quarta-feira, 27 de junho de 2018

Nuvem diferente chama a atenção de moradores em Tatuí e região

Meteorologista do IPMet diz que trata-se de uma nuvem estratiforme que ocorre principalmente no inverno.

Por Paola Patriarca, G1 Itapetininga e Região com edição do DT

Nuvem diferente chama atenção em Tatuí (Foto: Arquivo Pessoal/Alexandre Machado)

26/06/2018 - Uma nuvem gigante chamou a atenção de moradores em Tatuí e Piraju (SP) no domingo (24). Nas imagens enviadas para a reportagem do G1 nesta terça-feira (26) é possível ver a nuvem cobrindo metade do céu.

O morador Alexandre Machado conta que estava saindo de um mercado, em Tatuí, quando se deparou com a nuvem e resolveu registrar.

“Eu achei muito curioso e fotografei. Bem diferente. Até pesquisei e vi que acontece pela diferença de temperatura e pressão atmosférica de duas massas de ar”, diz.

Danilo Alexandre dos Santos também fez o registro da nuvem, em Piraju. "Bem diferente. Nunca tinha visto antes", afirmou

Morador de Tatuí registra nuvem diferente (Foto: Arquivo Pessoal/Alexandre Machado)

De acordo com o meteorologista Fernando Tavares, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPMet) da Unesp de Bauru (SP), trata-se de uma nuvem estratiforme.

“Nuvem estratiforme é quando ela está em forma de camada. Mas ela pode ser “Altostratus – As”, afirma.

Ainda segundo o meteorologista, a nuvem Altostratus-As é formada por gotas de chuvas e cristais de gelo, e é comum durante o inverno.

"Podem ocorrer principalmente no inverno. No verão temos mais 'cumulus' formados por forte convecção. A estratiforme ocorre quando a umidade atinge níveis muito altos e muito frios", explica.

Morador de Piraju registra nuvem gigante (Foto: Arquivo Pessoal/Danilo Alexandre dos Santos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário