segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Peixes são encontrados mortos às margens do Rio Sorocaba em Cerquilho

Cetesb disse que avalia medidas a serem adotadas. Prefeitura informou que está ciente da situação.

Por G1 Itapetininga e Região, com edição do DT

Pescadores encontraram peixes mortos no Rio Sorocaba em Cerquilho — Foto: Reprodução/TV TEM

14/10/2019 | Peixes foram encontrados mortos por pescadores no Rio Sorocaba, em Cerquilho (SP), durante o fim de semana.

O problema foi constatado por moradores da região que costumam fazer a pesca esportiva no local. “Toda sexta-feira a gente vem e vamos embora no domingo. Percebemos o cheiro forte na sexta-feira, no sábado vimos peixes boiando e domingo vimos mais ainda”, afirma o construtor Artur Guerino Bellucci Filho.

“A gente pensa que é algum produto no fundo do rio, se fosse outra coisa, teriam outras espécies mortas”, diz o aposentado Ari Aparecido Moisés.

Peixes são encontrados mortos às margens do Rio Sorocaba em Cerquilho

Além da mortandade dos peixes, os pescadores também se preocupam com a piracema, que inicia em novembro. Com os animais mortos pode haver desequilíbrio ambiental.

A Cetesb informou a TV TEM que fez vistoria no local no domingo e que está avaliando as medidas a serem adotadas. A Prefeitura de Cerquilho disse em nota que está ciente da situação, que foi passada informalmente por pescadores da região.

Disse também que o abastecimento de água da cidade não foi afetado, mas a equipe está em alerta para eventualidades. Informou que a fiscalização fica a cargo da Cetesb.

Peixes foram encontrados mortos no Rio Sorocaba em Cerquilho (SP) — Foto: Reprodução/TV TEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário