sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Tatuí tem 4 projetos classificados para o encontro regional do programa Futuro Cientista

Projetos classificados são das escolas Lígia V. C. Del Fiol (Vila Angélica) e Alan Alves de Araújo (Bairro Tanquinho)



Pelo segundo ano consecutivo os alunos das escolas municipais de ensino fundamental de Tatuí se destacam no Programa Futuro Cientista, fruto de convênio entre a Prefeitura e a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), campus Sorocaba.

Após participarem de duas fases de avaliações de projetos de pesquisa, nesta semana saiu o resultado classificatório: quatro grupos de alunos tatuianos se destacaram entre 136 grupos avaliados de 8 municípios em que o Programa está presente e participarão do Encontro Regional do Programa Futuro Cientista.

Da EMEF "Profª. Lígia Vieira de Camargo Del Fiol" (Vila Angélica), três trabalhos foram selecionados: "Agrotóxicos", do Grupo Mini Einsteins, formado pelos alunos Jean Rodrigues Coelho, Allane Maciel, Vitor Guilherme Mendes da Silva e Leonardo Nascimento; "Febre Amarela", do Grupo Combatentes, formado pelos alunos Fernando Miguel Souto Júnior, Rebeca de Arruda Coritiba, Thalya Naomi Hoshino Camargo e João Vitor Dantas Simão; e "Depressão no Âmbito Escolar", do Grupo Not Depression Teenager (NDT), formado pelas alunas Ana Cláudia Nogueira de Oliveira, Ana Paula Nogueira de Oliveira, Giovana Trindade e Aline Fátima de Lima. A outra pesquisa classificada foi da EMEF "Prof. Alan Alves de Araújo" (Bairro Tanquinho) sobre a criação e a evolução da lâmpada, da aluna Danielle Matos Pereira, que apresentou sozinha o trabalho.

"Além desses quatro grupos que foram classificados para a final, mais dois grupos merecem destaque. Eles tiveram um bom desempenho na apresentação e, por pouco, não foram selecionados", acrescenta a coordenadora do Programa "Futuro Cientista" em Tatuí, Andressa Ribeiro Leite. São eles: Grupo Dark Paradise, das alunas Ana Clara Batista, Sabrina de Fátima dos Santos e Ana Caroline Simão de Moura, da EMEF "Profª Maria Helena Machado", que apresentou um trabalho sobre Depressão em Adolescentes; e o Grupo Quinteto Cientista, dos alunos Gabrielly Amanda Campos, Gabrielly Vitória Souza da Silva, Nicolas Henry Kusnir, Manuela Leandra de Oliveira e Giselly Fogaça, que pesquisou sobre o YouTube. Durante o processo de desenvolvimento dos projetos os alunos tiveram toda a orientação do supervisor do Programa Futuro Cientista, Nathan Penha, que realizou visitas constantes às escolas.

O Encontro Regional de Futuros Cientistas acontecerá no dia 16 de fevereiro, no Campus Sorocaba da UFSCar, com outros 32 melhores clubes de ciências da região, quando serão divulgados os 3 grupos vencedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário