quinta-feira, 15 de abril de 2010

Inscrição para a oficina do Coreto Paulista termina amanhã


O Conservatório de Tatuí se prepara para receber a primeira edição do Coreto Paulista, programa do Governo de São Paulo, que objetiva a formação, difusão e estímulo de bandas em todo o Estado. Município interessado em participar terá oficina técnica itinerante, além de obter instrumento musical para suas bandas e fanfarras. A inscrição para a oficina vai até esta sexta-feira, 16, e para a aquisição de instrumento, o prazo é 23 de abril. Para esse caso, o interessado terá duas modalidades: A e B.

Na primeira, poderá se inscrever a banda de formação recente, que exista há pelo menos dois anos. A banda poderá solicitar o conjunto de instrumentos que compõem um dos três kits instrumentais sugeridos, preparados para equipar os diferentes naipes da banda. Na modalidade B, podem se inscrever bandas já estabilizadas em comunidades, com ampla atividade no meio musical, sendo necessário, apenas, auxílio para a ampliação qualitativa de seu acervo musical, de modo a aprimorar suas possibilidades artístico-pedagógicas. As bandas que se enquadrarem na modalidade B podem sugerir kits alternativos ou, ainda, solicitar instrumentos de interesse específico que deverão estar relacionados por ordem de prioridade para o grupo.

Cursos itinerantes

A oficina técnica itinerante oferecerá, ao todo, 15 cursos diferentes que abrangem regência, toda a família de instrumentos das bandas, além de aprimoramento extra que irá contribuir para a evolução técnica dos grupos em atividade como manutenção de instrumentos de sopro, arranjo e outros. Haverá cursos de regência de banda, introdução à regência, flauta, clarinete, saxofone, trompa, trompete, trombone, tuba e percussão, e ainda cursos especiais da harmonia e arranjo, método de ensino coletivo, restauração e manutenção de instrumentos de sopro, bateria e informática aplicada à música.

No total, as oficinas terão duração de 12 horas cada, sendo ministradas aos sábados (das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas) e aos domingos (das 8 horas às 12 horas). Podem participar músicos com conhecimento musical, integrantes ou não de banda sinfônica (musical ou marcial), fanfarras, corporações musicais e grupos ligados à música. Para ter direito ao certificado, o aluno terá de participar de 75% das aulas técnicas. Os municípios receberão a oficina que, até a data limite, tenham alcançado o número mínimo de inscrições por turma. A relação dos municípios aprovados será divulgada a partir de 26 de abril.

Edição de partituras

O Coreto Paulista foi concebido para dar continuidade ao Programa de Incentivo a Bandas e Fanfarras, realizado em anos anteriores pela Secretaria de Estado da Cultura. Para este ano, além das oficinas itinerantes e aquisição de instrumentos, prevê a realização do censo de bandas e do projeto de edição de partituras. Cinco grandes eventos também serão realizados até o mês de novembro. O primeiro deles será o Coreto Paulista - 3º Festival de Bandas e Encontro de Educadores, na cidade de Avaré, de 28 de maio a 6 de junho. De 11 a 24 de julho, o Coreto Paulista apresentará o 5º Festival de Bandas de Inverno em Tatuí. Já em setembro, ocorre o Concurso de Composição para Bandas e, em setembro, o Encontro de Maestros e Lideranças de Banda.

Serviço
Mais informações, no site 
www.coretopaulista.com.br ou pelos telefones (15) 3205-8443 / 8464

Da Agência Imprensa Oficial 

Nenhum comentário:

Postar um comentário