terça-feira, 5 de junho de 2018

Escultura de João Del Fiol, restaurada, é reinstalada na Praça da Matriz

A próxima escultura a ser restaurada será a de Nacif Farah, na Praça Paulo Setúbal.


O monumento em homenagem ao músico João Baptista Del Fiol, situado na Praça da Matriz, em frente à Rua XI de Agosto, foi reinstalado no dia de hoje, 05/06, após passar por processo de restauração realizado pelo artista plástico Cláudio Camargo, autor da obra.

O quarto monumento do município de Tatuí que irá passar pelo processo de restauração será o do professor e músico Nacif Farah, situado na Praça Paulo Setúbal, em frente à Escola Barão de Suruí. Em Tatuí, há vários locais em homenagem a Nacif: na Vila Juca Menezes há uma praça; na Nova Tatuí, uma rua; e na Avenida das Mangueiras (Cônego João Clímaco), o chafariz.

Nacif Farah - Nascido em Capivari, no dia 22 de agosto de 1902, filho de José Ignácio Farah e Eduarda Lhamas Farah, foi casado com a professora Francisca Vieira de Camargo Farah, nascida em Tatuí, com a qual teve dois filhos: a professora Alzira Camargo Farah Loretti e o pianista Mário Edison Camargo. Nacif faleceu em Tatuí em 15 de outubro de 1955, data em que se comemora o “Dia do Professor”.

Era formado no curso de Farmácia pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de Ribeirão Preto. Lecionou música nas cidades de Franca, Casa Branca e Mogi Mirim e sua formação musical deve-se ao Cônego Oscar Sampaio Peixoto, que procurou familiariza-lo com os segredos da Harmonia e o Contraponto.

Em 1931, Nacif veio a Tatuí, sendo o primeiro professor de Música do Ginásio do Estado, depois chamado Instituto de Educação Barão de Suruí, e que hoje é a E. E. Barão de Suruí, onde também lecionou a disciplina de Química por muitos anos. Organizou e regeu um orfeão de muitas vozes, que conquistou prêmios pelo Estado de São Paulo. Foi um professor completo, pois além de aulas de suas disciplinas, orientava seus alunos nos mais amplos aspectos da educação integral.

É o autor da obra sacra “Sete Palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo na Cruz”, a três vozes mistas (soprano, contralto e baixo) com acompanhamento de órgão ou harmônio, que foi premiada pelo Governo da Espanha e até hoje é executada durante as cerimônias da Semana Santa em igrejas da França, Portugal, Espanha e do Brasil. O revisor desta obra ficou extasiado diante dos profundos conhecimentos contrapontísticos demonstrados no trabalho do então jovem compositor, de 23 anos de idade.

Com 16 anos de idade, Nacif compôs duas fantasias: “Éster” e “Noêmia”, prenúncio de um compositor sinfonista, e foi o criador do Coral Santa Cecília, da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, sendo seu organista e regente.

Toda a obra composta por Nacif Farah apresenta uma variedade rítmica, melódica, riqueza harmônica e trato contrapontístico. Nas suas composições musicais utilizou-se de poesias de Castro Alves, Fagundes Varela, José Lannes e Paulo Sílvio Azevedo.

A restauração dos monumentos dos músicos de Tatuí é um projeto realizado pela Prefeitura de Tatuí, por meio das Secretarias de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude e Obras e Infraestrutura, que teve início em outubro de 2017.

Já foram entregues restaurados os monumentos O Maestro, situado na Avenida Coronel Firmo Vieira de Camargo; Bimbo Azevedo, situado na Praça da Matriz, em frente à casa em que viveu o músico; e João Baptista Del Fiol, situado na Praça da Matriz, de frente para o Hotel Del Fiol. Essa ação conta com o apoio financeiro da Família Setúbal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário