quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Capela do Alto recebe primeiro teatro móvel solar nesta semana

Com o patrocínio da CCR SPVias, o Teatro a Bordo estaciona em Capela do Alto nos dias 23 e 24 de agosto


O Teatro a Bordo, primeiro teatro móvel solar do Brasil, estaciona nos dias 23 e 24 em Capela do Alto. O contêiner-palco é equipado com módulos fotovoltaicos que captam a energia do sol na estrada e a transforma em iluminação cênica, possibilitando que o grupo itinerante de teatro se apresente sem a necessidade de buscar outras fontes de energia para suprir a demanda de iluminação. 

Sol e teatro a bordo de um contêiner. Essa foi a forma que um grupo de artistas de Santos (SP) escolheu para levar seus espetáculos pelo país: um palco itinerante iluminado com a energia do sol. 

O Teatro a Bordo é o primeiro teatro móvel solar do Brasil, que estaciona em Capela do Alto com o patrocínio da CCR SPVias, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, nos dias 23 e 24 de agosto, na Praça da Matriz, no Centro, contando com a parceria da Prefeitura Municipal de Capela do Alto.

Durante os espetáculos, o Teatro a Bordo realizará atividades gratuitas (ver abaixo), como oficinas educativas, visitas às escolas, cortejos, peças de teatro e apresentações de artistas locais. O projeto tem dez anos de estrada e foi visto por mais de 400 mil espectadores em aproximadamente 200 cidades brasileiras. 

Inspirados nas trupes da commedia dell'arte que cruzavam a Europa entre os séculos XV e XVIII em carroças e, muitas vezes, criavam efeitos de luz em seus espetáculos com o sol refletido em espelhos, o Teatro a Bordo utiliza a tecnologia atual para dar vida às histórias. Aliando arte e sustentabilidade, o projeto utiliza desde 2015 a eletricidade solar para iluminar seus espetáculos, contando com um sistema fotovoltaico projetado para a captação solar no teto do seu contêiner-palco. 

O projeto Teatro a Bordo - De Sol a Sol é apresentado pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto CCR, com o patrocínio da CCR SPVias, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, em uma realização da BERTHI Produção e Arte e apoio local das Prefeituras Municipais. O Instituto CCR é uma entidade privada, sem fins lucrativos, criada em 2014, com o objetivo de estruturar a gestão de projetos sociais, culturais, ambientais e esportivos apoiados há mais de dez anos pelo Grupo CCR, por meio de suas concessionárias.

Programação

O Teatro a Bordo oferece programação diversificada: personagens da tradição oral brasileira, músicas do cancioneiro popular, gagues de palhaços, interação com o público em oficinas educativas e valorização da cultura local com os artistas da cidade, além de trazer a mensagem da sustentabilidade como um compromisso de todos.

As atividades não se restringem apenas ao local onde o contêiner-teatro estaciona. Assim como faz o circo em sua 'chegança', os artistas realizam cortejos pela cidade e intervenções nas escolas públicas um dia antes, com brincadeiras e informações sobre a programação. Depois, o contêiner se transforma em palco para as apresentações gratuitas e abertas ao público.

Programação livre para todas as idades. Confira!

CAPELA DO ALTO/SP
Local: Praça da Matriz - Centro

Gratuito

DIA 23 de agosto - quinta-feira (A chegança dos artistas)

9h00 às 16h00 - Cortejo de 'chegança' dos artistas nas escolas do bairro 

15h00 - Oficina “Confecção de Bonecos Brincantes” 

17h00 - Cortejo de 'chegança' dos artistas no local

Dia 24 de agosto – sexta-feira (As apresentações na praça)

10h00 - Oficina “Confecção de Bonecos Brincantes” 

15h00 – Teatro – “Sessão solene: A Princesa e o Gigante”

18h00 - Apresentações dos artistas da cidade

19h00 – Vídeo “Sessão de Curtas-Metragens”

19h30 - Teatro “De Sol a Sol”

Sinopses:

CORTEJO DE CHEGANÇA 

A Caravana Teatro a Bordo se reúne na praça da cidade com sua trupe de artistas e faz um cortejo pelas escolas e ruas da cidade para convidar o público a participar das jornadas de atividades gratuitas.

BONECOS BRINCANTES

Oficina Educativa. Duração de 60min.

De maneira descontraída e para todos os públicos, os oficineiros ensinam como fazer um boneco brincante de forma artesanal, utilizando materiais recicláveis como papelão, tampinhas de garrafa plástica, além de cordas e tecidos. Ao final, uma história coletiva com os bonecos confeccionados será criada e encenada junto a todos os participantes da oficina. Com Edivaldo Costa, Juliana Lima e Cida Cunha.

SESSÃO SOLENE: A PRINCESA E O GIGANTE

Espetáculo de Teatro. Duração de 40min.

Dois amigos divertem a plateia com fatos e personagens do imaginário popular e contam a saga de uma princesa que encontrou um gigante. Com Douglas Zanovelli e Leo Porto.

DE SOL A SOL

Espetáculo de teatro. Duração de 60min. 

Em um misto de ficção e realidade, De Sol a Sol conta as aventuras vividas por uma trupe de artistas a bordo de seu contêiner, traçando rotas por terras, trilhos e mares. Com Douglas Zanovelli, Edivaldo Costa, Juliana Lima e Leo Porto.

Informações sobre o projeto: www.teatroabordo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário