segunda-feira, 11 de junho de 2018

Equipe de Tatuí fecha o 4º Rally Baja Jalapão com balanço positivo

Após três dias de disputas pelo Tocantins as duplas da Território Motorsport terminaram entre os 10 primeiros nos UTVs

Piano/Dall Agnol durante o Rally Baja Jalapão, no Tocantins (Nelson Santos Jr/PhotoAction)


Equipe em Ponte Alta/TO: Dall Agnol, Luppi, Dallape e Piano, 1º à direita (Divulgação)

11/06/2018 – Terminou ontem, domingo (10), em Palmas TO, a 4ª edição do Rally Baja Jalapão. A prova percorreu durante três dias aproximadamente 1.100 quilômetros pelo estado do Tocantins e somou pontos para as 5ª, 6ª e 7ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country para motos, quadriciclos e UTVs. Participaram 43 veículos, dos quais 16 UTVs. As duplas da equipe de Tatuí, Território Motorsport, fecham em: Rodrigo Luppi/Fausto Dallape #119 terminou na 7ª posição e Edu Piano/Gabriel Dall Agnol #114 em 10º na UTV Pró Turbo.

“Posso falar que depois desses três dias no Jalapão só estamos levando coisas boas daqui. Tive a certeza que a nossa dupla só vem evoluindo e é bem competitiva, apesar da formação recente. Temos um bom equipamento mas nos falta, ainda, mais quilometragem e melhorar também nossa preparação física para provas longas como essa”, explicou Luppi, piloto do Can Am Maverick X3, preparado pela Território Motorsport.

O calor escaldante da região do Parque Estadual do Jalapão e o duro percurso exigiram mais resistência dos competidores e das máquinas. Neste domingo, a dupla largou na frente para a Especial de 228 quilômetros entre São Félix do Tocantins e Palmas (como venceu a etapa de sábado nos UTVs, foi a primeira a largar no grid) mas o piloto teve uma hipoglicemia, o que o fez perder duas posições. No abastecimento se hidratou, comeu algo e se recuperou, tanto que voltou num ritmo forte. Porém, faltando cerca de 50 quilômetros para o final, a dupla teve um incidente que prejudicou o resultado final.

“Já havíamos ultrapassado um concorrente e estávamos em segundo lugar nos UTVs. A trilha estava estreita e o trecho era bem rápido, com muita poeira, quando a roda dianteira esquerda pegou uma raiz e batemos em uma árvore. A bandeja da suspensão quebrou e não pudemos continuar”, conta o navegador Dallape. “Apesar dos incidentes, vencer a etapa de sábado após fazermos uma prova limpa foi muito gratificante e mostrou que estamos no caminho certo”, completa.

Desde abril, a nova dupla da equipe vem disputando provas do Campeonato Brasileiro e se prepara para o Rally dos Sertões. “Estamos cada mais sintonizados, o Fausto deu um show de navegação e eu também estava tranquilo e feliz. Infelizmente incidentes como esses acontecem, de qualquer forma terminamos com balanço positivo mais uma participação e vamos intensificar nossa preparação para o Sertões”, finaliza Luppi.

Já o piloto de Tatuí, Edu Piano, finalizou na 10ª posição na UTV Pró Turbo. A dupla teve problemas com a caixa de transferência na reta final da Especial de sábado (9) e não conseguiu largar a tempo para o último dia. Piano já conhece bem a região por ter disputado várias edições do Rally dos Sertões, prova da qual foi campeão sete vezes e é um dos recordistas de títulos. Ele estava andando entre os ponteiros do rali, tanto que no primeiro dia fechou a etapa entre Palmas e Ponte Alta na 3ª posição na geral dos UTVs e, no segundo dia, estava encostado no líder da prova no acumulado, quando teve o incidente que o tirou da disputa a 40 quilômetros do final. Excepcionalmente no Jalapão, o navegador oficial da equipe, o cearense Solon Mendes, não pode participar e foi substituído pelo tocantinense Dall Agnol. Piano e Mendes estarão juntos no Rally dos Sertões - 18 a 25/8, com largada em Goiânia (GO) e chegada em Fortaleza (CE) - e competirão, pela terceira vez, na categoria UTVs com um Can Am Maverick X3.

O Rally Baja Jalapão teve largada e chegada na capital Palmas e teve como cidades sedes também Ponte Alta e São Félix do Jalapão. Foram 780 quilômetros de trechos cronometrados percorridos de sexta-feira a domingo. No roteiro trechos recheados de desafios com areião, muitas erosões, trial, travessias de rios e situações adversas que exigiram técnica e habilidade dos competidores. Os vencedores foram Ricardo Martins (motos), Geison Belmont (quadriciclos) e a dupla Deni do Nascimento/Idali Bosse (UTVs). Resultados completos no www.chronosat.com.br

Equipe trabalha também com locação de UTVs para ralis – Tradicionalmente conhecida por preparar carros e caminhões para competições há mais de 16 anos, a Território Motorsport atua também no segmento de locação de UTVs para o Brasileiro de Rally Baja, Brasileiro de Rally Cross Country, Rally dos Sertões e demais provas. A equipe oferece todo o suporte, apoio e transporte, sendo a única preocupação do piloto chegar na prova e acelerar. Com sede em Tatuí, a Território Motorsport é uma das equipes mais tradicionais no grid do Rally dos Sertões e é chefiada por Edu Piano. Durante 12 temporadas (até 2014) a equipe representou o time oficial da Ford Caminhões (Ford Racing Trucks/ Território Motorsport) na competição e conquistou oito títulos. E também, entre 2011 e 2014, foi a equipe oficial da Troller (Troller Racing/Território Motorsport) quando sagrou-se bicampeã da prova na Production T2. A partir de 2016, Piano passou a desenvolver e preparar UTVs e já na segunda participação no 25º Rally dos Sertões, em agosto de 2017, a dupla Edu Piano/Solon Mendes finalizou em quarto na geral dos UTVs. Na primeira temporada da qual disputou o Campeonato Brasileiro de Rally Baja, Piano se destacou entre os ponteiros em várias etapas e finalizou 2017 na quarta posição. Mais informações no site www.territoriomotorsport.com.br e também nas mídias sociais Facebook: @territoriomotorsport e Twitter: @territorio4x4.

A equipe Território Motorsport tem apoio da Casa Domingues de Piano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário