e locais onde há grande fluxo de pessoas.

Neste início de semana, o trabalho atinge o comércio, as cooperativas e associações de reciclagem. A partir de quarta-feira, 20, a equipe chega ao Jardim Andrea Ville e bairros vizinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário