sábado, 17 de abril de 2010

Conservatório de Tatuí registra hinos de municípios vizinhos


Conservatório de Tatuí entrega oficialmente hino à Cesário Lange na próxima sexta-feira, 23

O Conservatório de Tatuí, que é uma instituição mantida pelo Governo de São Paulo, está organizando, editando e gravando hinos de municípios da região de Tatuí, como Capela do Alto, Cesário Lange, Guareí, Quadra, Porangaba e Torre de Pedra, além da própria Tatuí.

Na próxima sexta-feira, 23, a escola de música, canto, luteria e artes cênicas fará a entrega oficial do primeiro trabalho concluído. A entrega à Prefeitura de Cesário Lange ocorrerá em cerimônia agendada para as 20h, no Centro de Capacitação “José Trevisan”, com entrada franca. Na ocasião, a diretoria do Conservatório de Tatuí entrega as partituras e gravação ao prefeito Ramiro de Campos. A cerimônia integra as atividades de aniversário do município, que celebra 51 anos no próximo dia 3 de maio. O Hino a Cesário Lange tem letra de Nego de Campos, música de Aristeu Vasconcelos Leite (Teté) e arranjo de Marcelo Afonso.

O projeto de edição e gravação dos hinos pelo Conservatório de Tatuí teve início em dezembro de 2008, quando os prefeitos e vereadores da Comarca tomaram posse de seus mandatos em solenidade organizada no teatro da instituição. “Naquela ocasião, por conta da elaboração do cerimonial, verificou-se, ao buscar os hinos dos municípios para sua execução no evento, que a cidade de Tatuí era a única a ter as partituras organizadas. Outros municípios não tinham o material organizado ou gravado e, alguns, ainda não tinham hinos”, disse o assessor artístico Erik Heimann Pais.

Na cerimônia de posse, o diretor executivo do Conservatório de Tatuí Henrique Autran Dourado anunciou o projeto de organização dos hinos que já existiam e, para os que ainda não possuíam, a realização da gravação oficial e formal com coro e banda. “Também oferecemos consultoria à pesquisa aos municípios que iniciaram a elaboração das letras dos hinos”, acrescentou Heimann Pais.

O primeiro hino a ter gravação oficial concluída foi o do município de Cesário Lange. “A cidade disponibilizou o material do compositor Aristeu Vasconcelos Leite, o Teté, e a poesia de Nego de Campos, que já era considerada um possível hino. O Conservatório de Tatuí contratou o arranjador Marcelo Afonso e organizou o material, que foi avaliado pelo município até chegarmos a um formato final, com gravação pela Banda Sinfônica e Coro do Conservatório de Tatuí”, disse Heimann Pais.

O hino do município de Capela do Alto está sendo gravado, enquanto o de Quadra está em fase de elaboração e o de Porangaba, que já existia, está sendo editorado. Os trabalhos com os hinos dos municípios de Torre de Pedra e Guareí ainda não foram iniciados.

“Nossa intenção é que na próxima cerimônia de posse dos vereadores e prefeitos da Comarca de Tatuí, todos os hinos possam ser apresentados pela Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí”, afirmou o diretor Henrique Autran Dourado.

Fonte: conservatóriodetatui.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário