Boletim de informações COVID-19 n° 161 Tatuí, 06 de julho de 2020 - 11h

504 CONFIRMADOS
419 RECUPERADOS
27 ÓBITOS
74 SUSPEITOS
23 HOSPITALIZADOS

Fonte: Prefeitura de Tatuí

terça-feira, 29 de outubro de 2019

Prefeitura faz nova ação de abordagens a moradores de rua

Foram abordadas 15 pessoas na Praça da Matriz, no Largo do Mercado e no Largo da Santa Cruz. Oito aceitaram ser levadas para a Casa de Apoio, onde passaram por atendimento socioassistencial.

Foto: Prefeitura de Tatuí

29/10/2019 | A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, da Guarda Civil e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), e com a colaboração da Casa de Apoio ao Irmão de Rua São José, realizou, na manhã de quinta-feira (24/10), uma ação de busca ativa, com o objetivo de acolher pessoas em situação de rua no município.

A ação aconteceu na Praça da Matriz, no Largo do Mercado e no Largo da Santa Cruz. No total foram abordadas 15 pessoas, das quais oito aceitaram ser levadas para a Casa de Apoio, onde passaram por atendimento socioassistencial. Durante a abordagem, três pessoas em situação de rua, que estavam migrando para outras cidades, solicitaram passagem de ônibus, para que pudessem chegar ao seu destino ou retornar a suas cidades de origem.

O fluxo migratório de pessoas em situação de rua em Tatuí é alto devido ao fato de que a cidade está situada próximo a grandes centros urbanos, como Sorocaba, Campinas e São Paulo, e também por ser margeada pelas rodovias Castello Branco e Raposo Tavares.

As abordagens sociais são realizadas constantemente pela equipe do CREAS, que conta com apoio socioassistencial de psicólogos e assistentes sociais, que analisam as demandas dos usuários e promovem a orientação individual e grupal, visando oportunizar a construção de novos projetos de vida. Além disso, tais ações também promovem encaminhamentos a outras políticas públicas, como atendimento de saúde, provisão de documentação civil, entre outros serviços, visto que grande parte das pessoas ajudadas são dependentes químicos, viciados em álcool e outras drogas.

É importante ressaltar que a população em situação de rua costuma ser confundida com usuários de álcool, que formam laços de amizade com as pessoas em situação de rua, fazendo com que sejam confundidos com as pessoas que, de fato, estão em situação de rua.

Como ajudar – Quem se deparar com pessoas pedindo esmolas pelas ruas de Tatuí, pode entrar em contato com a equipe do CREAS, que está situado na rua 13 de Fevereiro, nº 396, Centro. O telefone para contato é (15) 3259-0704. O atendimento, presencial ou por telefone, é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Além do CREAS, a Casa de Apoio ao Irmão de Rua São José também está à disposição dos munícipes que queiram relatar casos de pessoas pedindo esmolas nas ruas. A Casa de Apoio está situada na rua José Rosa, nº 46, Jardim Wanderley (atrás da APAE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário