segunda-feira, 11 de junho de 2018

Conservatório de Tatuí apresenta Workshow com o pianista Nelson Ayres nesta quarta-feira, 13

Iniciativa faz parte do projeto “Pianistas Brasileiros”, de Eunice Souto; apresentação será nesta quarta-feira, dia 13, às 19h00, com entrada gratuita


O Conservatório de Tatuí recebe, nesta quarta-feira, 13, às 19h00, um Workshow com o pianista Nelson Ayres, considerado um dos mais importantes nomes da música instrumental brasileira contemporânea. O evento, com realização da produtora cultural Eunice Souto, será no Teatro Procópio Ferreira. A entrada é gratuita e a participação é aberta para todos os públicos.

“O intuito desta apresentação é levar a música não somente para os estudantes de música, mas para toda a comunidade, já que a cidade de Tatuí respira música. Convidamos o Nelson Ayres porque ele é um dos grandes músicos brasileiros de jazz e, sem dúvida, será um evento agradável para todos”, afirma Eunice Souto.

Nelson Ayres é pianista, regente e compositor. Foi maestro da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo por dez anos e rege frequentemente outros grupos no Brasil e no Exterior, como a Orquestra Filarmônica de Israel. Lidera o Nelson Ayres Trio, em que divide o palco com Mônica Salmaso. Também integra, desde 1978, o quinteto Pau Brasil, que conquistou títulos de Melhor CD e Melhor Grupo Instrumental no Prêmio da Música Brasileira 2013 com o CD “Villa-Lobos Superstar”.

Ayres tocou e gravou com Benny Carter, Dizzy Gillespie, Toots Thielemans, Airto Moreira e Flora Purim, Ron Carter, Walter Booker, Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Edu Lobo, Simone, Nana e Dori Caymmi, Milton Nascimento, Gal Costa e outros grandes nomes do jazz e MPB. Com César Camargo Mariano, estrelou em 1984 o espetáculo “Prisma”, primeiro show brasileiro a usar intensivamente recursos de computação aliados a instrumentos eletrônicos.

Suas composições foram gravadas por Milton Nascimento, Herbie Mann, Mônica Salmaso, César Mariano, Renato Braz, Kenny Kotwick, Joyce, Ivan Lins, Marlui Miranda e Daniel, entre outros. Suas obras eruditas são executadas por orquestras, solistas e grupos de câmara em todo o mundo, incluindo a Orquestra Sinfônica de Jerusalém, New York Symphony Brass Quintet, Ahn Trio, Henri Bok e Julliard Brass Quintet.

Compôs para a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo o “Concerto para Percussão e Orquestra”, posteriormente indicado para o Grammy Latino 2011 como melhor CD de música clássica. Seus CDs “Perto do Coração”, “Mantiqueira” e “Paixão” são considerados grandes clássicos da música instrumental brasileira, merecendo extensos elogios da crítica.

Seus mais recentes projetos são a reedição da “Nelson Ayres Big Band”, que marcou época na década de 1970 e renasce agora com 16 dos mais talentosos músicos de São Paulo, e o trio com o saxofonista inglês John Surman e o percussionista norte-americano Rob Waring, com os quais acaba de gravar um CD pelo selo ECM.

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí tem apoio cultural da Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO

Workshow com Nelson Ayres
Projeto Pianistas Brasileiros
Eunice Souto, produção cultural
Data: 13 de junho, quarta-feira
Horário: 19h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí/SP
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário