quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Exposição no Centro Cultural conta a história dos clubes tatuianos de futebol


Estará em cartaz no Centro Cultural Municipal até 28 de agosto, a exposição “Futebol Tatuiano”, que foi um dos destaques de abertura da 69ª Semana Paulo Setúbal. O acervo levantado pela Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude conta com troféus, camisetas, bandeiras e mais de 200 fotos.

A entrada é franca e o horário pra visitação é das 10h às 21h, de segunda a sexta, e das 10h às 14h, aos sábados e domingos.

Reunir todo este material foi possível através dos clubes antigos da cidade como o XI de Agosto, São Martinho e Santa Cruz que disponibilizaram a memória de seus times das mais remotas décadas, bem como fotos de acervo pessoal. Algumas delas, contam a história do Campeonato “Pé no Chão”, que há mais de 40 anos, reunia os garotos das escolas da cidade.

Durante uma visita, Antonio Geraldo Villa Nova, tatuiano de 65 anos, voltou no tempo e fala sobre a “Égua Vermelha”, apelido que marcou a fase de ouro da Associação Atlética XI de Agosto, que foi bicampeão do Campeonato de Futebol Amador do Estado de São Paulo nos anos de 1957 e 1958. “O time era tão bom, que se fosse hoje em dia poderia competir com qualquer time de primeira divisão”, disse Villa Nova.

Um a um ele aponta para os rostos antigos e diz o nome de cada jogador que compunha a “Égua Vermelha”. Conta que os quatro times da cidade: XI de Agosto, São Martinho, Santa Cruz e um que era municipal, disputavam entre si e aquele que vencesse representava a cidade no Campeonato Amador Estadual.

“Eles treinavam de quarta-feira. Jogavam aos domingos e viajavam de trem ou de caminhão para ir aos jogos” disse Villa Nova, retratando uma época em que o futebol era um lazer e que os campeonatos amadores eram disputados por pessoas que se revezavam entre o trabalho e o futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário