sexta-feira, 22 de junho de 2018

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí faz concerto neste sábado com dois músicos estrangeiros

Evento terá solo do cornetista belga Harmen Vanhoorne e participação do compositor e regente britânico Nigel Clarke

Nigel Clarke


A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí fará um concerto neste sábado, dia 23. O evento terá participação de dois músicos estrangeiros que visitam a Capital da Música nesta semana – o cornetista belga Harmen Vanhoorne e o compositor e regente britânico Nigel Clarke. A apresentação será no Teatro Procópio Ferreira, às 18h00. Ingressos já podem ser adquiridos na bilheteria do teatro.

De acordo com o maestro e coordenador do grupo, Dario Sotelo, o repertório trará três das mais consagradas obras escritas por Nigel Clarke: “Samurai”, a suíte sinfônica “Gagarin” e “Mysteries of the Horizon" para Cornet solo e banda, sobre quadros surrealistas de René Margritte, que terá solo do cornetista Harmen Vanhoorne.

Nigel Clarke iniciou sua carreira como músico militar e logo se interessou pela composição, estimulado pela Nova Escola Polonesa de Compositores. Estudou com Paul Patterson na Royal Academy of Music. Conquistou vários prêmios, incluindo o “Josiah Parker” e o “Elogio da Rainha pela Excelência” – a mais alta distinção da Royal Academy of Music, concedida a apenas um aluno por ano. 

Em 1997, foi convidado a integrar o Programa de Liderança de Visitantes Internacionais dos Estados Unidos, iniciando uma turnê pelo país. Esta jornada resultou no trabalho “Samurai” com a United States Marine Band. Há mais de duas décadas, trabalha com o violinista Peter Sheppard Skaerved em projetos musicais e oficinas educativas na Europa e Ásia. 

Recentemente, sua obra “Gagarin” foi apresentada pela Volga Professional Wind Orchestra, em Saratov, na Rússia, como parte das comemorações do aniversário do cosmonauta Yuri Gagarin, o primeiro homem a viajar pelo espaço, em 1961. Em 2010, estreou “Earthrise” no 33º Campeonato Europeu de Brass Bands em Linz, na Áustria. Atuou como compositor na Royal Academy of Music, Faculdade de Música e Mídia de Londres e Black Dyke Mills Band, entre outras. Recebeu apresentações em diversos países e tem muitos trabalhos gravados em CD. 

Harmen Vanhoorne iniciou sua carreira musical em 1993 na Escola de Música de Izegem (Bélgica) com Georges Coppé. Aos 14 anos, entrou no “Kunsthumaniora” para músicos talentosos em Leuven (Bélgica). Mais tarde, estudou trompete e cornet no renomado Lemmensinstitute, com Leo Wouters e Leon Petré, onde obteve bacharelato com "Alta Distinção" e mestrado com "Maior Distinção". É solista na Royal Wind Band dos Belgian Guides - orquestra militar amplamente conhecida. 

Em 2006, tornou-se cornet principal da Brass Band Buizingen. Sua lista de conquistas inclui, entre outros, o prestigiado British Open Solo Competition (Manchester, Reino Unido) em 2010 e Ern Keller Memorial Trophy (Sydney, Austrália) em 2010, concedendo-lhe título de Solista Internacional do Ano. Recentemente, voltou de uma turnê na Nova Zelândia, onde mais uma vez ganhou o prêmio Solista no National Brass Band Championship. 

Apoio cultural – O Conservatório de Tatuí tem apoio cultural de Coop e CCR SPVias.

SERVIÇO
Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Harmen Vanhoorne, cornetista convidado
Nigel Clarke, compositor e regente convidado
Dario Sotelo, regência e coordenação
Data: 23 de junho, sábado
Horário: 18h00
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí/SP
Ingressos: R$ 12 (meia-entrada R$ 6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário